Carteira Estudantil

,
Carteira Estudantil
Até que não foi tão ruim uma das idéias dadas pelo do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, para solucionar o impasse sobre a emissão das carteiras estudantis. O ministro sugeriu que as carteirinhas sejam emitidas por um órgão como a Casa da Moeda, para que haja uma padronização e evite falsificações. A única coisa que não pegou bem foi a idéia das cotas de ingressos para serem vendidos a preço de meia-entrada. E a polêmica continua....

Violência no Trânsito

,
Violência no Trânsito
Números do Detran/DF apontam que 201 crianças de até 12 anos morreram e pelo menos 5 mil ficaram feridas em acidentes de trânsito nos últimos oito anos no Distrito Federal. Dados mostram que de 2007 a 2008, 155 crianças morreram em acidentes e 82 delas foram atropeladas. As estatísticas anuais mais completas mostram que os números estão em queda, mas muitas vidas ainda são ceifadas pela violência no trânsito. Para que possamos salvar vidas não adianta só o Estado fazer a sua parte com campanhas educativas. É preciso que haja um engajamento da sociedade, educando nossas crianças dentro de casa e respeitando as leis do trânsito.

Mensagem Amigo Internauta

,
Nome: Luciano Lima ( Coordenador de Juventude do Distrito Federal ).
Mensagem: Amigos do bolg Corrente Juventude. Acho que podemos de alguma forma alegrar nossos corações ajudando os nossos irmãos catarinenses. Eles necessitam da nossa solidariedade. O que aconteceu no Estado de Santa Catarina foi uma verdadeira tragédia. Você pode ajudar fazendo um depósito no fundo de doacões da Defesa Civil do Estado. Agência 3582-3 - C/C 80.000-7 Banco do Brasil. Ajude da forma que vc puder. Até um R$ 1 será de grande importância.Um abração,
Luciano Lima
CACAJ/SEJUS
Telefone:
E-mail: lucianolima98@hotmail.com

Lula culpa mídia por parte dos crimes contra jovens

,
Lula culpa mídia por parte dos crimes contra jovens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou ontem parcialmente os meios de comunicação de massa pela ocorrência de crimes sexuais contra crianças e adolescentes durante o 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Rio. Segundo ele, a mídia contribui com sua programação para a degradação da família com a divulgação sem limite de cenas de sexo e violência. Lula criticou a falta de programação cultural de qualidade dirigida aos públicos infantil e jovem na TV.
De acordo com o presidente, o crescimento do número de menores submetidos a ataques sexuais não é causado apenas pela pobreza que, admitiu, muitas vezes leva a criança a "vender seus corpos por um prato de comida". "Um outro ingrediente, além do econômico, é o processo de degradação a que está submetida a humanidade, a partir da família, pela qualidade das informações que recebemos pelos meios de comunicações 24 horas por dia", afirmou o presidente.
"Na hora em que a família entra num processo de degradação que passa pelo econômico, passa pelo social mas passa pelo que ela vê na televisão 24 horas por dia. Quem tem televisão a cabo, sabe do que falo. É sexo e violência de manhã, de tarde e de noite. Quantos programas culturais temos nas televisões para que as crianças possam ver às 7h, às 10h, ao meio-dia, 14h, 18h?" Projeto de lei que torna mais clara a legislação contra material pornográfico contra crianças e adolescentes foi sancionado por Lula.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Brasil lidera crimes virtuais

,

Brasil lidera crimes virtuais

Este ano já foram catalogadas cerca de oito mil páginas do site de relacionamentos Orkut com imagens de meninos e meninas em situações de exploração sexual

Representantes da CPI da Pedofilia no Senado, que investiga crimes sexuais contra crianças e adolescentes pela internet, afirmaram ontem (26) na abertura do 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que o Brasil é um dos países com maior número de casos de exploração sexual de crianças pela rede. Este ano já foram catalogadas cerca de oito mil páginas do site de relacionamentos Orkut com imagens de meninos e meninas em situações de exploração sexual. As páginas foram criadas por internautas de diversos países, mas a maioria é do Brasil. A primeira análise da quebra de sigilo do Orkut, realizada em abril deste ano, indicou que de 3.261 páginas com indícios de exploração por meio de fotografias, em 1.263 havia casos de crianças e adolescentes vítimas de abusadores. Desse total, 874 páginas foram criadas por brasileiros. Segundo a CPI, a Índia é o segundo país com maior número de autores com 126 registros de mensagens que exploram imagens de jovens.

Agilidade – De acordo com a regulamentação que faz parte de um termo de ajuste de condutas, que será assinado na CPI da Pedofilia no Senado no dia 16 de dezembro, as empresas de telefonia e os provedores de internet terão duas horas para quebrar o sigilo dos usuários da rede mundial de computadores quando houver denúncias de risco iminente de vida de crianças e adolescentes a partir de imagens, vídeos ou podcasts da web.

[O Globo (RJ), Fábio Vasconcelos; Correio Braziliense (DF), Érika Klingl – 27/11/2008]

Novo centro abrigará crianças exploradas no trabalho

,
Novo centro abrigará crianças exploradas no trabalho
O Cose atenderá 300 crianças e adolescentes por mês
Foi inaugurado ontem (24) pelo Governo do Distrito Federal (GDF) mais um centro de ressocialização infanto-juvenil. O Centro de Orientação Socioeducativa (Cose) funcionará no Núcleo Bandeirante em um prédio definitivo e receberá 300 crianças e adolescentes por mês. O centro já atendia a 50 crianças há 25 anos, mas estava em um prédio alugado, sem a estrutura necessária para todo o projeto, completamente degradada. As crianças com idade entre seis e 14 anos que são encaminhadas para o centro normalmente estão envolvidas em algum tipo de trabalho infantil. O centro oferece oficinas de música, pintura e esportes. As aulas, porém, são dadas em meio período, no turno contrário ao do colégio. Para continuar no programa, é exigida a garantia de que os alunos estão freqüentando a escola. A decisão de reformar o Cose do Núcleo Bandeirante e colocá-lo em um prédio próprio foi tomada no programa “Governo nas Cidades”, em julho do ano passado. A secretária Eliana Pedrosa planeja a construção de mais centros como este com o intuito de tentar inaugurar um centro por cidade no DF até o final de 2010.[Jornal do Brasil (RJ), Correio Braziliense (DF) – 25/11/2008

Congresso Mundial sobre Exploração Sexual

,
Começa nesta terça-feira Congresso Mundial sobre Exploração Sexual
O Brasil será sede a partir de amanhã (25) do III Congresso de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que reunirá mais de três mil pessoas de todo o mundo no Rio de Janeiro. De acordo com especialistas, os dados sobre a exploração sexual contra meninos e meninas são imprecisos e incompletos, e as políticas públicas não são combinadas, o que prejudica o atendimento às vítimas. A socióloga e especialista no tema, Graça Gadelha, explica que os problemas cruciais passam pela falta de dados e de políticas integradas que causem demandas estruturais e impliquem diretamente nas respostas institucionais. Segundo a coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Violência e Exploração Sexual Comercial (Violes) da Universidade de Brasília (UnB), Maria Lúcia Leal, além da falta de preparo e de integração, as denúncias são feitas sem informações fundamentais para a rede e para o atendimento. Dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) mostram que a única fonte de informações disponível no País é o Disque Denúncia Nacional, serviço que recebe informações sobre maus-tratos e violência sexual pelo número de telefone 100. Apenas 11% das formas de violência denunciadas referem-se à exploração sexual de meninos e meninas, 4.902 citações em um universo que, só este ano, já chegou a 43.387 casos.
[Correio Braziliense (DF), Érika Klingl, Estado de Minas (MG) – 25/11/2008]

Compromisso pela Lei do Aprendiz

,
Compromisso pela Lei do Aprendiz
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2005 os jovens de 15 a 24 anos representavam cerca de 19% da população. Aproximadamente 18% daqueles de 15 a 17 anos não estudavam. A taxa de desocupação entre os jovens dessa faixa etária é de cerca de 28%. A Lei do Aprendiz aprovada em 2000 e regulamentada em 2005, determina que toda empresa de grande e médio porte deve ter de 5% a 15% de aprendizes, jovens de 14 a 24 anos que trabalham e ao mesmo tempo continuando na escola e fazem cursos de formação profissional. Em artigo, o presidente da Associação Atletas pela Cidadania, Raí Oliveira, e a coordenadora executiva da associação, Daniela Rodriguez de Castro, ressaltam que, com a Lei do Aprendiz, as empresas podem contribuir para o País contratando jovens, mas sempre respeitando o que diz a lei e garantindo que o jovem passe parte do tempo em uma instituição formadora, continue os estudos e aprenda a prática diária da empresa. Ao mesmo tempo, para a empresa, é uma oportunidade de investir no seu capital humano e no país e exercer, da melhor forma, a responsabilidade social empresarial.
[Folha de S. Paulo (SP), Raí Oliveira e Daniela Rodriguez de Castro – 24/11/2008]

Informação importante.

,

Informação importante.

> > Aquele golpe que estavam dando na praça, dizendo que haviam seqüestrado um> > parente seu e exigindo resgate?> >> > Pois é, infelizmente ele foi remodelado, adaptado, já que a imprensa> > nacional andou divulgando o método que era utilizado.> > Agora, os criminosos ligam para você dizendo que seu celular foi clonado:> >> > - Alô, Fulano? Nós somos da (VIVO / CLARO / OI /TIM) e estamos informando> > que seu celular foi clonado. Você deve desligá-lo por 1 hora apenas, para> > que possamos efetuar averiguações na linha do seu celular.> > Você, acreditando na ótima prestação de serviço, desliga o celular por uma> > hora, afinal o pedido é somente para desligar o celular, 'que mal teria'?> > Aí é que vem o perigo... Os bandidos durante esta hora ligam para sua casa> > e praticam o golpe do seqüestro, previamente preparado.> > Quem atende ao telefone na sua casa, liga rapidamente para o seu celular e> > houve:> > 'Este celular está desligado ou fora da área de serviço'. Daí em diante é> > só pavor total, na família, nos amigos, no trabalho...> > Portanto, muito cuidado. Se ocorrer esse fato, MANTENHA SEU CELULAR> > LIGADO.> > NÃO O DESLIGUE EM HIPÓTESE ALGUMA. Para a área técnica da operadora checar> > alguma coisa na sua linha, não é necessário desligar o aparelho, portanto> > não há justificativa para desligá-lo. Ao contrário, entre imediatamente em> > contato com as pessoas mais próximas à você (familiares, amigos, colegas> > de trabalho) e os alerte do fato. Após isso, entre em contato com a> > Polícia (ligue 190 e/ou vá à> > Delegacia de Polícia mais próxima). Esse aviso é sério. Estão ocorrendo> > muitos fatos assim.> >> > Fonte: DPF Goiânia (POLICIA FEDERAL).

Centro de Saúde atende jovens

,

Centro de Saúde atende jovens


O Centro de Saúde nº 6, do Gama (AE Entrequadras 12/16 Setor Oeste), dispõe para o atendimento de adolescentes, na faixa etária de 10 a 20 anos incompletos, o Centro de Referência, Capacitação e Pesquisa em Atenção Integral à Saúde do Adolescente e Família, serviço que teve início em julho deste ano. Por mês são realizadas 480 consultas médicas biopsicossociais e 210 atendimentos na Sala de Acolhimento. Moradores do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas são atendidos pelo centro.

Câmara aprova cotas para alunos do ensino público

,
Câmara aprova cotas para alunos do ensino público

A Câmara aprovou hoje (20/11/2008) o projeto que cria a cota de 50% das vagas em universidades federais para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. As vagas serão preenchidas com reservas para negros, pardos e indígenas na proporção da população de cada Estado, medida pelo censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dentro dessa cota, o projeto reserva a metade das vagas para os estudantes de família com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita
As regras se aplicam também às instituições federais de ensino técnico de nível médio para os estudantes que tenham cursado todo o ensino fundamental em escolas públicas. O critério de renda foi incluído durante as negociações de hoje no plenário da Câmara, permitindo a aprovação do projeto por acordo, sem o registro dos votos no painel eletrônico.

"O acesso ao ensino se dá mais por questão social do que racial. A situação de renda é que determina um desempenho diferenciado no sistema de ensino e não o racial", defendeu o deputado e ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza (PSDB-SP). O deputado, um dos negociadores do projeto na sessão, era contra a cota racial, argumentando que o critério da renda já beneficiaria a população negra. Segundo ele, entre a população que recebe até três salários mínimos, 68,1% são negros.

O projeto de cotas é defendido pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que também participou das negociações. A implantação do sistema poderá ser gradativo. As instituições terão o prazo de quatro anos para cumprir o regime de cotas, mas terão de reservar, a cada ano, pelo menos, 25% das vagas. O projeto estabelece que, no prazo de dez anos, o governo fará uma revisão no programa de acesso às universidades públicas de estudantes negros, pardos e indígenas e dos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

PEC da Juventude

,
PEC da Juventude
O primeiro passo já foi dado: a proposta de Emenda à Constituição nº 138/2003, a PEC da Juventude, foi aprovada na Câmara dos Deputados e, agora, se encaminha para uma aprovação certa no Senado. Os quase 50 milhões de jovens brasileiros estão mais perto de terem os seus direitos constitucionais assegurados. A aprovação da PEC é uma grande vitória dos movimentos jovens organizados de todo país e, em especial, da Secretaria Nacional da Juventude.,


Texto retirado de : http://www.tribunadobrasil.com.br/?ned=2489&ntc=77842&sc=49

Trânsito é a principal causa de mortes de crianças no Brasil

,
Trânsito é a principal causa de mortes de crianças no Brasil
Acidentes de trânsito são as principais causas de mortes de meninas e meninos com idade até 14 anos no Brasil. Os atropelamentos respondem por metade delas. Um estudo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) aponta que 201 crianças com menos de 12 anos morreram e pelo menos 5,3 mil ficaram feridas em acidentes nos últimos oito anos no Distrito Federal. Os registros mais recentes, o de 2007 e o de janeiro a junho de 2008, mostram que das 35 crianças mortas, 17 foram atropeladas. A pesquisa do Denatran inclui 12 estados brasileiros, além do DF. O levantamento mostrou que, entre 2000 e 2008, pelo menos 180 mil crianças ficaram machucadas e 8.029 delas morreram no trânsito brasileiro. As vítimas de até 12 anos representam cerca de 4,5% do total de mortos. De acordo com um levantamento da ONG Criança Segura, seis mil crianças de um a 14 anos morrem todos os anos no Brasil, 40% devido a batidas e atropelamentos. No último Dia das Crianças, o Denatran lançou a campanha “Ajude a salvar nossas crianças. Cuide delas no trânsito”, que é veiculada em jornais, rádios e emissoras de TV de todo o País. Personagens infantis como a Branca de Neve, o Lobo Mau e a Chapeuzinho Vermelho protagonizaram a campanha. Segundo o presidente do órgão, Alfredo Peres da Silva, as crianças são as pessoas mais frágeis no trânsito, pois não sabem se defender sozinhas. “A campanha também é para os pais, que têm que ensinar os meninos a atravessar na faixa, olhar para os dois lados, entender a sinalização, o que também deve ser aprendido na escola”,declarou Alfredo.
[Correio Braziliense (DF), Gizella Rodrigues – 19/11/2008]

Diabetes tipo 1 afeta crianças em Brasília

,
Diabetes tipo 1 afeta crianças em Brasília
No Dia Mundial do Diabetes, a maior preocupação foram as crianças. Segundo a presidente do conselho científico da Associação de Diabéticos de Brasília (DF) e diretora do programa de diabetes da Secretaria de Saúde do DF, Hermelinda Pedrosa, a diabetes tipo 1 vem crescendo 3% ao ano entre crianças e adolescentes na faixa etária de até 13 anos. Os dados são da Federação Internacional de Diabetes, entidade vinculada à Organização Mundial de Saúde (OMS). Conhecida como “a doença silenciosa”, a diabetes (infantil e adulta) atinge hoje 120 mil pessoas no Distrito Federal. A síndrome Tipo 1 atinge mais crianças, adolescentes e jovens e surge quando o organismo deixa de produzir insulina. Os sintomas são vontade de urinar freqüentemente, muita fome, sede constante, perda de peso, fraqueza, mudanças de humor, náusea e vômito. “É desolador ver que as crianças não sabem comer frutas e verduras. As artérias de uma criança de sete anos já podem mostrar placas por causa da má alimentação e do sedentarismo precoce”, afirma Hermelinda. Ela diz que a responsabilidade por mudar esse quadro deve ser dividida entre família, escola, autoridades e o sistema como um todo. “Precisamos zelar pela saúde de nossas crianças para evitar a sua morte precoce”, enfatiza.
[Correio Braziliense (DF), Teresa Cunha – 15/11/2008]

Denúncias de violência contra criança aumentam em todo o País

,
Denúncias de violência contra criança aumentam em todo o País
Segundo dados do Disque-Denúncia da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), vinculada ao Ministério da Justiça, a soma das denúncias de violência contra crianças e adolescentes registradas até outubro chegou a 8.013 em todo o País, índice 12,5% maior que o total de 2007, que ficou em 7.121. O estado de São Paulo lidera o ranking, com 1.097 denúncias, seguido pela Bahia (980) e Minas gerais (689). Em nono lugar, com 311 denúncias, está o Paraná. De acordo com o representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, Ariel de Castro Alves, as pessoas estão mais atentas. E já não ignoram o que se passa na casa do vizinho. Conforme o pediatra Lauro Monteiro Filho, editor do site Observatório da Infância, o abusador ataca as vítimas mais frágeis, que não conseguem se defender. Entre os conselhos dados aos pais estão ser vigilante e ficarem atentos a tudo que acontece com os filhos, mas não apenas com os próprios filhos. Em caso de violência contra a criança e o adolescente, basta ligar para o Disque 100.
[O Estado de S. Paulo (SP), Mônica Cardoso e Valéria França; Hoje em Dia (MG); A Crítica (AM); Correio Braziliense (DF) – 17/11/2008]

Droga é vendida na porta das escolas

,
DF: Droga é vendida na porta das escolas
No Distrito Federal, crianças e adolescentes são os principais alvos de traficantes que pretendem faturar com o aliciamento e a venda de drogas. O perímetro escolar costuma ser um dos pontos comuns para a venda de drogas, principalmente em cidades como Ceilândia e Santa Maria. De acordo com o delegado adjunto da 33ª DP, Victor Dan, o tráfico de drogas nas proximidades das escolas de Santa Maria é comum. Adolescentes uniformizados portando drogas é rotina na delegacia. A Polícia Militar, por meio do Batalhão Escolar, trabalha de forma ostensiva para reduzir os índices de uso, porte e tráfico de drogas dentro das instituições de ensino e nos perímetros escolares. Segundo o subcomandante do Batalhão, major José Carlos Carvalho, ações como a Operação Escola Livre, na qual policiais revistam alunos com detectores de metal para reprimir o uso de armas e de entorpecentes, ocorrem com freqüência. “Sempre no final de cada ano, o batalhão costuma deflagrar a Operação Intensificação Natalina. Além do tráfico, nessa época, tentamos reduzir o número de furtos e roubos dentro dos estabelecimentos escolares e nas suas proximidades”, conclui.
[Jornal de Brasília (DF) – 14/11/2008]

5º Parlamento Jovem Brasileiro

,
O presidente da Câmara dos Deputado, deputado Arlindo Chinaglia, deu posse na última terça-feira (11), no plenário da câmara, ao 5º Parlamento Jovem Brasileiro. O Parlamento Jovem foi criado por uma Comissão de Deputados da Câmara Federal, em parceria com o Conselho Nacional de Educação do MEC, com objetivo de fazer com que a juventude participe e conheça como funciona todo o porcesso legislativo no país. A representante do Distrito Federal é a jovem Sarah Lopes, de 17 anos, moradora da Ceilândia e estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Setor Leste. O Coordenador de Juventude do GDF, Luciano Lima, e o deputado federal Rodrigo Rollemberg foram saudar e parabenizar a representante do Distrito Federal no Parlamento Jovem Brasiliero. O jovem Denis Freitas, que mora na pequena cidade de Manaquiri, interior do estado do Amazonas, foi eleito como o Presidente do Parlamento Jovem Brasiliero.

Fonte: Corrente Juventude

Adolescentes em conflito com a Lei

,
Adolescentes em conflito com a Lei
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria de Trabalho firmaram um acordo onde se comprometem a oferecer cursos profissionalizantes aos jovens que cumprem medidas sócio-educativas. A idéia é oferecer cursos que realmente são procuradores pelos empregadores. Esse pode ser o primeiro passo para que os jovens saiam com uma ocupação e consigam, de fato, a ressocialização. Parabéns aos secretários Peniel Pacheco e Rodovalho.
Tribuna do Brasil / Caderno TB Programa / Coluna Papo Firme

PEC LEGAL

,
PEC legal

Autor: lívio di araújo

PEC legalA PEC da Juventude, proposta de Emenda à Constituição de nº 138/2003, foi aprovada ontem, em segundo turno, na Câmara dos Deputados. O substitutivo assegura ao jovem prioridade em direitos como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura. A matéria segue agora para tramitação no senado onde será também votada em dois turnos. "A Câmara deu um passo importante para que os 50 milhões de jovens no Brasil possam ter, finalmente, os seus direitos assegurados na constituição Brasileira", disse Luciano Lima, Coordenador de Juventude do GDF. Vale lembrar que atualmente, somente as crianças e os idosos têm os seus direitos constitucionais assegurados.


Fonte : Tribuna do Brasil
Data : 13 de novembro de 2008

Carta enviada de uma mãe para outra mãe em SP

,
Carta enviada de uma mãe para outra mãe em SP, após noticiário na tv:De mãe para mãe... 'Vi seu enérgico protesto diante das câmeras de televisão contra atransferência do seu filho, menor infrator, das dependências da FEBEM em SãoPaulo para outra dependência da FEBEM no interior do Estado. Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho,das dificuldades e das despesas que passou a ter para visitá-lo, bem como deoutros inconvenientes decorrentes daquela transferência.Vi também toda a cobertura que a mídia deu para o fato, assim como vi que não só você, mas igualmente outras mães na mesma situação que você, contam com o apoio de Comissões Pastorais, Órgãos e Entidades deDefesa de Direitos Humanos, ONGs, etc... Eu também sou mãe e, assim, bem posso compreender o seu protesto. Quero com ele fazer coro. Enorme é a distância que me separa do meu filho. Trabalhando e ganhando pouco, idênticas são as dificuldades e as despesas que tenho para visitá-lo. Com muito sacrifício, só posso fazê-lo aos domingos porque labuto, inclusive aos sábados, para auxiliar no sustento e educação do resto da família. Felizmente conto com o meu inseparável companheiro, que desempenha, para mim, importante papel de amigo e conselheiro espiritual. Se você ainda não sabe, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou estupidamente num assalto a uma vídeo locadora, onde ele, meu filho, trabalhava durante o dia para pagar os estudos à noite. No próximo domingo, quando você estiver abraçando, beijando e fazendo carícias no seu filho, eu estarei visitando o meu e depositando flores no seu humilde túmulo, num cemitério da periferia de São Paulo... Ah! Ia me esquecendo: e também ganhando pouco e sustentando a casa, pode ficar tranqüila, viu? que eu estarei pagando de novo, o colchão que seu querido filho queimou lá na última rebelião da Febem. No cemitério, nem na minha casa, NUNCA apareceu nenhum representante destas 'Entidades' que tanto lhe confortam, para me dar uma palavra de conforto, e talvez me indicar 'Os meus direitos' !

O que pode criar um monstro?

,
O que pode criar um monstro?
O que leva um rapaz de 22 anos a estragar a própria vida e a vida de outras duas jovens por… Nada?
Será que é índole? Talvez, a mídia? A influência da televisão? A situação social da violência? Traumas? Raiva contida? Deficiência social ou mental? Permissividade da sociedade? O que faz alguém achar que pode comprar armas de fogo, entrar na casa de uma família, fazer reféns, assustar e desalojar vizinhos, ocupar a polícia por mais de 100 horas e atirar em duas pessoas inocentes?
O rapaz deu a resposta: “ela não quis falar comigo”. A garota disse não, não quero mais falar com você. E o garoto, dizendo que ama, não aceitou um não. Seu desejo era mais importante.
Não quero ser mais um desses psicólogos de araque que infestam os programas vespertinos de televisão, que explicam tudo de maneira muito simplista e falam descontextualizadamente sobre a vida dos outros sem serem chamados. Mas ontem, enquanto não conseguia dormir pensando nesse absurdo todo, pensei que o não da menina Eloá foi o único. Faltaram muitos outros nãos nessa história toda.
Faltou um pai e uma mãe dizerem que a filha de 12 anos NÃO podia namorar um rapaz de 19. Faltou uma outra mãe dizer que NÃO iria sucumbir ao medo e ir lá tirar o filho do tal apartamento a puxões de orelha. Faltou outros pais dizerem que NÃO iriam atender ao pedido de um policial maluco de deixar a filha voltar para o cativeiro de onde, com sorte, já tinha escapado com vida. Faltou a polícia dizer NÃO ao próprio planejamento errôneo de mandar a garota de volta pra lá. Faltou o governo dizer NÃO ao sensacionalismo da imprensa em torno do caso, que permitiu que o tal sequestrador conversasse e chorasse compulsivamente em todos os programas de TV que o procuraram. Simples assim. NÃO. Pelo jeito, a única que disse não nessa história foi punida com uma bala na cabeça.
O mundo está carente de nãos. Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer não às crianças. Mulheres ainda têm medo de dizer não aos maridos ( e alguns maridos, temem dizer não às esposas ). Pessoas têm medo de dizer não aos amigos. Noras que não conseguem dizer não às sogras, chefes que não dizem não aos subordinados, gente que não consegue dizer não aos próprios desejos. E assim são criados alguns monstros. Talvez alguns não cheguem a sequestrar pessoas. Mas têm pequenos surtos quando escutam um não, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do gerente do banco. Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal. E é legal.
Os pais dizem, “não posso traumatizar meu filho”. E não é raro eu ver alguns tomando tapas de bebês com 1 ou 2 anos. Outros gastam o que não têm em brinquedos todos os dias e festas de aniversário faraônicas para suas crias. Sem falar nos adolescentes. Hoje em dia, é difícil ouvir alguém dizer não, você não pode bater no seu amiguinho. Não, você não vai assistir a uma novela feita para adultos. Não, você não vai fumar maconha enquanto for contra a lei. Não, você não vai passar a madrugada na rua. Não, você não vai dirigir sem carteira de habilitação. Não, você não vai beber uma cervejinha enquanto não fizer 18 anos. Não, essas pessoas não são companhias pra você. Não, hoje você não vai ganhar brinquedo ou comer salgadinho e chocolate. Não, aqui não é lugar para você ficar. Não, você não vai faltar na escola sem estar doente. Não, essa conversa não é pra você se meter. Não, com isto você não vai brincar. Não, hoje você está de castigo e não vai brincar no parque.
Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes NÃOS crescem sem saber que o mundo não é só deles. E aí, no primeiro não que a vida dá ( e a vida dá muitos ) surtam. Usam drogas. Compram armas. Transam sem camisinha. Batem em professores. Furam o pneu do carro do chefe. Chutam mendigos e prostitutas na rua. E daí por diante.
Não estou defendendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário. Acredito piamente que crianças e adolescentes tratados com um amor real, sem culpa, tranquilo e livre, conseguem perfeitamente entender uma sanção do pai ou da mãe, um tapa, um castigo, um não. Intuem que o amor dos adultos pelas crianças não é só prazer - é também responsabilidade. E quem ouve uns nãos de vez em quando também aprende a dizê-los quando é preciso. Acaba aprendendo que é importante dizer não a algumas pessoas que tentam abusar de nós de diversas maneiras, com respeito e firmeza, mesmo que sejam pessoas que nos amem. O não protege, ensina e prepara.
Por mais que seja difícil, eu tento dizer não aos seres humanos que cruzam o meu caminho quando acredito que é hora - e tento respeitar também os nãos que recebo. Nem sempre consigo, mas tento. Acredito que é aí que está a verdadeira prova de amor. E é também aí que está a solução para a violência cada vez mais desmedida e absurda dos nossos dias.



Texto retirado de : http://blog.mafaldacrescida.com.br/?m=200810

Meia-entrada para estudantes poderá ser proibida nos fins de semana

,
Meia-entrada para estudantes poderá ser proibida nos fins de semana
A proposta já passou na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.Se aprovada, a nova carteira pode restringir os benefícios dos alunos.
Do G1, com informações do Jornal Hoje

Um projeto de lei que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) propõe o fim da meia entrada para estudantes em cinemas nos fins de semana e nos feriados. A proposta quer regularizar a emissão da carteira que passaria a ter um padrão único em todo o território nacional.
Caso seja aprovada a proposta da nova carteira, só poderá valer meia-entrada no cinema de segunda a sexta-feira, não sendo permitida nos fins de semana e feriados. No teatro, não será permitida meia-entrada de quinta-feira a sábado, valendo apenas de domingo a quarta-feira.
Além disso, cursos de idiomas, de dança e de concurso não poderiam mais emitir o documento. Só teriam direito os alunos matriculados da pré-escola ao ensino médio e os universitários. Produtores culturais, parlamentares e os estudantes afirmam que é muito fácil obter carteirinha de estudante, devido também a uma má fiscalização. “Eu tenho carteira de estudante porque eu fiz um preparatório para concurso e eles disponibilizaram para gente. Se você é estudante, é estudante de qualquer coisa, de cursinho....”, afirma a professora de música Rebeka Barros Soares, que já é formada. O produtor cultural Gustavo Sá admite que os preços dos ingressos de eventos são caros e afirma que um dos motivos é o excesso de carteiras de estudante, mas também diz ser contra a proposta. “Voce tem que ter uma bola de cristal e saber quantos ingressos vão ser meia e quantos vao ser inteira”, afirma.

Álcool e drogas. O que fazemos?

,
“Um milhão de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos precisando de tratamento médico devido á dependência de álcool e drogas."Essa manchete afirma que os dados vieram de uma pesquisa solicitada pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA ao ibope, realizada em todas as regiões do país. Mobilizamo-nos? Chocamo-nos? Por quanto tempo? Os dados são relevantes, a sociedade denunciadora, as ruas reveladoras, o sistema impotente, o capital imperativo.Podemos percorrer caminhos exaustivamente, procurando medidas imediatas e irmos soprando o pó que está à nossa volta, formando montanhas ilusórias e necessárias aspirando sem o saber a fumaça que, misturada à do progresso, capta a cannabis , com seu frisson e magia presentes em cada rua que caminhamos. Podemos ainda nos entreter ao fim do dia , com cuidados " legais ", marcados por motoristas ou taxistas, que nos permitem a diversão ao grau indispensável, cegando-nos nos tropeços dados às crianças que, embriagadas, pernoitam ao relento. As baladas, as noitadas, os sons e agitos, os gritos surdos e o esctasy, emolduram o quadro social, com néon e muita água, seguidos de muitos comas e morte.Observemos a faixa etária : 6 - 17 anos.......Crianças e jovens adolescentes já iniciados. Crianças sem história familiar, sem história para contar, escrevendo histórias com lápis sem ponta, registros em branco, olhar voltado para o nada, envolvido no nada, na ausência da expectativa, na impossibilidade do sonho, da fantasia, da ausência de competência e recheio do ser. O que sobra para uma criança que não tem fantasiaObservem as crianças no semáforo...Parecem robotizadas, recitam pedidos, mascaram expressões, e dia após dia, repetem o ato do pedir, do pedir para alguém, do pedir para ter algo a dar a alguém, do pedir para não apanhar...Qual é o tempo que se tem para sonhar?Assistimos, às vezes até pagamos para assistir, vamos ao cinema ver aquilo que gratuitamente desfila diante de nós nas ruas. Mas nas ruas estamos longe de nos divertir, assistimos com um que de não ver, alienados, distanciados, não temos nada para a ver - literalmente. Quanta ironia, Quanta hipocrisia.Bem sabemos que não há sistema de saúde publica para o atendimento à esses jovens. Sabemos também que somos preconceituosos, e a política social deveria resolver essa questão social. Sabemos que o caos se instaura, e é preciso que alguém o resolva.Medidas, medidas, medidas. Adiamos soluções por que as medidas são imediatas e as soluções precisam de mais tempos...Se as crianças não têm história, não parece que poderíamos pensar por que? E a partir disso, quem sabe, fornecer instrumentos para se criar e contar uma história? Um lápis com ponta? Quem sabe um caderno e uma escola ? Mas as escolas estão fechando, os professores amedrontados, ameaçados, não conseguem lecionar, a violência é o imperativo do “não estude". E os violentos são crianças de 10, 12 anos... Que caos!Bem... Há esperança... As crianças não nascem com 10, 12 anos... Mas há ausência, muitas vezes, de uma estrutura familiar para que essa criança chegue ao 10, 12 anos com um mínimo de ponta no lápis. Temos então uma família exausta, sofrida e doente, com um bebê. É essa a realidade! Uma família sem condições e um bebê!Observava uma criança, de 5 anos, no meio do mato. Ela se aproxima do adulto e pergunta, com um papel de bala nas mãos : onde está o lixo ? Essa pergunta faltou à criança de 6 anos que puxa uma pedra de crack, talvez tenha faltado aos pais dessa criança, ou não puderam, por conta do tempo, correria e capital, dizer-lhe o quanto essa pergunta era importante ser apreendida. Quem sabe tenhamos, todos, que voltar a escola e apreender... Valores, educação, vida. Quem sabe daquele onde jogamos o papel.Quem sabe, finalmente, saberemos que as drogas são a mais pura expressão da falta, da falta daquilo que não se pode ter e não se pode elaborar essa impossibilidade.

Janete Krissak,
Psicanalista e diretora de uma clinica de tratamento para dependentes químicos.

Combate à pichação urbana

,
Combate à pichação urbana
Autoridades, pais e alunos debateram o tema durante o primeiro fórum realizado no DF

O I Fórum Distrital de Combate à Pichação em Brasília, que foi realizado ontem, reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade, como o subsecretário de programas comunitários da Secretaria de Segurança Pública, Normando Feitosa e o subsecretário da juventude da Secretaria de Justiça, Luciano Lima, além de pais e alunos da rede pública de ensino. O objetivo do encontro foi discutir o problema da pichação urbana.Para isso, foi apresentado aos presentes os problemas da pichação, da formação de gangues, os índices e as conseqüências disso. “Depois, entregamos um questionário para as pessoas e o recolheremos na próxima segunda-feira. Com isso, queremos identificar as gangues existentes no DF e tentar trazer esses jovens para o projeto Picasso não Pichava”, explica o coordenador do projeto, Gláucio Neto. A idéia do fórum surgiu dentro das palestras realizadas com os jovens, que sentiram a necessidade de serem ouvidos pelas autoridades. Segundo Neto, a pichação não é mais um crime qualquer, mas ainda é algo difícil de ser controlado, pois não há como destacar efetivo policial para monitorar 24 horas todas as regiões da cidade. Só no ano passado, foram registradas 329 ocorrências de pichação. “A pichação está correlacionada com outros problemas mais graves dentro do contexto de nossa cidade, tais como: tráfico de drogas, furtos, roubos, agressões e outros mais”, observa.



Texto retirado de : http://www.jornalcoletivo.com.br/index.php?idpaginas=15&idmaterias=374707