Dia Mundial Humanitário

,
A Assembléia Geral das Nações Unidas convida todos os países, entidades do Sistema ONU e organizações internacionais e não-governamentais a comemorar, no dia 19 de agosto, o primeiro Dia Mundial Humanitário. A data foi criada para homenagear trabalhadores humanitários feridos ou que perderam suas vidas no exercício de suas atividades e para promover o maior conhecimento da sociedade sobre as atividades de assistência realizadas em todo o mundo. A escolha de 19 de agosto pela Assembléia Geral não foi aleatória: em 2003, na mesma data, 22 pessoas perderam suas vidas em uma explosão ocorrida no Escritório das Nações Unidas em Bagdá, no Iraque. O ataque a bomba resultou na morte do brasileiro Sergio Vieira de Mello, então alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos e representante especial do secretário-geral da ONU no Iraque. O atentado deixou cerca de 100 feridos.
Fonte: Unesco

Tony Bennett no Brasil em outubro

,
Começou nesta quinta-feira (30) a venda de ingressos para o show do cantor americano Tony Bennett em São Paulo, marcado para o dia 26 de outubro, no HSBC Brasil. Aos 82 anos, um dos maiores cantores do século XX, apontado pelo próprio Frank Sinatra como seu sucessor, desembarca em solo nacional para uma temporada de apresentações em difentes capitais. A agenda, no entanto, ainda não está confirmada. O veterano intérprete de "I Left my Heart in San Francisco", com mais de 50 milhões de discos vendidos e vencedor de 15 Grammys, promete mostrar nos palcos brasileiros alguns de seus principais hits, como "I Wanna Be Around", "The Good Life" e "Who Can I Turn To".
Fonte: Amaury Jr

31 de Julho - Dia do Orgasmo

,
O Dia do Orgasmo foi criado há quatro anos, na Inglaterra, por redes de sex shops, com o objetivo de manter acesa a discussão sobre a libido e as disfunções sexuais que afetam as pessoas em todo o mundo. O Dia 31 de Julho deve servir para uma reflexão: as pessoas estão fazendo sexo com menos qualidade e boa parte da população não consegue sequer ter desejo sexual. A proposta do dia está longe de ter como finalidade a criação de mais um feriado, mas debater o assunto nas diversas esferas sociais. Segundo a Organização Mundial de Saúde, sexo é sinal de qualidade de vida.
Fonte: IstoÈ Gente

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
Acontece nesta sexta-feira (31), às 20h, na Praça da QR 323, em Samambaia, o 5º Sarau pela implantação do Complexo Cultural de Samambaia. Poesia, artesanto, teatro, dança e apresentações musicais estão na programação do evento.

A banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju (foto) está cumprindo agenda no nordeste neste final de semana. As escalas são em Forteleza (31) e Olinda (1º de agosto).

Quem também tem compromisso fora é a Plebe Rude. Os plebeus tocam neste sábado (1º de agosto) em Presidente Prudente.

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro já está com data marcada. O evento vai movimentar a cidade de 17 a 24 de novembro, no Cine Brasília.

O encerramento do 19º Seminário Internacional de Dança de Brasília acontece neste sábado (1º), às 20h, na Sala Villa-Lobos, com entrada franca


Prêmio SESC de Literatura

,
A 7ª Edição do Prêmio SESC de Literatura, promovido pelo Departamento Nacional do SESC, está com as inscrições abertas até 30 de setembro, para as categorias romance e coletânea de contos. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site http://www.sesc.com.br/ e na biblioteca do SESC 504 Sul. O participante deverá preencher a ficha de inscrição e entregar em qualquer unidade do SESC-DF, juntamente com cópias da obra inscrita. Desde seu lançamento até 2008, o Prêmio SESC de Literatura já recebeu e analisou 2674 obras de escritores inéditos, revelando romancistas como Marco Aurélio Cremasco, Eugênia Zerbini, André de Leones, Wesley Peres, Sérgio Guimarães e Márcio Ribeiro Leite; e os contistas: Lúcia Bettencourt, Nereu Afonso da Silva, Maurício de Almeida e Sérgio Leo de A. Pereira.
Fonte: SESC-DF

Procurador-Geral da República defende cotas

,
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, defendeu a política de cotas da Universidade de Brasília. Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira, 28 de julho, Gurgel manifestou-se contrário à concessão de medida cautelar pedida pelo Partido Democratas (DEM) contra o sistema de cotas da universidade. O presidente do STF, Gilmar Mendes, ainda aguarda parecer da Advocacia-Geral da União sobre o tema. É provável que a avaliação da AGU seja favorável à reserva de vagas e fique pronta até sexta-feira. Roberto Gurgel afirmou no parecer que as cotas não só respeitam o princípio da igualdade, como também ajudam a alcançar esse preceito constitucional. O procurador citou também a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação, da qual o Brasil é signatário desde 1968. A convenção recomenda às nações a implantação de políticas de ação afirmativa para reverter a trajetória de minorias que sofrem discriminação.
Fonte: Agência UnB

São 15 anos de saudades de Mussum

,



NO DIA 29 DE JULHO DE 1994 O BRASIL FICOU MAIS TRISTE. MORRIA ANTONIO CARLOS BERNARDES GOMES, O MUSSUM.


FICA AQUI A SAUDADE E A HOMENAGEM DO BLOG CORRENTE JUVENTUDE AO MAIS CARISMÁTICO DOS TRAPALHÕES.





Brasil vai liderar a maior competição do mundo de jogos de internet

,
O ministro do Esporte, Orlando Silva, e o secretário geral da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), Eric Saintrond, assinaram na manhã dessa quarta-feira (29), em Brasília, o Memorando de Entendimento garantindo o compromisso do governo brasileiro de ser o país líder para a realização do FISU Web Games em âmbito mundial, a partir de 2011. O FISU Web Games (FWG) é uma competição internacional entre estudantes universitários, realizada por meio da internet. A competição terá disputas em rede de games, de festivais culturais e de promoção de talentos esportivos, artísticos e acadêmicos. Será realizada pela Federação Internacional de Esporte Universitário, que representa 60 mil universidades em 153 países, totalizando 140 milhões de jovens.



Fonte: Ministério dos Esporte

Festival de Música

,
Estão abertas, até o dia 21 de agosto, as inscrições para o Festival de Música Candango Cantador. O evento é um projeto de música brasiliense feito para artistas do Distrito Federal. Para participar, bastar ser morador do DF há, pelo menos, dois anos. Não há restrições quanto ao gênero musical e os interessados podem fazer suas inscrições pelo site www.candangocantador.com.br.

Lei do Passe Livre

,
O Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, sancionou a Lei do Passe Livre, mas com ressalvas. A gratuidade dos estudantes no transporte público só vai valer para ir e voltar à escola. Arruda vetou oito artigos incluídos pelos deputados distriatis durante a tramitação da proposta. Entre as emendas não aceitas pelo governo estão a inclusão de 16 passes extras, o uso do Passe Livre nos finais de semana e a extensão do benefício a alunos matriculados em cursos pré-vestibulares e pós-graduação. No entanto, o governador Arruda aceitou a proposta de o metrô, os micro-ônibus e o Veículo Leve sobre Trilho e sobre Pneus aceitarem o Passe Livre e também a criação de um comitê para fiscalizar a utilização correta do benefício. O projeto segue para apreciação da Câmara Legislativa do DF, que pode sancionar ou derrubar os vetos do governador.

Oficinas no Espaço Cultural da 508 Sul

,
O Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) oferece, neste 2º Semestre/2009, matrículas para várias oficinas. Os interessados devem procurar a Secretaria de Cursos do espaço, entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Estão programadas oficinas de Cerâmica, Iniciação e Desenvolvimento da Linguagem Plástica, Introdução da Arte Contemporânea Brasileira, Teatrando Montagem, Introdução à Pintura, Introdução ao Desenho, Estamparia em Camiseta e Expressões Artísticas com Materiais Diversos. As vagas são limitadas. Informações pelo fone 3244-0411.

MEC notifica 35 universidades particulares

,
O Ministério da Educação notificou ontem 35 instituições privadas de ensino superior que, segundo a pasta, não cumprem os percentuais mínimos de professores com dedicação integral ou com títulos de mestre e doutor estabelecidos pela legislação. Ao todo, elas oferecem quase 10% das vagas em cursos universitários no Brasil. Elas terão 90 dias para resolver o problema. Caso continuem irregulares, estão sujeitas a processos administrativos que poderão culminar com o descredenciamento de cursos. A medida atinge 11 centros universitários e 24 das 87 universidades privadas do país, como a PUC-MG e duas das maiores em número de alunos, a Universidade Presidente Antônio Carlos (MG) e a Universidade Salgado de Oliveira (RJ).
Sete das 35 instituições notificadas não poderão abrir novas vagas até comprovarem a regularidade da situação, já que a situação delas foi considerada mais grave. A lei estabelece que as instituições de ensino superior devem ter um terço do corpo docente com dedicação integral. Para professores com título de mestre e doutor, centros universitários têm que respeitar a proporção de 20%, e universidades, de um terço. A diferença é que universidades têm mais autonomia para abrir vagas.

Veja lista das Universidades

Fonte: ANGELA PINHO da Folha de S.Paulo, em Brasília

UnB envia documento ao Supremo com informações sobre políticas de cotas

,
O reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa Junior, envia hoje (28) ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, documento em resposta a ofício que solicita informações sobre o sistema de cotas para estudantes negros e indígenas, implementado na instituição em junho de 2003. No último dia 20 de julho, o partido Democratas protocolou uma ação contra a política de cotas. O partido quer que o STF declare a inconstitucionalidade do sistema e, por fim, leve à suspensão da política da UnB e de outras instituições de ensino superior em todo país. A ação é iniciativa da advogada Roberta Fragoso Menezes Kaufmann, que avalia que a provocação ao Supremo é fundamental. “Não é possível que um debate tão importante para o país não esteja sendo realizado pelo tribunal constitucional.” Segundo a advogada, a Justiça tem sido contraditória nos processos sobre políticas afirmativas. “O que vemos hoje são decisões de juízes de 1º grau e de desembargadores de 2º grau, tanto nos tribunais regionais federais quanto nos tribunais de Justiça, decisões discrepantes sobre o assunto. Ao chegar ao Supremo, a questão será pacificada”, acredita. A assessora de Diversidade e Apoio aos Cotistas da UnB, Deborah Silva Santos, discorda da advogada e defende a política contra o racismo. “A universidade continua refletindo o racismo que existe na sociedade brasileira.” Deborah assinala que a política de cotas não é um sistema de privilégios. “Os cotistas têm que passar pelo vestibular. Entram os melhores”, afirmou. Em setembro, a UnB deverá divulgar uma pesquisa com o perfil e o desempenho dos estudantes cotistas. Há atualmente na universidade 2.620 alunos negros cotistas entre os veteranos e mais 654 calouros cotistas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2007, a taxa de frequência escolar de pretos e pardos entre 20 e 24 anos era de menos de 21% em todo o país. No ensino médio, havia 153 mil estudantes pretos e 1,1 milhão de pardos naquele ano contra 1,3 milhão de estudantes brancos conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No ensino fundamental, havia 688 mil alunos pretos e 5,4 milhões de pardos contra 5,6 milhões de brancos. De acordo com o Censo Demográfico de 2000, baseado na autodeclaração do entrevistado, 53,74% da população brasileira é branca; 38,45%, parda; 6,21%, preta; 0,45%, amarela; 0,43%, indígena; e 0,71% não declarado.

Agência Brasil

BB homenageia o maestro Claudio Santoro

,
O maestro Claudio Santoro recebe uma linda homenagem nesta quarta-feira (29), às 13h e às 21h, no Centro Cultural Banco do Brasil. Com a regência do maestro Joaquim França, o Banco do Brasil apresentará Santoro 90 anos - Canções de Amor. O evento é gratuito. Informações pelo fone 3310-7087.

Competição para ir a New York

,
Jovens com idades entre 13 e 17 anos de todo o país podem começar a sonhar com uma viagem para Nova york, que vai misturar diversão e dasafio. A EF Cursos no Exterior criou o concurso I Think New York (Eu Penso Nova York). Trata-se de uma competição de conhecimento que levará cinco competidores para a grande final em Nova York. O vencedor ganhará um mês de curso no exterior, com todas as despesas pagas. Os competidores e as escolas interessadas podem se inscrever na internet pelo site www.ithinknewyork.com.br. O cadastro pode ser efetuado a partir do dia 3 de agosto.
Fonte: Jornal de Brasília

Luta por um emprego

,
Enquete feita pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) descobriu que a maioria dos estudantes (54%) acredita que seu ingresso no mercado de trabalho dependerá exclusivamente de seu dinamismo e criatividade. O segundo fator para a inserção profissional seria a faculdade e o curso escolhido e, finalmente, a realização de cursos extracurriculares. O levantamento foi feito com 4.687 jovens cadastrados no banco de dados da organização. Ou seja, na cabeça desses jovens o esforço pessoal pode levantar montanhas.
Fonte: Coluna "De Olho no ECA" /Jornal de Brasília

ProJovem tem prazo ampliado

,
Com o objetivo de preparar 6 mil jovens carentes com idades entre 18 e 29 anos, foram prorrogadas as inscrições para o ProJovem Trabalhador do Distrito Federal, na modalidade Juventude Cidadã. Os interessados em participar têm até o dia 31 de julho para se inscreverem em cursos nas áreas de alimentação, serviços pessoais, turismo e hospitalidade e vestuário. Todas as Agências do Trabalhador do DF estão recebendo inscrições. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 156.
Fonte: Jornal de Brasília

Vem ai as inscrições para o BBB 10

,
As inscrições para a décima edição do reality show Big Brother Brasil começam no próximo dia 1º de agosto, segundo informações do jornal Extra. As inscrições continuarão tendo o mesmo formato das edições anteriores, mas haverá alterações no site para evitar, antes mesmo do confinamento, contato entre os concorrentes. O programa terá novas premiações. O valor de R$ 1 milhão será mantido, mas os organizadores do BBB10 estudam a possibilidade de distribuir barras de ouro, casas e carros. Quem vai encarar?

Acidente grave deixa Massa de fora do GP da Hungria

,
O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, sofreu um grave acidente, neste sábado (25), durante a segunda sessão do treino classificatório para o GP da Hungria de Fórmula 1. Uma peça, ainda não confirmada, atingiu o capacete de Massa e o deixou desacordado quando o carro estava a mais de 200 km/h. Apesar do corte de 8 cm no rosto, o brasileiro passa bem, mas ficará de fora da prova de amanhã. Informações, ainda não confirmadas, dizem que a peça que atingiu Massa seria do carro de Rubens Barrichelo, que conseguiu visitar o amigo antes de ser levado do circuito para um hospital. Força, Massa!
Fonte: Terra

Democratas pede a suspensão do sistema de cotas raciais na UnB

,
O sitema de cotas para negros em universidades públicas é, mais uma vez, alvo de críticas. O Partido dos Democratas (DEM) impetrou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para exigir a suspensão imediata das cotas raciais na Universidade de Brasília (UnB). O STF adiou a análise do documento e só deve decidir sobre o caso no começo de agosto. O partido defende que as cotas violam a Constituição Federal de 1988 e é descriminatória. A tentativa de impedir aplicação desse sistema, baseia-se no argumento de que a maior dificulade para ingressar em uma universidade federal está na baixa qualidade do sistema educacional brasileiro. Para os Democratas, o problema do acesso às universidades federais não é racial.

Festival Porão do Rock 2009

,
O portal do Festival Porão do Rock (www.poraodorock.com.br) está mais uma vez cadastrando as bandas de Brasília para futuros convites e/ou seletivas para o Festival Porão do Rock ou outros eventos ligados à marca. O cadastro servirá também para intercâmbio de informações com outros festivais que acontecem em todo o país, principalmente os organizados pela Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN). Houve problemas com o portal do festival e as bandas interessadas devem se cadastra imediatamente, inclusive as que já haviam realizado este procedimento em anos anteriores, independentemente de já ter tocado ou não no festival ou na seletiva. As seletivas para o Porão do Rock 2009 acontecem em agosto, em datas ainda não cofirmadas.

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
  • O Programa Jovem de Expressão vai discutir o papel do jovem nas ações de segurança pública na Conferência Livre de Segurança Pública do Programa Jovem de Expressão. O evento acontece neste sábado (25), a partir das 9h, no Espaço Jovem de Expressão, em Sobradinho II (AR 9 Conjunto 5 lote 48 - em frente ao Caic). A idéia é enviar as propostas produzidas para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública.
  • A partir do dia 06 de agosto, a galera do grupo Patubatê estará oferecendo oficinas de percussão. Além disso, você pode aprender a transformar sucata em instrumento musical. As aulas vão acontecer toda quinta-feira, das 19h às 22h, no Colégio INEI (606 Norte). Mais informações pelo site http://www.patubate.com/.
  • A próxima festa "A Volta aos Anos 80" já está com a data marcada. Será dia 6 de setembro, na AABB.
  • A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei avançou à semifinal da Liga Mundial ao passar, sem dificuldades, pela Argentina por 3 sets a 0. O Brasil vai enfrenta o vencedor do confronte entre Sérvia e Rússia.
  • O futebol brasiliense está em crise. O Brasiliense está despencando na tabela da segundona. O Gama cada vez mais perto da quarta divisão. O Brasília dá sorte que não existe a quinta divisão. Vamos torcer e rezar muito!

Depeche Mode cancela shows no Brasil

,
O trio inglês Depeche Mode (foto) cancelou, nesta quarta-feira, os shows que faria no Brasil em outubro. As apresentações, que aconteceriam nos dias 22 e 24, não fazem mais parte da atual turnê da banda. Em um comunicado divulgado no site oficial do grupo, os integrantes informam que por conta do cancelamento de alguns shows no primeiro semestre do ano pelos problemas de saúde do vocalista Dave Gahan, foi preciso reagendar algumas apresentações na Europa. Os shows que aconteceriam no país foram suspensos para que a nova agenda desse certo. Apesar do cancelamento dos shows que ocorreriam no Rio de Janeiro (22) e em São Paulo (24), as demais apresentações pela América do Sul continuam confirmadas. O Depeche Mode passa pela Colômbia (10), pelo Peru (13), pelo Chile (15) e por fim, pela Argentina (17).
Fonte: Antena 1

Oportunidade: Bolsas Unesco/Obuchi 2010 abrem inscrições

,
A UNESCO convida jovens pesquisadores de países em desenvolvimento a se candidatarem ao Programa de Bolsas para Pesquisa UNESCO/ Keizo Obuchi, financiado pelo Japão pelo décimo ano consecutivo. A iniciativa homenageia o ex-primeiro ministro japonês Keizo Obuchi, conhecido por seu compromisso com temas ligados ao desenvolvimento. O Programa oferece 20 bolsas que variam de US$ 6 mil a US$ 10 mil, cada. Os valores são destinados a pesquisadores universitários pós-graduados com mestrado ou título equivalente em uma das seguintes áreas: meio ambiente; diálogo intercultural; tecnologia da informação e comunicação; e resolução pacífica de conflitos. As candidaturas devem ser encaminhadas à Seção de Bolsas da UNESCO, na França, até 8 de janeiro de 2010. Mais informações pelo site www.brasilia.unesco.org.
Fonte: Unesco

Biblioteca pública do rock em Londres

,
Mick Jones, ex-guitarrista do The Clash, voltou à região de Portobello Green, em Londres, onde junto com Joe Strummer fundou a banda, em 1976, para inaugurar a Rock'n'Roll Public Library, uma biblioteca todinha dedicada ao rock - e que tem como objetivo inspirar e educar os admiradores do ritmo. O músico teve apoio do governo local, que financiou o espaço. Nas prateleiras, mais de dez mil artigos sobre rock estão à disposição dos visitantes. Cada sala da biblioteca reúne discos, histórias em quadrinhos, livros, filmes, cartazes, além de arquivos relacionados exclusivamente ao The Clash – como caixas de pizzas, roupas, acessórios e afins.
Fonte: Amaury Jr.

Omer Bhatti: único filho biológico de Michael Jackson?

,
Além das diversas especulações sobre a morte de Michael Jackson, outro assunto polêmico envolvendo o ator veio à tona esta semana. Omer Bhatti (foto), um rapper norueguês de 25 anos, afirma ser filho do cantor. Em entrevista ao jornal americano Daily Mail, o jovem declarou que irá se submeter a um teste de DNA para confirmar a paternidade. Omer declarou que não está à procura de publicidade, uma vez que sempre teve contato direto com o rei do pop. Na década de 90, inclusive, realizou diversas visitas com seus familiares à Neverland e até participou de um documentário sobre Michael exibido no programa americano Dateline, em 2003, no qual foram usadas imagens dele ao lado do cantor. Segundo Omer, sua mãe, Pia, sempre foi fã de Michael e teve um affair com o cantor durante o tour mundial de Thriller, em 1984. Meses mais tarde, ela se casou com Riz, que assumiu a paternidade de Omer. No entanto, Pia e Michael não perderam contanto e ela e o marido trabalharam para o rei do pop em Neverland entre os anos de 1997 e 2003 – Pia como babá e Riz como chofer. Omer, que cresceu na companhia do cantor, compareceu ao funeral, em Los Angeles, sentando-se entre Paris e Rebbie – filha e irmã de Michael, o que levantou ainda mais suspeitas sobre a suposta paternidade. Caso os exames confirmem a paternidade, Omer será o único filho comprovadamente biológico de Michael – uma vez que especula-se que os outros três sejam frutos de inseminação artificial que sequer incluíram o esperma do cantor.
Fonte: Amaury Jr.

História da TV no DF

,
O jornalista e pesquisador Cláudio Ferreira inicia coleta de dados sobre os primeiros anos da televisão em Brasília. Quem tiver documentos escritos ou se dispuser a dar um depoimento sobre o assunto pode mandar um e-mail para claudioferreira_64@hotmail.com. A idéia é coletar os dados junto a profissionais que trabalharam na TV Brasília, TV Nacional, TV Alvorada, que são as primeiras emissoras da cidade, e nos primeiros tempos da TV Globo e TV Capital (hoje TV Record) sobre fatos das décadas de 60, 70 e início dos anos 80. O objetivo é aproveitar as comemorações dos 50 anos de Brasília e publicar um livro com um panorama da história da televisão na cidade.
Fonte: Correio Braziliense

Festival de Forró de Itaúnas

,
Acontece desde segunda-feira (20) a 9ª edição do Festival Nacional de Forró de Itaúnas, no Espírito Santo. Vinte e quatro bandas de pelo menos cinco estados brasileiros concorrem ao título de melhor banda de pé-de-serra do ano, com músicas inéditas. Milhares de jovens de todo o país passam o dia entre praia, passeio pelas dunas e, claro, forró, muito forró: na padaria, na praia, no meio da rua, nas pousadas e nas casas de shows. Além das bandas concorrentes, atrações de peso animam a pequena vila que fica ao norte do estado durante os quase 10 dias de festa: Elba Ramalho, Genival Lacerda, Os 3 o Nordeste, Trio Araripe, Trio Forrozão, Mestre Zinho e Trio Xamego. Brasília também mandou representantes. No sábado, dois ônibus cheios de forrozeiros encararam cerca de 24 horas de viagem para reforçar a torcida pelo quarteto Raízes do Sertão, do DF. O grupo se apresenta na competição na quarta-feira. A novidade do ano é que todos os shows estão sendo transmitidos ao vivo pela rádio on-line do site www.forroots.com.br, a partir de 22h. Durante o dia, o site apresenta entrevistados que estão na vila e músicas que fazem parte do movimento pé-de-serra. Mais informações no blog http://forropedeserradf.blogspot.com
Fonte: Adriana Caitano

33 mil adolescentes serão assassinados entre 2006 e 2012

,
Mais de 33 mil adolescentes serão assassinados entre 2006 e 2012, prevê o IHA (Indicador de Homicídios na Adolescência), divulgado nesta terça-feira pelo governo federal, Unicef e Observatório de Favelas. De acordo com o estudo, de cada mil adolescentes que completam 12 anos no Brasil, 2,03 são mortos por homicídio antes de completar 19 anos. Foram analisados dados de 2006 de 267 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2009/07/21/ult4733u39303.jhtm

Information Society no Brasil

,
Reis das pistas no anos 90 e apaixonados pelo calor brasileiro, o super grupo eletrônico Information Society se apresenta mais uma vez no Brasil, passando pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Ribeirão Preto entre os dias 7 e 14 de agosto.
A primeira cidade a recebê-los será o Rio, dia 7 de agosto, no Vivo Rio. Em Belo Horizonte, a banda se apresenta no dia 8 de agosto, no Music Hall; em São Paulo, dia 12 de agosto, o “InSoc” passa dia 12 de agosto, no Via Fuchal, e em Ribeirão, o grupo fecha a turnê no dia 14 de agosto, no Taiwan Centro de Eventos.
A banda é sucesso garantido no Brasil, com discos de ouro, a inesquecível apresentação no Rock in Rio, em 1991, e a gigantesca turnê que cruzou diversas capitais e outras cidades, também em 1991. Com certeza os fãs brasileiros vão lotar mais uma vez as apresentações do Information Society.
Fonte: MSN ONNE

DF: Garotas são mais vulneráveis ao HIV

,
A média favorável às mulheres nas notificações de novos casos de Aids no Distrito Federal esconde uma realidade preocupante. Enquanto o número de registros da doença em razão de gênero (masculino/feminino) apresenta quedas sucessivas, na faixa etária entre 15 e 19 anos, desenha-se um cenário completamente diferente. Nesse grupo, as meninas são as principais vítimas. Na última década, houve registros de infecção pelo vírus de 25 garotas contra 21 adolescentes do sexo masculino. Em números absolutos, o dado parece pequeno, mas existe um grande risco de subnotificação. “Sabemos que os números nessa faixa são a ponta de um iceberg porque muitas pessoas têm HIV e não sabem, outras tantas têm HIV, mas ainda não desenvolveram Aids e muitas têm Aids e não sabem ou o que é pior, seu médico não fez a notificação do caso”, alerta Ricardo Azevedo, da Secretaria de Saúde. O infectologista Manoel Palácios explica que pessoas do sexo feminino, de modo geral, são mais vulneráveis anatomicamente “porque pode haver microferimentos na mucosa vaginal”. Além disso, pesquisas sobre o comportamento sexual do brasileiro feita pelo Ministério da Saúde mostram que as mulheres usam menos o preservativo nas primeiras relações sexuais, e, também, em suas relações sexuais em geral. As informações obtidas nesses estudos apontam que, normalmente, assim que o namoro fica firme, elas abrem mão do preservativo.

Fonte: Correio Braziliense (DF)

Brasil mundo afora

,
Ramalá - Inauguração de escultura de Darlan Rosa (foto)
Artista brasileiro marca presença em diversos eventos na cidade palestina

Varna - II Festival da Cultura Brasileira
Atividades culturais brasileiras movimentam o litoral búlgaro

Caracas - Exposição Oscar Niemeyer
O maior representante da arquitetura brasileira recebe homenagem na capital venezuelana.

Nova Iorque - Artes plásticas e design brasileiros
Exposição de Dias & Riedweg "...And It Becomes Something Else", na Americas Society.

Santiago - Seleção da 28ª Bienal de São Paulo
Mostra paulista é apresentada em museu chileno.

La Paz - "Miércoles de Cine Brasileño"
Cinematografia brasileira ganha exibições semanais

Fonte: http://www.dc.mre.gov.br/

Câncer de pênis causa mil amputações por ano no Brasil

,
Cerca de mil brasileiros têm o pênis amputado a cada ano por causa do câncer. Mas, apesar de grave, a doença é fácil de ser evitada, bastando cuidados de higiene local. Se for diagnosticada no início, a lesão pode ser removida sem sequelas. Os primeiros sintomas são pequenas feridas que demoram muito a cicatrizar. Um dos fatores que predispõem ao câncer de pênis é o HPV, um vírus transmitido em relações sexuais. Um grande complicador do problema é a fimose, que torna dificil a limpeza. Por isso, é importante ensinar as crianças a higienizar o pênis desde pequenos. O assunto está sendo abordado durante a Campanha Nacional de Esclarecimentos sobre o Câncer de Pênis, da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que começou nesta segunda-feira (20).
Fonte: Terra

Portão do avião que transportava a banda Skank se solta no ar

,
Na manhã deste domingo (19), por volta das 11h, os integrantes do Skank (Samuel Rosa, Henrique Portugal, Haroldo Ferreti e Lelo Zaneti) embarcaram em um voo fretado da companhia Líder Aviação, que saiu da cidade de Capelinha, Minas Gerais, com destino ao Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Com cerca de 10 minutos de voo ouviu-se um forte estrondo abordo e os passageiros perceberam que a porta do avião havia se soltado da aeronove. O piloto imediatamente avisou aos inegrantes da banda, que estavam acompanhados do empresário e do produtor, que o controle da avião não havia sido comprometido e que voltaria ao local da decolagem. Após o pouso, o Skank seguiu de carro até a cidade de Diamantina, onde embarcaram em um novo voo rumo a Belo Horizonte.
Fonte: Bol Notícias

Biografia autorizada do Chiclete com Banana

,
Atenção, Chicleteiros! No próximo mês chegará às livrarias de todo o país a primeira biografia autorizada do Chiclete com Banana (foto). O livro, escrito pela jornalista Claudia Giudice, trará 160 páginas sobre a trajetória de uma das mais antigas bandas de axé music, comandada pelo vocalista Bell Marques. Juntos há mais de 26 anos, o Chiclete com Banana tem 25 discos gravados e realiza, em média, 130 shows por ano. A formação atual conta com os irmãos Marques ( Bell, Wadinho e Wilson - técnico de som), Denny, Rey, Lelo e Walmar Paim.
Fonte: Amaury Jr.

Nunca fomos à Lua?

,
Não é nova a teoria de que o primeiro passo do homem no satélite natural da Terra foi forjado num estúdio de cinema, sob a direção de ninguém mais, ninguém menos que o diretor Stanley Kubrick ("2001 - Uma Odisséia no Espaço") e orquestrada pelo então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. O principal responsável pela lenda de que o homem nunca pisou na Lua é Bill Kaysing. O objetivo do Governo Americano seria: em tempos de Guerra Fria, propagandear a supremacia americana frente à ainda existente União Soviética (URSS) na corrida espacial e, em segundo lugar, elevar o moral da nação, que estava em frangalhos após a traumática experiência no Vietnã.
"We Never Went to the Moon" ("Nunca fomos à Lua", 1974) foi o livro que catapultou Bill Kaysing como escritor e o elevou à categoria de "pai" da teoria da farsa lunar.

http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2009/07/19/ult1809u17729.jhtm

Fonte: Bol/Catalina Guerrero

40 anos da chegada do homem à Lua

,
Em 20 de julho de 1969, exatamente às 23 horas, 56 minutos e 20 segundos de Brasília, o astronauta americano Neil Armstrong, 38 anos, entrava para a história como o primeiro homem a pisar na Lua e avistar a Terra de lá. A bordo da nave Apolo XI, ele, Edwin Aldrin, conhecido como "Buzz" (zumbido) e Michael Collins cumpriram a missão de alunissar (aterrisar na Lua) após levantarem vôo em 16 de julho do mesmo ano. Como comandante da Apolo XI, Armstrong pilotou o módulo lunar com Aldrin, enquanto Collins permaneceu no outro módulo em órbita lunar. Por quase duras horas e meia, os dois coletaram amostras do solo lunar, fizeram experimentos e tiraram fotografias. O mundo inteiro permaneceu em alerta naquele dia. Nada menos que 850 jornalistas de 55 países registraram o acontecimento. E estima-se que cerca de 1,2 bilhão de pessoas testemunhavam via satélite a alunissagem, considerada impossível tempos atrás. Muitos, inclusive, ainda duvidam de que tal fato tenha realmente acontecido, mesmo com tantas outras missões tripuladas que se lançaram no espaço, após Armstrong ter colocado seu pé esquerdo, coberto pela bota azul, no chão fino e poroso do solo lunar. "Este é um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade" ("That's one small step for man, one giant leap for mankind"), frase dita pelo astronauta, ouvida no mundo inteiro.
Fonte: Internet

Prêmio Culturas Populares 2009 - Mestra Dona Izabel

,
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Culturas Populares 2009 - Mestra Dona Izabel - Artesã Ceramista do Vale do Jequitinhonha, promovido pela Secretaria da identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC). Os interessados têm até o dia 28 de agosto para enviarem suas inscrições. A seleção das propostas será feita por uma comissão de avaliação composta por artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes do sistema MinC e de instituições parceiras, com atuação reconhecida no campo das expressões das culturas populares. Para cada um dos 195 candidatos escolhidos, será destinado o valor de R$ 10 mil, totalizando um investimento de R$ 1,9 milhões em projetos culturais, que serão distribuídos entre as seguintes categorias: Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres, e Grupos e Comunidades Tradicionais. Mais informações no site www.cultura.gov.br.

Prêmio Funarte Artes Cênicas

,
A Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnani, lança o edital do Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009 para viabilizar projetos de grupos, companhias, trupes e artistas independentes que busquem, em apresentações de rua, um novo significado para o espaço público. Ao todo, 60 projetos serão contemplados, com valores de R$ 20 mil, R$ 40 mil ou R$ 50 mil. Podem ser inscritos projetos de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas e intervenções urbanas. As inscrições estão abertas até o dia 7 de agosto. Mais informações pelo site http://www.funarte.gov.br/.

São esperadas mais de 30 mil pessoas na Parada Orgulho LGBTS de Brasília 2009

,
Neste domingo (19) acontece a 12ª edição da Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes (LGBTS) que invade o Eixão Sul tirando o preconceito de cena para dar espaço à liberdade de escolha. Os jovens são os protagonistas do evento este ano e o público esperado pelos organizadores é de mais de 30 mil pessoas. A concentração começa às 14h, na altura da 111 sul, e o trajeto segue até a Rodoviária do Plano Piloto. Três trios elétricos cobertos por milhares de balões representando as seis cores do arco íris prometem animar a festa.
Fonte: Clica Brasília

"Trem da alegria" secreto no Senado

,
Todos sabem que nesta segunda-feira (20) é o Dia do Amigo. No entanto, o começo da semana promete ser nada amigável no Senado Federal, que entrou em recesso parlamentar, mas está à porta de um novo escândalo. Depois dos atos secretos, surge agora um "trem da alegria" secreto, que já foi muito comentado e divulgado na imprensa em tempos passados, mas sempre foi abafado e nunca apurado. O ato tornou 82 estagiários da poderosa Gráfica do Senado em servidores públicos federais em 1992, quatro anos depois da promulgação da Constituição, que proíbe, desde 1988, nomeações sem concurso público. A revelação é fruto de investigação interna aberta depois que o líder do PSDB, Arthur Virgílio, levantou a suspeita da tribuna no último dia 6 de julho. É esperar para conferir!
Fonte: Agência Estado

Indígenas querem universidades para índios

,
Pesquisadores e profissionais indígenas querem a criação de universidades específicas para índios e a participação das etnias na elaboração dos projetos políticos pedagógicos das instituições públicas de ensino superior. As reinvidicações compõem uma lista de 32 propostas que foram apresentadas no I Congresso Brasileiro de Acadêmicos, Pesquisadores e Profissionais Indígenas, que aconteceu no Centro Comunitário da Universidade de Brasília. O documento será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Os acadêmicos ainda propuseram a aprovação de leis para garantir o direito à educação indígena, cotas para os índios em concursos públicos, banco de dados específico para teses e disertações relacionada à temática indígena e a ampliação de bolsas do CNPq e a Capes para pesquisadores indígenas.
Fonte: UnB/Foto: UnB Agência

Maurício 50 Anos

,
Neste sábado, 18 de julho, faz 50 anos que o então repórter policial Maurício de Sousa publicou sua primeira tira de quadrinhos no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo). Era uma história vertical, sem texto, e estrelada pelo cachorro Bidu e seu dono, Franjinha, - personagens que, anos depois, ganharam uma turma, a Turma da Mônica. Em comemoração ao cinqüentenário deste respeitado cartunista e “pai” dessa turma, o MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo, abre, neste domingo (19 de julho), a exposição Maurício 50 Anos.

Fonte: Globo.com

MEC proíbe refrigerante na merenda escolar

,
O Ministério da Educação (MEC) cortou verbas para a compra de refrigerantes e refrescos artificiais para a merenda escolar. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (17) e trata do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que emprega recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Estados e municípios estão proibidos de usar verba pública para comprar bebidas com baixo teor nutricional e terão até janeiro de 2010 para adaptar as licitações a essas exigências. A compra de enlatados, doces e alimentos com quantidade elevada de sódio ficou restrita a 30% do total dos recursos do MEC para as merendas. Excelente iniciativa do MEC.
Fonte: Bol Notícias

Nesta sexta-feira (17) termina o prazo de inscrições para o novo Enem

,
As inscrições para o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que foi modificado para servir como processo seletivo nas universidades federais, terminam nesta sexta-feira. O Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame) espera receber cerca de 5 milhões de inscrições até hoje. A inscrições podem ser feitas pelo site http://www.enem.inep.gov.br/. O Enem é obrigatório para interessados em disputar uma vaga na maioria das federais. Em 11 delas, o exame substituirá a primeira fase do vestibular. As federais podem usar o Enem ainda para compor nota do vestibular e nas vagas remanescentes. O Blog do Fovest responde a perguntas de leitores sobre o novo exame. Basta enviá-las para o fovest@uol.com.br.
Fonte: Bol Notícias

Rapidinhas do CORRENTE JUVENTUDE

,
No próximo dia 24 de julho estréia o documentário "Coração Vagabundo", que fala sobre o cantor Caetano Veloso (foto). O diretor Fernando Grostein Andrade acompanhou o cantor durante as turnês de 2003 a 2005 pelo mundo.




Sai nesta sexta-feira (17) o resultado do segundo vestibular de 2009 da Universidade de Brasília (UnB). Os aprovados devem confirmar a matricula nos dias 23 e 24 de julho. O resultado da segunda chamada sai no dia 27 de julho. Mais informações no site www.cespe.unb.br/vestibular.


Atenção fãs do cantor Michael Jackson! o site de entretenimento TMZ divulgou hoje uma canção inédita do Rei do Pop. "A place with no name" é semelhante à música "A horse with no name", gravado em 1971 pelo grupo America, que cedeu os direitos da faixa ao cantor.

Foi aprovado no Senado Federal a nova Lei Nacional de Adoção. Entreas mudanças, está a idade mínima para alguém adotar uma criança, que passa de 21 para 18 anos. Outra coisa que muda é que o filho adotivo agora tem o direito de ter acesso a seu processo de adoção depois que completar 18 anos e, assim, descobrir que são seus pais biológicos. O texto, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, segue para a sanção do Presidente da República.










Filha de Charlie Chaplin vai participar de produção brasileira

,
Geraldine Chaplin (foto), filha de ninguém menos que Charlie Chaplin, vai participar de uma produção cinematográfica brasileira. A atriz estará no elenco de Primeira Missa — A Verdadeira História, da diretora Ana Carolina.O filme, que deve começar a ser rodado em outubro, tem um orçamento de R$ 4 milhões e, como o próprio título define, irá narrar um épico da história, a primeira missa realizada no Brasil, em 1500.No elenco também estão confirmados Sônia Braga, Antônio Fagundes e Tarcísio Meira.
Fonte: Amaury Jr.

Segundo a nova biografia de McCartney, Yoko Ono impediu a volta dos Beatles

,
A biografia Paul McCartney: A Life, escrita por Peter Ames Carlin, deve ser lançada em novembro deste ano e promete gerar polêmica com informações que não haviam sido reveladas para o público até o momento. Segundo o jornal Daily Mail, o autor da biografia afirma que os ex-Beatles Paul McCartney e John Lennon queriam reunir o grupo em 1974, porém, os planos foram destruídos por Yoko Ono, a mulher de Lennon. De acordo com o que Carlin diz, McCartney pretendia voltar a trabalhar com Lennon e retomar as atividades do grupo, tanto que até chegou a criar um plano para que isso se tornasse possível. O músico teria feito uma visita surpresa em um estúdio da Califórnia, onde Lennon estava gravando. Em sua passagem pelo local, os dois tocaram juntos e até arriscaram alguns ensaios com Stevie Wonder, que também estava por lá. O encontro foi tão bom que Lennon decidiu convidar o colega de banda e sua esposa, Linda, para jantar em sua casa em Malibu, na qual ele vivia com a namorada e assistente May Pang. Pang, que se relacionou com John Lennon durante a separação dele e de Yoko Ono, disse ao autor que o músico comentava a possibilidade de juntar mais uma vez os Beatles para uma apresentação no segundo semestre de 1974. Na época, Lennon e Ono decidiram viver separados durante um ano e meio, ele na Califórnia e ela em Nova York. Porém, McCartney teria visto Yoko Ono e ela havia comentado sua vontade de retomar o casamento e voltar a viver com seu marido. Pouco tempo depois, ela e Lennon já estavam mais uma vez juntos e a possibilidade de reunir os Beatles, acabada. Peter Carlin afirma que Ono impediu que o grupo retomasse as atividades, estragando os plano de Paul McCartney. Vale lembrar que ela também já havia sido responsabilizada pela primeira separação do quarteto, em 1970. Os fãs do grupo certamente só saberão desta história completa e de mais detalhes da vida de McCartney e da carreira dos Beatles após o mês de novembro, quando a biografia chega às lojas.
Fonte: Antena 1

2º Concurso Jovens Músicos

,
Termina no próximo sábado o prazo de inscrições para o 2º Concurso Jovens Músicos - Música no Museu, que premia os três primeiros colocados com dinheiro, participação em recitais e bolsas de estudos na James Masison University, em Virginia, Estados Unidos. Os interessadois devem ter no máximo 28 anos e especialização em instrumentos de cordas, sopros, piano ou percussão. Mais detalhes no site www.musicanomuseu.com.br.
Fonte: Correio Braziliense

Calourada do Uniceub na programação do "Dia de Fazer a Diferença"

,
A Calourada do Uniceub, uma das mais tradicionais festas universitárias de Brasília, completa 10 anos no dia 08 de agosto (sábado), com o show da banda Pedro Luís e A Parede, eleito pelo Prêmio TIM da Música Brasileira como melhor grupo de MPB 2009. A festa acontecerá no estacionamento do Uniceub, a partir das 23h, e as universitárias de Brasília NÃO PAGAM! As estudantes interessadas devem cadastrar-se no DCE do Uniceub até o dia 07 de agosto e fazer a doação de um alimento não-perecível ou um agasalho infantil ou adulto. A Calourada Universitária do Uniceub 2009 faz parte da programação do "Dia de Fazer a Diferença", o maior evento de voluntariado do mundo e que terá várias ações durante o mês de agosto. Informações pelo fone 9618-5981.

Financiamento apoiará pesquisas em DST e HIV/AIDS

,
Instituições de pesquisa de todo o país contarão com R$ 6,05 milhões para financiamento de pesquisas em HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. O investimento, fruto de acordo de cooperação técnica entre o Departamento de DST e Aids do Ministério da Saúde e a UNESCO no Brasil, contempla quatro áreas: diagnóstico, monitoramento, assistência e tratamento; clínica-epidemiológica; comportamental; e economia da saúde. A iniciativa visa a aprimorar políticas públicas de enfrentamento da epidemia e a qualificar as ações existentes. Os projetos candidatos ao financiamento devem ser encaminhados até 17 de agosto. Podem se candidatar instituições de pesquisa e ensino públicas e privadas, ONGs e serviços de saúde. A classificação levará em conta mérito científico, estrutura da proponente e relevância da pesquisa e as entidades têm de entrar com contrapartida de 10% do total a ser recebido – os gastos com pessoal podem comprometer, no máximo, 40% do orçamento final da pesquisa. O resultado da chamada de seleção será publicado em outubro e o repasse de recursos para as organizações científicas começa até o fim do ano. Mais informações no site www.brasilia.unesco.org.
Fonte: Unesco

Ranking dos melhores turistas

,
Uma pesquisa realizada pela empresa TNS Infratest para a agência de viagens online Expedia, dos Estados Unidos, entrevistou 4,5 mil hoteleiros em 27 países sobre o comportamento dos turistas. Os brasileiros ocuparam a 19ª posição entre os 27 países analisados – apenas oito posições antes do último lugar, ocupado pelos franceses. No topo da lista estão os japoneses, considerados os melhores turistas, seguidos dos britânicos e dos canadenses. Já os franceses ficaram em último lugar no ranking, considerados os piores turistas entre as nacionalidades analisadas pela pesquisa. Também entre os considerados piores estão os espanhóis, em 26º lugar, e os gregos, em 25º. Para avaliar o comportamento dos visitantes, a pesquisa elaborou um questionário que incluiu, entre os critérios, o costume de dar gorjetas, a disposição em falar o idioma local, a higiene, o hábito de reclamar, entre outros. Nesse sentido, os japoneses foram considerados os mais organizados, bem-educados, quietos e satisfeitos. Em contrapartida, a pesquisa indica que os franceses – últimos colocados - não costumam dar boas gorjetas, são considerados mal-educados e não se esforçam para falar a língua local. A sondagem sugere ainda que entre os turistas que falam mais alto estão os americanos, os italianos e os espanhóis. A pesquisa aponta também que os americanos, os britânicos, os alemães e os japoneses são os turistas que costumam dar as melhores gorjetas quando estão visitando outro país.
Fonte: BBC Brasil

Arruda na Veja: Populismo e popularidade podem andar separados.

,

"É muito fácil governar sem contrariar nenhum interesse. Você não constrói nada novo, mas todo mundo te ama"

Há oito anos, José Roberto Arruda (foto) chegou ao fundo do poço político. Então líder do governo Fernando Henrique no Senado, foi flagrado no escândalo da quebra do sigilo do painel de votações e renunciou ao mandato. Em 2002, elegeu-se deputado federal e, logo depois, governador do Distrito Federal. Numa cidade acostumada a conviver com exibições grotescas de todo tipo de privilégio e desperdício de dinheiro público, o governador chegou pela contramão. Demitiu funcionários, pôs as contas em ordem, tirou camelôs e vans irregulares das ruas, enfrentou grevistas e freou um processo histórico de invasão de terras públicas. O resultado imediato e previsível: sua popularidade foi ao chão. Três anos depois, porém, Brasília dá mostras de que popularidade e populismo podem andar separados. Na última terça-feira, comemorando o resultado de uma pesquisa que atribui 74% de aprovação a seu governo, Arruda recebeu VEJA na residência oficial para uma entrevista, que pode ser conferida no site http://www.veja.com.br/ ou comprando a revista nas principais bancas de jornais da Cidade.
Fonte: Veja

Beethoven era incapaz de ter relações estáveis

,
A trajetória contraditória e complexa de Beethoven(foto), o desenvolvimento de seu gênio criativo, suas fraquezas e imperfeições, e sua luta para continuar criando após a surdez são retratados na biografia "Beethoven", escrito por Edmundo Morris (Editora Objetiva). A criação das principais obras de Beethoven é narrada paralelamente ao desenrolar dos fatos de sua vida. O leitor descobre que Beethoven vendia peças musicais para aristocratas antes mesmo de tê-las composto. E, apesar de brilhantemente inteligente, era incapaz de conter acessos crônicos de raiva. Um dos pontos altos do livro é a descrição das estratégias que Beethoven desenvolveu para continuar a escrever música durante o processo de perda da audição. A obra de 288 páginas pode ser emcontrada nas principais livrarias da cidade.
Fonte: Bol Notícias


Copa do Mundo de 2014: Participe da enquete sobre a abertura do evento

,
O hotsite do Ministério do Turismo sobre a Copa do Mundo no Brasil em 2014 foi lançado, no início de julho, no Salão do Turismo, em São Paulo. O site tem várias informações sobre palestras, encontros, seminários, debates e entrevistas com personalidades, ou seja, tudo sobre Copa no Brasil. Além disso, o Ministério do Turismo colocou a disposição dos internautas a enquete "Qual deve ser a cidade de abertura da Copa?". Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo são as cidades citadas. Participe acessando o portal http://www.copa2014.turismo.gov.br/.

Dia Mundial do Rock

,
Há exatos 24 anos, o rock mundial pegou em armas contra a fome. Não foram usadas bazucas ou metralhadoras, mas guitarras, baixos e baterias: era o festival Live Aid, organizado pelo cantor e ativista Bob Geldof — o personagem Pink do filme The Wall — para arrecadar fundos destinados aos famintos na Etiópia. Dividido entre palcos nos estádios Wembley, em Londres, e JFK, na Filadélfia, o evento reuniu um batalhão de estrelas — entre elas, Paul McCartney, Madonna, David Bowie, Queen, U2 e um Led Zeppelin reunido para a ocasião — a banda havia sido dissolvida cinco anos antes, com a morte do baterista John Bonham. Desde então, o 13 de julho é lembrado como o Dia Mundial do Rock.

Pearl Jam lança novo álbum em setembro

,
O novo álbum da banda Pearl Jam (foto), intitulado Backspacer, será lançado no Brasil em 21 de setembro deste ano. O disco tem 11 faixas inéditas e é o primeiro do selo Island, da gravadora Universal Music. Backspacer é o nono disco de inéditas do grupo e foi gravado nos estúdios da banda em Seattle, Estados Unidos. A produção do álbum é de Brendan O’Brien. A turnê do novo disco estreia em agosto, na cidade de Berlim, depois segue para Manchester, Rotterdam e Londres. Em setembro, o Pearl Jam desembarca nos Estados Unidos. Fica a torcida para que a turnê desembarque no Brasil o mais rápido possível.
Fonte: Amaury Jr.

Os Smurfs nos cinemas em 2010

,
Os Smurfs (foto) serão tema de um longa em 3D. O filme será uma realização da Columbia Pictures em parceria com a Sony Animation. O roteiro ficará a cargo de David Stem e David Weiss, que escreveram Shrek 2 e 3 e Audrey Wells, roteirista de George, o Rei da Selva. Já a produção ficará por conta de Jordan Kerner; Raja Gosnell assumirá a direção. O filme contará a origem de personagens como Papai Smurf, Smurfette e o vilão Gargamel e tem previsão de estréia para dezembro de 2010.
Fonte: Amaury Jr.

Funeral de Michael Jackson foi milionário

,
O funeral do cantor Michael Jackson, realizado na última terça-feira, dia 7, em Los Angeles, custou US$ 1,4 milhão, cerca de R$ 2,8 milhões. O valor corresponde aos gastos com segurança, organização do trânsito, equipe de limpeza e outros serviços. De acordo com informações fornecidas pela CNN, cerca US$ 1,1 milhão foi gasto com os mais de 4.000 policiais que trabalharam na segurança do Staples Center, do cemitério Forest Lawn e de outras áreas que estavam ocupadas por fãs e jornalistas. Segundo o Departamento de Polícia da cidade, os custos com este serviço serão pagos nas horas extras dos profissionais e o valor gasto foi bem menor do que o previsto, que beirava os US$ 4 milhões.
Fonte: Antena 1

Funarte lança editais de incentivo cultural

,
A Funarte está com vários editais abertos até o dia 13 de agosto de 2009. Ao todo, serão contemplados 86 projetos culturais, com um investimento superior a R$ 2,4 milhões. Os projetos com editais abertos são: Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2009, Bolsa Funarte de Produção Crítica e o Bolsa Funarte de Criação Literária. Além disso, a Funarte prorrogou o prazo de inscrições do projeto Pauta Funarte de Música 2009, que seleciona artistas para a programação musical das salas Sidney Miller (Rio de Janeiro), Guiomar Novaes (São Paulo), Cássia Eller (Brasília) e Funarte MG (Belo Horizonte). Entenda o que é cada projeto, os editais, fichas de inscrição e outras informações no site www.funarte.gov.br. Os interessados em concorrer podem enviar seus projetos até o dia 8 de agosto.
Fonte: Correio Braziliense

Agenda Corrente Juventude

,
Deus e o Diabo no Bar da Esquina - De 04 de junho a 02 de agosto. De quinta a sábado, às 21h e domingo, às 20h. O assassinato de um dos sócios de uma bem sucedida empresa, planejado por seu parceiro, é o ponto de partida de um intrigante encontro entre Deus e o Diabo, os únicos cientes de que o crime acontecerá no bar da esquina. Deus incorpora a vítima, Constantino, e o Diabo incorpora o algoz, Valdemar. A partir daí, inicia-se o embate entre Eles, sobre a possibilidade de se evitar ou não o assassinato. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Informações: 3443-0606. Evento não recomendado para menores de 16 anos. Teatro Goldoni

Maria Antonieta - Dia 10 de julho, sexta-feira, às 20h30. A cantora cubana Maria Antonieta se apresenta pelo projeto Clube da Música. O pianista cubano Julio Cesar Rios acompanha a cantora. Entrada gratuita. Evento livre para todos os públicos. Shopping Flórida Mall

C.Jay Ramone
- Dia 10 de julho, sexta-feira, às 22h. C.J. Ramone, ex-baixista de lendária banda de punk Ramones, faz show pela primeira vez na capital. A brasiliense Super Stereo Surf e o DJ Montana completam a programação da noite. Ingressos a R$ 70 (inteira, 2º lote) e R$ 35 (meia, 2º lote). Evento não recomendado para menores de 18 anos. Arena Futebol Clube

Samba da Minha Terra - Dia 10 de julho, sexta-feira, às 22h30. Shows de Wilson Simoninha e Jair Oliveira. Pegada Black e o DJ Maffra também animam a noite. Ingressos a R$ 40 (inteira, primeiro lote). Evento não recomendado para menores de 16 anos. Mercado Alternativo

Nice Dreams - Dia 10 de julho, sexta-feira, às 22h. A terceira edição da festa terá 12 horas de música com Salve Jorge, o africano Headroom e Percussion Brothers meets, dentre outras atrações. Ingressos a R$ 15, os cem primeiros. Evento não recomendado para menores de 18 anos. Castelo Encantado Chandon

Jovem que "chamou atenção" de Obama é brasileira de 17 anos

,
É brasileira a jovem que atraiu a atenção de Barack Obama e Nicolas Sarkozy ontem, durante encontro de líderes do G8 (grupo dos oito países mais desenvolvidos do mundo e a Rússia) e adolescentes de 14 países reunidos pelo Unicef. Agências de notícias internacionais divulgaram uma foto em que Obama vira a cabeça para olhar Mayara Tavares, 17 anos, uma das representnates do Brasil na J8 (Cúpula Júnior 8), que reuniu 56 adolescentes, com o objetivo de dar visibilidade a sua opinião sobre as questões discutidas pelos chefes de Estado. De acordo com o portal do Unicef, Mayara, do Rio de Janeiro, representou o Brasil no encontro junto com Rosicléia da Silva, Fagner Moreira Lima e Santiago Plata Garcês. O J8 acontece em Roma, e se estende um pouco mais do que o G8, até o próximo domingo. Além dos adolescentes dos países que compõe o bloco de nações mais ricas do planeta, representantes da África do Sul, China, Egito, Índia, México e Brasil participam do encontro do J8. Todos têm idades entre 14 e 17 anos. Segundo o Unicef, os jovens brasileiros foram selecionados por fazerem a diferença em suas comunidades. O J8, que acontece desde 2005, discute os mesmos temas do G8 - mudanças climáticas, crise econômica e pobreza na África -, mas com um enfoque no impacto destes problemas na vida das crianças e adolescentes.
Fonte: Redação Terra/Foto Reuters

Travesti envolvida em escândalo do jogador Ronaldo morre em São Paulo

,
André Luiz Ribeiro Albertini que ficou conhecido como a travesti Andréia após um escândalo com o jogador Ronaldo morreu nesta quinta-feira (9), em Mauá, São Paulo. Ele tinha 22 anos e foi diagnosticado com pneumonia e meningite. O enterro está marcado para hoje. A mãe de Albertini, dona Sônia Maria Ribeiro, informou que Andréia estava deprimida e não atendia aos telefonemas dela. Dona Sônia ainda conta que ela estava morando em um flat em São Paulo e que não estava acostumada com o frio. No domingo (5), ela foi a São Paulo e levou a filha que estava debilitada para casa, em Mauá. Na terça-feira (7), Andréia sofreu uma convulsão e foi encaminhada ao hospital em coma. De acordo com a mãe da travesti, o médico informou que o estado de Andréia era grave e que se ela sobrevivesse, ficaria em estado vegetativo.
Fonte: Da redação do Clicabrasilia.com.br, com agências

Campanha Política vai movimentar a internet em 2010

,
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira novas regras para o processo eleitoral, permitindo a propaganda de candidatos por meio da internet e o uso eleitoral de ferramentas da web, como blogs, e redes sociais, como o Twitter e o Orkut. As mudanças ainda precisam ser confirmadas pelo Senado Federal e devem passar a valer nas eleições de 2010. Apesar da liberação da propaganda eleitoral online, sites e portais não poderão declarar apoio a um candidato específico, prática atualmente permitida a veículos de mídia impressa, ou divulgar propaganda paga na internet. As proibições englobam ainda a vedação de se divulgar campanhas em sites oficiais ou da administração pública e de se veicular publicidade eleitoral em sites de pessoas jurídicas, mesmo que gratuitamente. Pelo texto aprovado pela Câmara dos Deputados, portais de internet poderão promover debates entre os candidatos desde que tenham a anuência de dois terços deles em eleições majoritárias (governador e vice, presidente da República e vice, senador e prefeito e vice) e de dois terços dos partidos políticos para pleitos proporcionais (deputados estaduais, distritais e federais e vereadores). Atualmente, a campanha na internet é restrita. Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que os candidatos façam campanha apenas por meio de um site destinado para as eleições, sob o domínio ".can.br". Dois dias antes das eleições, os políticos tinham que tirar a página do ar. O texto da reforma política prevê que os candidatos possam pedir votos em suas páginas pessoais, sites de relacionamentos, MSN, blogs e twitter, entre outros.
Ficha suja
Outro ponto polêmico do conjunto de regras eleitorais aprovado nesta quarta é a garantia que candidatos condenados pela Justiça possam concorrer a cargos eletivos, desde que ainda caibam recursos no processo. A concessão de registro está garantida inclusive em processos abertos na Justiça Eleitoral e nos tribunais de contas.
Fonte: Terra

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
Nesta quinta-feira (9), a partir das 22h, no Gate's Pub (403 Sul), vai rolar a festa "Battle Royale" com os DJs Montana, Smash Bros e Marcos Pinheiro (Cult 22).

Neste domingo (12), a partir das 9h, no estacionamento 7 do Parque da Cidade, vai acontecer uma partida de futebol de confraternização organizada por alguns roqueiros da cidade.

Também nesta quinta-feira (9), a partir das 20h, é dia de Açougue Cultural T-Bone (312 Norte). Show com a banda brasiliense Brazilian Blues Band (foto) e um bate-papo literário com a escritora carioca Heloisa Seixas.

O programa Papo Firme, que vai ao ar toda quinta-feira, das 2oh às 22h, pela Rádio Cultura FM (100,9), vai sortear hoje (9) ingressos para o show do CJ Ramone.

Saiu a programação da Parada Gay de Brasília 2009

,
A Associação da Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Simpatizantes (LGBTS) de Brasília divulgou oficialmente a programação da 12° edição do evento. Haverá muitas festas, mostra de filmes e debates entre 5 e 19 de julho. De 14 a 17 de julho, será realizada uma mostra de filmes de temática LGBT. A diferença deste ano em relação aos anteriores é a maior presenta de documentários. Na sexta-feira (17), haverá debate específico sobre o tema da parada deste ano, que é Jovens LGBT: inclusão e cidadania. Dentre os temas abordados estarão o bullying (prática discriminatória feita por estudantes contra outros), saúde e a cobrança de ações efetivas do governo distrital com foco neste público. Mais tarde, será a vez da Festa Babaloo! Girl Power, na boate Blue Space. No sábado (18), a grande atração é a festa oficial da parada, a Fun Federal Pride IV. No domingo (19), enfim, ocorre a 12° Parada do Orgulho LGBTS de Brasília. A concentração será feita a partir das 14h30, na altura da 111 Sul, no Eixão. Uma novidade deste ano será a festa pós-parada Sunset Pride, no Bay Park.
Fonte: Parou Tudo

UnB adia divulgação do resultado

,
A Universidade de Brasília (UnB) adiou para o dia 17 de julho a publicação da lista dos aprovados do segundo vestibular deste ano. O adiamento foi motivado pelo aumento no número de cursos e vagas desta edição do exame. A relação dos aprovados estará disponível para consulta às 17h e será afixada nos Campus Darcy Ribeiro, de Ceilândia, Gama e Planaltina. O resultado também será divulgado pelo site www.cespe.unb.br/vestibular. Os aprovados, em primeira chamada, devem fazer suas inscrições nos dias 23 e 24 de julho, das 8h30 às 11h ou das 14h às 17h.

Cerveja faz bem após exercícios

,
Um estudo científico comprovou que consumir cerveja depois da prática de esportes é bom para o organismo. Segundo Joan Ramóm Barbany, professor de Fisiologia do Exercício da Universidade de Barcelona, na Espanha, a cerveja é uma bebida "eficaz" pela "alta presença de elementos antioxidantes", que ajudam a reduzir dores musculares e a fadiga. O estudo, chamado "idoneidade da cerveja na dieta equilibrada dos esportistas", foi apresentado ontem na cidade de Alicante, Espanha, por ocasião dos Jogos Mundiais de Medicina e Saúde. Se beber, não dirija! Procure o médico antes de adotar qualquer dieta para a prática de atividade física.
Fonte: Jornal de Brasília

Outdoor 'chora' em dia chuvoso para alertar sobre estradas molhadas

,
Uma campanha publicitária na região de Papakura, ao sul de Auckland, maior cidade da Nova Zelândia, usa como alerta a motoristas outdoors com rosto de um menino que começa a "sangrar" cada vez que chove, ilustrando os perigos de ignorar estradas molhadas. Os outdoors da campanha possuem sensores que jorram um líquido vermelho logo que começa a chover. Assim que o sol volta, o cartaz retorna ao normal automaticamente. A propaganda avisa aos motoristas: "Chuva muda tudo. Por favor dirija de acordo com as condições climáticas". Apesar de chocante, o Conselho do Distrito de Paparuka diz que a campanha surtiu efeito. Desde que começou, na Páscoa - tradicionalmente a época do ano com mais mortes de trânsito devido aos feriados longos e a temporada de chuvas fortes - ninguém sofreu acidentes fatais. "No outono as condições das estradas mudam e pedimos aos motoristas dirigirem com muito cuidado", disse o inspetor de polícia Heather Wells à mídia neozelandesa. A campanha publicitária, criada pela agência Colenso BBDO, foi recentemente premiada pelo Festival Publicitário Internacional de Cannes.
Fonte: Globo.com/BBC



Elizabeth Taylor se recusa a participar do funeral de Michael Jackson

,
A atriz Elizabeth Taylor (foto), vencedora de dois prêmios Oscar, disse, nesta segunda-feira (6), que não quer participar da homenagem pública a seu amigo íntimo Michael Jackson, por considerar o evento um "circo". Taylor rejeitou o convite para fazer parte da grande cerimônia, que acontece nesta terça (7), a partir 14h (horário de Brasília), em Los Angeles, em honra a Michael. "Me pediram que falasse no Staples Center. Não posso ser parte de um circo público. E não posso garantir que diria algo coerente", afirmou a artista, que era muito próxima ao "rei do pop". "Não acho que Michael quisesse que compartilhasse minha dor com milhões de pessoas. Como me sinto, é algo entre nós, não um evento público. Disse que não iria ao Staples Center e certamente não quero chegar a fazer parte de isso. Amava-o demais", disse Elizabeth Taylor, de 77 anos.
Fonte: Terra

Lázaro Ramos será embaixador da UNICEF

,
Mais um brasileiro será nomeado embaixador do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Depois de Renato Aragão, Daniela Mercury e da personagem de histórias em quadrinhos Mônica, de Maurício de Sousa, o ator Lázaro Ramos (foto) receberá o título nesta quarta-feira (08), durante cerimônia no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro. Lazáro terá a função de atuar na defesa dos direitos das criançsa e dos adolescentes no país.A nomeação do novo embaixador será feita pela representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier.
Fonte: Amaury Jr.

Brasil é bicampeão Mundial Master de Basquete

,
A Seleção Brasileira Masculina Master de Basquete (jogadores de 35 a 40 anos) conquistou neste domingo (5), na República Tcheca, o bicampeonato mundial ao vencer a forte equipe da Rússia por 80 a 77. Vale ressaltar que o Brasil foi campeão invicto. O armador Espiga, do Joinville, e o ala Rogério, do Franca, que estavam disputando o playoff do Novo Basquete Brasil (NBB), ajudaram a equipe brasileira na conquista do mundial. Em 2007, em Porto Rico, o Brasil venceu os donos da casa na final. Fica a nossa torcida para que o basquete brasileiro se fortaleça em todas as categorias. Queremos ver o Brasil nas olimpiadas!

O Brasil é um país de milionários

,
O relatório World Wealth Report, elaborado pelo banco Merrill Lynch Global e pela consultoria Capgemini, apontou que os ricos foram drasticamente afetados pelos efeitos da crise financeira internacional. Segundo estudo divulgado na última semana, o número de milionários caiu 14,89% em 2008 (o estudo classifica como milionários os que possuem riquezas que variam de US$ 1 milhão a US$ 30 milhões). No mundo, 8,6 milhões de pessoas se enquadram nessa condição – é o menor patamar em quatro anos. Nesse cenário, o clube dos milionários brasileiros também encolheu 8%, totalizando agora um universo de 131 mil. No entanto, como a queda brasileira foi inferior à média mundial, pela primeira vez o Brasil figura na lista dos dez países que mais concentram milionários, superando a Espanha e a Austrália. Estados Unidos, Japão e Alemanha ocupam os três primeiros lugares e têm 54% dos ricos do mundo, seguidos de China, Reino Unido, França, Canadá, Suíça e Itália.
Fonte: Amaury Jr.

Prêmio Imprensa Embratel

,
O 11º Prêmio Imprensa Embratel fará a festa de entrega do troféus no dia 11 de novembro, no Canecão, Rio de Janeiro. A festa reunirá todos os finalistas para uma das maiores premiações do jornalismo brasileiro. O prêmio, que é nacional, reconhece e estimula a produção de reportagens sobre os grandes temas nacionais, veiculadas em toda as mídias, que representem uma efetiva contribuição para a inclusão social e a promoção do desenvolvimento sustentável, gerando cidadania e uma radiografia realista e construtiva do Brasil. O prazo final de inscrições vai até o dia 8 de agosto e podem concorrer repórtagens veiculadas no período de junho de 2008 a maio de 2009. Para tirar as dúvidas e ter acesso à ficha de inscrição e ao regulamento é só acessar o portal www.premioimprensaembratel.com.br.

Festival de Inverno agora é evento do Calendário Oficial do GDF

,
A terceira edição do Festival de Inverno de Brasília (FIB) reuniu, na sexta (3) e sábado (4), cerca de 20 mil pessoas que puderam conferir os animados e empolgantes shows do Biquini Cavadão, com direito a participação do plebeu Philippe Seabra, e do Ultraje a Rigor. Aliás, os integrantes do Ultraje vieram de ônibus. Todos fizeram companhia ao vocalista Roger Moreira, que não entra em um avião desde 1995. Voltando às atrações que passaram pelo FIB. Podemos citar o profissionalismo do "nada romântico" Lulu Santos, que brindou o público com um show tecnicamente perfeito e recheado de grandes sucessos. Lulu só não deu muita bola para a imprensa e os fãs. Se carisma tem nome, esse nome é o esforçado Sérgio Loroza e os seus Madureiras. Loroza usou todo seu poder de comunicação e fez um show animado que agradou o público. E o que falar da excelente banda carioca Black Rio (foto). Apesar de ter sido um tributo a muitos nomes que influeciaram o grupo, o show agradou a todos. Vale lembrar que o Black Rio, formado nos anos 70, é um grupo quase que desconhecido do grande público brasiliense, mas faz um grande sucesso no eixo Rio-São Paulo e na Europa. No Geral, o FIB tem sido um grande sucesso, se compararmos com as edições anteriores. A mudança de local - saiu da Hípica e foi para o estacionamento do Mané Garrincha - foi fundamental para que o evento ganhasse a simpatia e o respeito do exigente público brasiliense. Além disso, o festival ganhou um grande reforço do Governo do Distrito Federal. O Governador José Roberto Arruda sancionou o decreto que torna o Festival de Inverno de Brasilia evento do Calendário Oficial do GDF. O decreto facilitou, e muito, a captação de recursos.
Hoje é dia de Nando Reis e Jota Quest
Hoje (5) os organizadores esperam o maior público do festival. Cerca de 15 mil pessoas são esperadas para as apresentações do ex-Titãs Nando Reis e dos mineiros do Jota Quest. Além disso, o Palco Brasília recebe o Di Boresti e Magoo. Os portões da arena serão abertos às 18h.