1ª Caminhada por um Brasil Sustentável

,
































Brasília Legal é Sem Poluição Visual

,
Ajudem a cuidar do nosso Distrito Federal e de Brasília! Brasília é uma cidade linda e nós temos que ter o direito a paisagem da única cidade do século eleita Patrimônio Cultural da Humanidade. É preciso que a população de bem e que pensa nas futuras gerações da nossa cidade digam NÃO a todo o tipo de propaganda irregular e clandestina. Acessem e sigam o Blog Brasília Legal é Sem Poluição (www.bsblegal.blogspot.com) Visual e também o Twitter @bsblegal (www.twitter.com/bsblegal). Você pode ajudar enviando fotos de faixas nos canteiros e vias públicas, cartazes e panfletos colados em postes de iluminação pública e paradas de ônibus para o e-mail brasilialimpalegal@gmail.com.

DIA MUNDIAL SEM TABACO 2010

,
O DIA MUNDIAL SEM TABACO 2010, que será comemorado nesta segunda-feira (31), terá como alvo as mulheres. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos são causadas pelo consumo de tabaco. O objetivo do DIA MUNDIAL SEM TABACO 2010 é alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco usa para atingir o público feminino e os males que o cigarro causa à saúde e ao meio ambiente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mulheres hoje são o principal alvo da indústria do tabaco. Segundo a OMS, o cigarro mata por ano mais de 5 milhões de pessoas - entre as quais, 1,5 milhão de mulheres. Se não forem tomadas medidas urgentes, alerta a OMS, o uso do tabaco poderá matar mais de 8 milhões de pessoas até 2030, dos quais 2,5 milhões serão mulheres. A maior incidência será entre as de baixa renda.
 ALERTA:  O MUNDO TEM 1 BILHÃO DE FUMANTES
Atualmente, o mundo tem 1 bilhão de fumantes - entre eles, 200 milhões de mulheres. De acordo com a OMS, enquanto o tabagismo cai entre os homens, em alguns países aumenta o número de mulheres fumantes. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2008, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, mostra que no Brasil o tabagismo está caindo. Entretanto, a queda é menor entre as mulheres do que entre os homens.
Fonte: Ciência & Saúde 

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* Atenção, torcedor brasiliense! Neste final de semana temos o compromisso de torcer pela nossa cidade. A equipe de basquete do Universo Brasília recece o Flamengo para dois jogos no Ginásio Nilson Nelson. O primeiro confronto acontece hoje (28), às 21h. As segunda partida será no domingo (30), às 11h. Duas vitórias em Brasília significam uma grande vantagem rumo ao Bicampeonato Brasileiro de Basquete e o primeiro título do Novo Basquete Basquete (NBB). É importante que a torcida brasiliense lote o Ginásio Nilson Nelson e faça a diferença.

* Neste domingo (30), das 10h às 19h, na Pista de Bicicross do Guará 2 ( ao lado do Teatro de Arena), acontece a Copa Guará de Bicicross. O evento faz parte do Brasília Games.

* Na próxima quarta-feira (2 de junho), às 19h, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), acontece uma Audiência Pública para Debater a Situação dos Músicos de Brasília. A proposta é do deputado Raimundo Ribeiro.

* Neste sábado (29), a partir das 19h, na Praça Central da Vila Planalto, será exibido a primeira edição do filme "Janelas da Vila". O evento faz parte do projeto "Brasília Outros 50 - Candangas Tradições". Participações especiais da cantora Célia Porto, do sambista Marcelo Sena, o multinstrumentista Manassés e do cantor Geraldo Azevedo (foto).

MPDFT lança projeto "Escola: tô dentro"

,
Manter os adolescentes em conflito com a lei, que estão cumprindo medidas socioeducativas, na escola é o objetivo do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) com a implantação do projeto "Escola: tô dentro". Os Promotores de Justiça Anderson Pereira de Andrade, de Defesa da Infância e da Juventude, e da Ceilândia, Irênio da Silva Moreira Filho, assinaram o Termo de Cooperação Técnica para a implantação do projeto com as Secretarias de Justiça, Educação e de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF, e os Conselhos Tutelares da Ceilândia. Segundo o Promotor de Justiça Anderson Pereira, apenas 20% dos adolescentes em liberdade assistida frequentam a escola. "O objetivo do projeto é reintegrá-los socialmente. Geralmente, quando o adolescente comete um ato infracional já está fora da escola. O retorno não é fácil devido à defasagem educacional que acaba resultando em problemas de disciplina", explica. O Secretário de Educação, Marcelo Aguiar dos Santos Sá, destacou que "o fato de um jovem ter cometido um ato infracional não pode ser motivo para discriminação". Ceilândia foi escolhida para iniciar o projeto por ser o local do DF onde há mais jovens em liberdade assistida, cerca de 300 adolescentes. No entanto, a expectativa é expandir o projeto para outras regiões do Distrito Federal. O Blog Corrente Juventude gostaria de sugerir ao MPDFT uma parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para implantação de programas para inclusão digital nas escolas e nos Centros de Medidas Socioeducativas. Saiba mais sobre o projeto no site http://www.mpdft.gov.br/.
Fonte: Comunicação Social/MPDFT


UnB altera as datas do 2º Vestibular 2010

,
Houve mudança nas datas do 2º Vestibular 2010 da Universidade de Brasília (UnB) por causa de um jogo do Brasil na Copa do Mundo. As provas, antes marcadas para os dias 19 e 20 de junho, foram remarcadas para os dias 17 e 18 de julho.Os locais e horários de realização do exame serão divulgados em 8 de julho. As inscrições para o vestibular serão aceitas até 30 de maio pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/2vest2010. É preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). A taxa de inscrição custa R$ 80,00. Os candidatos que não tiverem acesso à internet podem ir a um dos campi da UnB, no horário de 10h às 17h (exceto sábado, domingo e feriado), onde serão disponibilizados computadores para efetuar a inscrição. As provas de habilidades específicas também serão aplicadas em novas datas. Os candidatos serão avaliados entre os dias 3 e 5 de julho. Os resultados serão divulgados em 21 de julho. A revisão das provas poderá ser solicitada entre os dias 22 e 23 de julho. O resultado final está previsto para 4 de agosto. Muitos estudantes ficaram chateados com a mudança.

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* Se você pretende dar boas gargalhadas não pode perder nesta quinta-feira (27), às 21h, no Teatro dos Bancários (314/315 Sul), o espetáculo de improviso "Qual é o seu pedido?", da Cia de Comédia Anônimos da Silva. A peça se passa dentro de um restaurante, onde os seis comediantes e a platéia construirão um novo espetáculo. Não recomendado para menores de 14 anos.


* O violeiro Roberto Corrêa e o rabequeiro Siba (foto) são as atrações do projeto "Todos os Sons" deste domingo (30), a partir das 17h, no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul). Além de músicos, Corrêa e Siba são pesquisadores da cultura popular brasileira e aproveitam o projeto para lançar o CD "Violas de Bronze".

* O movimento "Brasília Legal é Sem Poluição Visual" tomou conta do Distrito Federal. Agora, os organizadores criaram um blog e um e-mail específico para a campanha. Para saber detalhes é só acessar o blog http://www.bsblegal.blogspot.com/. Para entrar em contato ou mandar fotos dos sujões é só enviar mensagem para brasilialimpalegal@gmail.com. No twitter é só acessar www.twitter.com/bsblegal. Participe e ajude a cuidar mais da nossa cidade.

Hoje (24) é o Dia Nacional do Café

,
No dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café. A maior parte das pessoas aprecia um cafezinho, seja ele coado, expresso ou instantâneo. Pode ser depois do almoço, de manhã ou à tarde, simplesmente para dar um break no trabalho. Pensando nesse dia especial, o site de entretenimento R7 consultou a barista e mestre de torra Isabela Raposeiras, que deu algumas dicas para preparar café em casa:
1 - Preste atenção no rótulo. Se há o nome da fazenda, é sinal de que se trata de um café de alta qualidade..
2 - Moa os grãos na hora. As substâncias responsáveis pelos melhores aromas e sabores de café oxidam 20 minutos após a moagem..
3 - Use água mineral, pois ela não contém cloro, que destrói os óleos essenciais do café. Á água da torneira, mesmo que fervida, mantém altos teores de cloro. Os filtros que usam carvão ativado também são legais.
O Blog Corrente Juventude também gostaria de indicar o Blog Café & Conversa para quem gosta de um bom bate-papo, boa música e café, os melhores, é claro! Acesse http://www.cafeconversa1.blogspot.com/

Festival República Blues 2010

,
Acontece em Brasília nos dias 28, 29 e 30 de maio, no Complexo Cultural da Funarte e no Teatro de Arena do Cave (Guará 2), o Festival República Blues 2010, que entrou definitivamente para a rota dos grandes festivais de blues do Brasil. O festival vai trazer para nossa capital grandes nomes do blues nacional e internacional. Já estão confirmadas as presenças do guitarrista americano Stanley Jordan (foto), Cyndy Blackman (ex-baterista do Lenny Kravitz), Delmar Brown & Blackcbyrd Mc Knight (EUA), Armando Macedo, Nuno Mindelis, Another Blues Band, Geriatric Blues Band e muito mais. A programação inclui ainda workshops, palestras e oficinas gratuitas em escolas públicas. Mais informações no site http://www.festivalrepublicablues.com.br/

30 anos de Pac- Man

,
Alguém se lembra do histórico jogo de videogame Pac-Man? Principalmente para os que têm mais de 30 anos, o mítico jogo é inesquecível! Pois é, o Google está comemorando o aniversário de 30 anos do Pac-Man e transformou o logotipo do ícone jogo dos anos 80 em um jogo de fliperama, onde os usuários do buscador poderão relembrar como foram as primeiras partidas interativas. Em um nota de imprensa, o Google explica que este doodle é o primeiro interativo. Os internautas poderão desfrutar das corridas do Pac-Man, no qual estão presentes os clássicos fantasmas Inky, Blinky, Pinky e Clyde e 255 níveis do jogo. Além disso, o Google recriou os defeitos que o jogo tina quando foi lançado no mercado, em 22 de maio de 1980. SENSACIONAL!

Rapidinhas do Corrente Juventude

,

*  Hoje (21), a partir das 22h, no Gate's Pub (403 Sul), acontece mais uma noitada do Festival Martelada. Show com as bandas Trampa (foto), Velhos e Usados, Rinocerontes (RS) e Dom Capaz (MG).

* Neste domingo (23), a partir das 17h, no Circo Voador (Lapa/RJ), acontece a seletiva carioca do Festival Porão do Rock. Serão 8 bandas concorrendo a 1 vaga na ediçaõ 2010 do festival brasiliense, considerado um dos mais importantes do país. Participações especiais de Rodrigo Santos, Trampa, Raimundos e Autoramas.

*Vem ai o Marreco's Fest 2010! A nona edição do maior festival de heavy metal do Centro-Oeste acontece no dia 19 de junho, no Camping Show. Tim Rippen Owens (EUA), Almah (SP), Sarcasmo (MG), Slug e Dark Avenger são algumas atrações já confirmadas. Mais informações no site http://www.marrecosfest.com.br/

* A banda brasiliense Di Boresti (foto) lança seu primeiro CD, "Bem Vindo ao Meu Mundo", no próximo dia 29 de maio (sábado), a prtir das 16h, no Espaço Floresta (Galeria dos Estados). Participações especiais das bandas Trampa, Rocan, Amanita, Brown-há, Combustão e Hakkazona.

* Stand Up Comedy com Edinho "Pretinho Básico", um dos criadores do show de improviso "Qual o Seu Pedido". Neste sábado (22), às 21h, e domingo (23), às 20h, no Colégio CECAN (Candanguinho - 303/304 - Sudoeste).

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* O presidente de Portugal Aníbal Cavaco Silva, católico praticante, promulgou  a Lei do Casamento Homossexual, aprovada no começo do ano. A lei foi promulgada no ultimo dia 17 de maio, mesmo dia em que se comemora o Dia Mundial contra a Homofobia.
 
* Hoje é dia do Programa Papo Firme, das 20h às 22h, pela Rádio Cultura FM (100,9). O Papo Firme vai receber o publicitário Sérgio Diniz (Painel Brasil), a banda brasiliense SÃO TRÊS, o Administrador do Parque do Guará Ezechias Heringer, José Carlos Oliveira, e a galera do Twitter que abraçou a campanha "Brasília Legal é Sem Poluição Visual".
 
* Nesta sexta (21), a partir das 21h, no Velvet Pub (102 Norte), show com a sensacional banda goiana Black Drawing Chalks (foto).
 
* Hoje (20), a partir das 19h, no Açougue Cultural T-Bone (312 norte), acontece o lançamento do livro "50 anos em seis - Brasília, Prosa e Poesia", de Nicolas Behr, Pedro Biondi, Fernanda Barreto, José Rezende Jr., André Giusti e Liziane Guazina.
 
* O pianista Felipe Viegas é o convidado de hoje (20), a partir das 19h, do projeto "Jazz e Lounge", do Balaio Café (201 Norte). O pianista estará acompanhado dos músicos Marcus Moraes (violão/guitarra), Eduardo Belo (baixo) e Stive Marta (bateria).

* Se você quer divulgar seu evento ou sugerir uma pauta para o Blog Corrente Juventude é só enviar e-mail para correntejuventude@gmail.com. Para o Programa Papo Firme o e-mail é programapapofirme@gmail.com.

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* Atenção roqueiros de plantão! Podem acreditar! A banda alemã SCORPIONS (foto) estará em Brasília, no dia 22 de setembro, no Ginásio Nilson Nelson. IMPERDÍVEL!!!

* O presidente Lula vai anunciar um pacote de medidas para combater o uso de drogas no país. O plano nacional, que será apresentado aos prefeitos de todo o país na quinta-feira, envolve três ministérios, a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e terá como um dos focos principais o consumo do crack, que teve um aumento substancial, principalmente entre jovens. É bom que se faça algo mesmo e que não fique só no papel! O crack está destruindo familias em todas as classes sociais. É engano pensar que o crack é uma droga de quem vive nas ruas! É uma droga pesada e se o usuário não for tratado a tempo os danos são irreversíveis.

* O Cena Contemporânea (Festival Internacional de Teatro de Brasília), que acontecerá de 24 de agosto a 5 de setembro, convoca grupos locais para a seleção dos espetáculos que integrarão sua programação. Para participar, os grupos teatrais devem enviar suas propostas até o dia 21 de maio para o e-mail cenacontemporanea2010@gmail.com.


Correio Braziliense destaca a campanha "Brasília Legal é Sem Poluição Visual" - Twitter contra as faixas irregulares

,

   Saiu hoje no Correio Braziliense:   Incomodados com as faixas irregulares que poluem o visual das ruas do Distrito Federal, conforme o Correio mostrou na edição do último domingo, alguns brasilienses resolveram usar a tecnologia para fazer a diferença. Um grupo de frequentadores da rede social Twitter lançou a campanha Brasília Legal é Sem Poluição Visual. A proposta, liderada pelo jornalista, músico e historiador Luciano Lima, 39 anos, que apresenta um programa semanal em uma rádio da cidade, é coletar o máximo de flagrantes dos tais anúncios que tanto incomodam e depois divulgá-los à sociedade. “A cidade fica feia, suja, dá um aspecto de Terceiro Mundo”, avalia Lima.
      A campanha surgiu há uma semana, quando o jornalista usou seu microblog no Twitter para criticar a grande quantidade de sujeira acumulada nas ruas durante o Dia Das Mães e o aniversário do Guará, cidade em que vive. De acordo com Lima, alguns pré-candidatos a vagas eletivas já se comprometeram a não sujar mais o espaço urbano com propagandas irregulares e chamativas, pois entenderam que a tendência é a perda de votos. “São eles (políticos) e os microempresários que mais poluem as cidades”, ressalta. Em setembro, o idealizador do movimento pretende divulgar a relação completa de todos os responsáveis pelas faixas flagradas. “A idéia é servir de alerta para o período eleitoral”, explica.
       Até ontem, 20 pessoas haviam se comprometido a apoiar a iniciativa, e a tendência é que esse número cresça, já que os seguidores do grupo de Luciano Lima, batizado de Papo Firme, estão encaminhando (ou retuitando) a ideia aos seus próprios seguidores, que devem reencaminhar às suas redes de relacionamento e assim por diante. O nome da campanha foi escolhido pela internauta Alexandre Soca. A estudante Jéssica Macedo, 20 anos, é outra frequentadora da comunidade virtual que se empolgou com a ideia. Seguidora da Papo Firme, ela se considera twitteira “frenética” e gostou da ideia de tentar banir das ruas os empresários e políticos responsáveis pela poluição visual. “A cidade já não é turística, está cheia de obras para todos os lados. Com essas faixas, a situação fica ainda pior”, reprova.
       Outra vantagem do esforço coletivo, aponta ela, é que cada um poderá monitorar a situação na sua própria comunidade. Moradora de Vicente Pires, Macedo afirma que sua vizinhança não é das piores neste quesito, e pretende voltar suas preocupações ao lugar que considera mais poluído pelas faixas: o Guará. “Ainda não fotografei nada por lá, mas pretendo começar ainda esta semana”, revela. A. matéria completa pode ser lida no site http://www.correiobraziliense.com.br/
* A matéria é da jornalista Mariana Moreira e a foto do Adauto Cruz





12ª edição da Jornada Brasileira de Qualidade de Vida

,
Entre os dias 26 e 28 de maio, o Instituto Brasileiro de Qualidade de Vida (IBQV) realizará, em Brasília, a 12ª edição da Jornada Brasileira de Qualidade de Vida. Este ano, o evento terá como tema “Saúde, Qualidade de Vida e Direitos Humanos: Reflexões para a Construção da Cidadania”. O objetivo é estimular a reflexão e a criação de uma consciência sobre qualidade de vida e bem-estar em todos os âmbitos da existência dos indivíduos e da sociedade. Em 2010, o evento inspira-se no artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas as outras com espírito de fraternidade”. Mais informações no site http://www.ibqv.com.br/

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* Você conhece o Orquidário do Parque Ezechias Heringer, no Guará 2? Inaugurado no começo do mês de maio, o Orquidário do Parque do Guará já conta com um acervo de mais de 40 espécies de orquídeas. Uma campanha entre os moradores e orquidófilos pretende aumentar o acervo e catalogar todas as espécies encontradas no Parque e em outras regiões do país. O Orquidário fica na entrada do Guará 2 (Via Park Shopping), ao lado da casa de madeira que abriga a Administração do Parque Ezechias Heringer.

* Um pesquisa do Instituto O&P Brasil indica que o brasiliense aprova a proposta que tramita no Congresso Nacional e na Câmara Legislativa do DF propondo a eleição dos administradores regionais. No levantamento feito, o instituto revelou que 81,5% dos entrevistados são a favor da proposta que continua tramitando nas duas casas.

* Já está correndo há duas semanas no twitter a campanha "Brasília Legal é Sem Poluição Visual". O objetivo da campanha é denunciar políticos e empresários que colocam faixas e placas de propaganda  nos canteiros e vias públicas do Distrito Federal. Gostariamos de lembrar que os anúncios em áreas públicas são irregulares. A idéia é divulgar os nomes dos sujões em setembro e dezembro deste ano. www.twiter.com/papofirme. Vale lembrar que fizemos uma campanha pelo twitter para escolher o slogan e o ganhador foi o twitteiro @alexandresoca. Como você pode ajudar? Tire uma foto do sujão e envie para o e-mail correntejuventude@gmail.com. Só vamos divulgar se houver o registro/foto que comprove a propaganda irregular. Já recebemos por e-mail 15 fotos.

Violência gratuita e covarde!

,
Hoje fui pego de surpresa com uma imagem que me deixou revoltado e chocado. Assisti em uma reportagem de TV um colega dos tempos de universidade, e que há tempos não via, sendo espancado por jovens de classe média de Brasília. O motivo da covardia: Anísio Oliveira Lemos (foto/Roberto Audy) teria ido reclamar do forte barulho que jovens estavam fazendo em uma loja de conveniência, localizada em posto de gasolina. Oficial da Aeronáutica, Anísio teve a cabeça batida contra uma pilastra, levou diversos socos e foi jogado contra o vidro da portaria. Infelizmente, esse é o comportamento de alguns jovens da cidade. Mas lhes faltam bandeiras? Aonde está a familia, cada vez mais distante da educação de seus filhos. Os jovens de hoje escutam música ruim e descartável, têm o computador e a bebida como melhores amigos e não têm nenhuma noção de cidadania e respeito ao próximo. Estamos vivendo a geração que precisa se impor e levar vantagem em tudo. Muitos pais estão dando esse tipo de educação a seus filhos. No site Clica Brasília a informação é de que um dos agressores é o próprio dono do posto de gasolina, Daniel Costa. 

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* Atenção, torcida brasiliense! Hoje é dia de fazer aquela corrente positiva para o time do Universo/BRB/Brasília na quinta e última partida do playoff semifinal. Uma vitória do Universo garante a vaga na final do Novo Basquete Brasil (NBB), contra o Flamengo. A vitória hoje tem também um significado todo especial para o basquete brasiliense. O Universo poderá disputar a sua quarta final consecutiva de um campeonato brasileiro de basquete e sedimentar mais ainda o esporte em nossa cidade. Então, hoje (15), às 16h, no Ginásio da Asceb (903 Sul), Universo Brasilia e Minas.

* A OAB/DF abriu as inscrições para o seu 1º Exame de 2010. A novidade é que os candidatos que ainda não tenham colado grau, mas que comprovarem aprovação no último ano do curso de direito, estarão autorizados a participar do exame.O prazo de inscrições vai até o dia 30 de maio e a taxa é de R$ 200. Mais informações no site http://www.oab.org.br/.

Simple Minds em Brasília

,
 Outra atração internacional que está 100% confirmada para o segundo semestre em Brasília é a banda escocesa Simple Minds (foto), com show marcado para 21 de agosto (sábado), no Ginásio Nilson Nelson. O Simple Minds viveu o auge comercial nos anos 1980, graças a sucessos como (Don´t you) Forget about me, Alive and kicking, Promised you a miracle, Sanctify yourself e Mandela Day, entre outros, mas nunca deixou de produzir – já são 15 álbuns de estúdio em 30 anos de carreira. O mais recente é Grafitti Soul, de 2009. Da formação original, de 1978, restam apenas o vocalista Jim Kerr e o guitarrista e tecladista Charles Burchill. O baterista Mel Gaynor, entre idas e vindas, já está com o grupo desde 1982. Completam o time atual, o baixista Eddie Duffy e o tecladista convidado Andy Gillespie.

Rapidinhas do Corrente Juventude

,

* Considerado um melhores baixistas do mundo, Arthur Maia (foto) se apresenta com sua banda hoje (12), quinta-feira (13) e sexta-feira (14), sempre às 21h, no Clube do Choro. Arthur Maia participa do projeto "Brasilia, 50 anos - Capital do Choro". O músico carioca iniciou sua trajetória profissional acompanhando músicos como Ivan Lins, Luiz Melodia e Márcio Montarroyos. Fundou e integrou a banda Pulsar e o grupo Cama de Gato, duas vertentes da musica instrumental, além de participar da Black Rio e do grupo pop Egotrip.

* As 11 salas de cinema do Park Shopping estão fechadas para reforma. O grupo Severiano Ribeiro vai implantar o conceito Kinoplex e não há previsão de reabertura.

* A Comissão de Defesa do Consumidor, da CLDF, aprovou um projeto de lei que incentiva a redução do consumo de energia no DF. O consumidor que reduzir o seu consumo de energia receberá um bônus-desconto de até 20% sobre o percentual de redução. O projeto é de autoria do deputado Reguffe (PDT).






Ir ao cinema em Brasília vai se torna um drama

,
Foi publicado no Clica Brasília: As 11 salas de cinema do Park Shopping foram fechadas para reforma. Nelas serão implantadas o conceito Kinoplex, nova geração de salas de cinema do grupo Severiano Ribeiro. Ainda não há previsão de reabertura. O mesmo grupo fechou suas salas no Brasília Shopping, pois não haveria espaço para comportar o novo conceito. Há cerca de 15 dias, as salas do Cine Academia, na Academia de Tênis, estão fechadas em razão do incêndio ocorrido no local, que destruíu duas salas por completo. Deste modo, Brasília está, atualmente, com cerca de 25 salas de cinema a menos em funcionamento.

12 anos depois o Green Day volta ao Brasil

,
A banda americana Green Day anunciou quatro datas para o Brasil em outubro deste ano. A turnê nacional  passará por Porto Alegre (dia 13), Rio de Janeiro (15), Brasília (17) e São Paulo (20). Em Brasília e Porto Alegre, ainda não há locais definidos. No Rio de Janeiro, o show será na HSBC Arena, com ingressos a R$ 100 (arquibancada), R$ 180 (pista), R$ 200 (nível 1) e R$ 300 (pista premium). Em São Paulo, será na Arena Anhembi, com entradas variando entre R$ 180 (pista) e R$ 250 (pista premium).  De acordo com o site oficial da banda, os ingressos estarão disponíveis a partir de 16 de julho. É bom ficar atento também ao portal www.livepass.com.br ou pegar mais informações pelo telefone 4003-1527. O trio formado por Billie Joe Armstrong (voz e guitarra), Mike Dirnt (baixo) e Tre Cool (bateria) volta ao país depois de 12 anos.
Fonte: Cult 22

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* O deputado federal Alberto Fraga (DEM/DF) está furioso com os diretores do filme "Tropa de Elite 2". O filme tem, em seu elenco, um personagem chamado Fraga, que também é deputado federal, mas ligado a milícias. Fraga, o da vida real, promete entrar na justiça contra o filme.

* Terminou hoje a greve dos professores da Universidade de Brasília. Em assembleia realizada nessa segunda-feira, 10 de maio, mais de 500 professores participaram da votação. O placar final foi apertadíssimo: 268 votos pelo fim da paralisação, 261 a favor da continuidade e seis abstenções. A votação foi feita em urnas. 

* Estão abertas as inscrições para o 2º Vestibular 2010 da Universidade de Brasília (UnB). As inscrições serão aceitas entre os dias 10 e 30 de maio pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/2vest2010. É preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). A taxa de participação custa R$ 80,00. Os candidatos que não tiverem acesso à internet podem ir a um dos campi da UnB, no horário de 10h às 17h (exceto sábado, domingo e feriado), onde serão disponibilizados computadores para efetuar a inscrição. A seleção para o ingresso em 92 cursos de graduação na Universidade de Brasília (UnB) no segundo semestre terá novidades. Uma delas é o aumento no número de vagas: 176 a mais que as oferecidas no primeiro semestre de 2010.

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* A Miss DF Lidiane Matos ficou em 4º lugar no Concurso Miss Brasil 2010, realizado em São Paulo, no último dia 8 de maio.

* Entre os dias 13 e 15 de maio, delegações de 43 países se encontrarão em São Paulo para debater o combate à pedofilia e o tráfico de seres humanos. A 5ª edição do Fórum Internacional de Justiça reunirá especialistas, autoridades e organismos para a discussão de propostas, experiências, asssinatura de protocolos e convênios que resultarão em documento a ser encaminhado ao Congresso Nacional. O evento é promovido pela Academia Paulista de Magistrados e pelo Jornal Justiça.

* A cantora brasiliense Zélia Duncan será a grande atração da 27ª Noite Cultural do Açougue T-Bone. O show acontece no dia 27 de maio, a partir das 19h, na Comercial da 312 Norte.

* Em defesa dos Direitos Humanos de LGBTs, o Grupo Estruturação realiza ação contra a visita do presidente Lula ao Irã. O regime jurídico e político iraniano não respeita a vida de LGBTs e a liberdade democrática. O Estruturação está fazendo um abaixo-assinado  e  mais informações no site http://www.lulalanao.com/.

O Brasil também é o Senhor da Guerra

,
Uma matéria publicada hoje (10), no Correio Braziliense, deixou muitos brasileiros tristes e decepcionados. O Brasil exporta bombas para países em conflitos e ganha destaque na indústria da guerra. Nos últimos 10 anos, a "indústria da morte" brasileira vendeu mais de 700 toneladas de armamentos a países que já mataram mais de 1 MILHÃO de pessoas. Só para o Sri Lanka (foto/ pai chora a morte de seu filho atingido por uma bomba), na Ásia, foram exportadas 116 toneladas de material bélico, usado em um confronto já condenado pela ONU. No último mandato do presidente Lula, a lista de países importadores envolvidos em conflitos QUINTUPLICOU. A resposta do governo brasileiro para explicar "a indústria que gera empregos, lucros e aumenta a produção" foi mais triste ainda: "SE O BRASIL NÃO VENDER, OUTROS VENDERÃO".  Parabéns ao Correio Braziliense pela matéria.  Para homenagear o governo brasileiro e a nossa próspera indústria da morte, vamos escutar Legião Urbana - Canção do Senhor da Guerra. http://www.youtube.com/watch?v=aikEx8O_I04



Festival Internacional de Filmes Curtíssimos

,
Brasília se prepara para receber a 3ª edição Nacional e 12º Festival Internacional de Filmes Curtíssimos. Ao todo, 420 produções foram inscritas para a mostra que acontece dias 7, 8 e 9 de maio, no Cine Brasília. O Festival acontece simutaneamente em mais de 100 cidades e 20 países e tem como caracaterística trabalhos com, no máximo, três minutosde duração. Ao todo serão exibidos 48 trabalhos. Aém de obras de todo o país, foram inscritos trabalhos do Canadá, Colômbia e França. Confira a programação no site http://www.filmescurtissimos.com.br/.

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* O grupo israelense Voca People (foto) se apresenta em Brasília nos dias 19, 20, 21 e 22, no Teatro Nacional. Confira um vídeo da apresentação dos israelenses em  Porto Alegre (2009).  http://www.youtube.com/watch?v=kG38HeFNIdA  

* Nos dia 8, 9, 15 e 16 de maio, às 21h no Sábado e 20h no Domingo, no Teatro dos Bancários (314/315 Sul), a Cia de Comédia SeteBelos apresenta o espetáculo "Terror – A Comédia". O mais novo espetáculo da SeteBelos se baseia nas séries clássicas de Horror. Monstros populares como o Conde Drácula e Frankenstein voltam a tona equilibrando os elementos do terror e horror com muita comédia. Informações: 3262-9090 e 8409-7292 (Delivery de ingressos)

* Outro bom espetáculo é o "canção pra se dançar sem par", com o ator Arthur Tadeu Curado e direção de Andréa Alfaia. O espetáculo fica em cartaz até o dia 16 de maio, sempre aos sábados às 21h e aos Domingos às 20h, no Espaço Cultural da 508 Sul (entrada pela W2 Sul). Informações: 3443-6039 e 8425-7270.

* O Universo/BRB/Brasília recomeça hoje a caminhada rumo à quarta decisão de um Campeonato Brasileiro de Basquete. A estreia nos playoffs semifinais contra o Minas será a partir das 19h, na Arena Vivo, em Belo Horizonte. Sexta-feira (7) às 19h e no sábado (8) às 18h, o Universo recebe o Minas em Brasilia, no Ginásio da Asceb (903 Sul).

* O saxofonista francês François Jeanneau se apresenta nesta sexta-feira (7), às 20h, no Teatro da Escola de Música de Brasília. Como músico de Jazz, François Jeanneau desenvolve carreira internacional tocando nos maiores festivais mundiais. Gravou em torno de 30 CDs e seu catálogo inclui mais de 100 obras. A entrada é franca

Geração Delivery?

,
Foi publicada hoje (3), no Jornal de Brasília, uma matéria onde mostra que desde a última eleição para presidente da República, em 2006, o número de eleitores com 16 e 17 anos de idade caiu 25,65%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para alguns, o Brasil vive uma espécie de acomodação democrática que provoca esse desinteresse dos jovens pela vida política. Mas sabemos que não é somente a normalidade de nossa democracia e nem simplesmente pelo descrédito em relação aos candidatos e à politica do país. Temos hoje uma juventude imediatista e, ao mesmo tempo, alienada. Fico a pensar sobre os porquês de tanta violência e desrespeito no Brasil de hoje. A preocupação com o "ter" subjulgando o "ser", fato que se reflete, acintosamente, na maior onda consumista de todos os tempos na história humana. A falta de bandeiras sociais de uma juventude que se perde em seu mundo de aparência e Nike Shoks. Hoje a internet é a maior companheira de jovens e adolescentes insones (jovens insones, quem diria!). Os jogos de violência e as comunidades de relacionamento substituem, cada vez mais, a pelada do fim de semana. A televisão já é apontada com principal fonte de lazer nos dias de sábado. Diante da ausência da família, vizinhos, dos amigos de carne e osso, a juventude se transporta para um mundo imaginário onde tudo é possível e indolor. As quadras de esportes foram substituídas pelas Lan Houses e Shopping Centers. É a tentativa de moldar o mundo à fantasia dos quadrinhos, desenhos ou comerciais de TV. Nos lembramos da época em que o "Kichute" era o suficiente para jogar bola e nem se pensava em tênis com "amortecedor". Vivemos no tempo da aparência, onde "ter" ser mais que o "ser" está levando milhares de jovens às drogas, julgando ser a maneira mais fácil de "TER". Será que diante disso tudo resta ao jovem tempo para pensar nos problemas do Brasil? Será que as autoridades brasileiras estão se esforçando para mudar essa triste realidade? Vale a pena fazer uma reflexão.


Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* A data de 3 de maio de 2010 marca o centenário de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, autor do mais conhecido dicionário do país. Além de lexicógrafo, o alagoano nascido em Passo do Camaragibe destacou-se como ensaísta, filólogo e tradutor. A dedicação às palavras garantiu ao mestre a cadeira de número 30 da Academia Brasileira de Letras.

* O genial poeta, escritor, compositor e cantor Chico Buarque (foto), em entrevista publicada hoje (3), no Correio Braziliense, disse que vai votar em Dilma Roussef só porque ela é a candidata do Presidente Lula. No entanto, Chico afirmou que Dilma e Serra são a mesma coisa e que não haverá muita diferença. Ele é ótimo até quando fica quatro anos sem dar uma entrevista.

* O clima político promete esquentar muito neste mês de maio. Apesar de achar a idéia da Intervenção Federal absurda, o movimento deve ganhar força nos próximos dias.

* O que também deve ganhar força é a renovação das cadeiras para a próxima legislação da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Há quem aposte em uma renovação de mais 80%.

* O Festival Ferrock começou no último sábado, 1º de maio, com uma programação que mistorou muito rock com a cultura popular. Nos dia 15 e 16 de maio, o Ferrock terá em sua programação várias bandas brasilienses e as gringas Napalm Death (Inglaterra) e Suffocation (EUA), além do guitarrista americano Johnny Winter. O Ferrock acontece há 25 anos, em Ceilândia, e é produzido pelo guerreiro Ari de Barros, que será um dos convidados do Programa Papo Firme desta quinta-feira (6 de maio), a partir das 20h, pela Rádio Cultura FM (100,9)

Mensagem publicitária por celular só com autorização do cliente

,
Entrou em vigor no sábado (1º) a restrição ao envio de mensagens publicitárias por SMS, segundo determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A partir de agora as operadoras de celular só poderão enviar mensagens aos clientes que autorizarem. A medida vale para os novos contratos, mas clientes antigos que não quiserem mais receber podem procurar a operadora para se descadastrar do serviço.


Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* Uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público recolheu documentos e computadores a fim de investigar suspeita de cartel na venda de gás de cozinha. Agora, seria importante que a PC e MP pudessem investigar "suspeita" de cartel dos combustiveis no DF. Que tal?

* Foi inaugurado ontem (30) o primeiro orquidário do Parque Ecológico Ezequias Henriger, que fica na entrada do Guará 2 (Via EPGU). O evento marcou também o lançamento da Pedra Fundamental do Museu do Cerrado. Os interessados em conhecer o parque e fazer doações de orquídeas é só ligar para o telefone 8435-4346 (Zé Carlos).

* Recebi a informação que o guitarrista texano Johnny Winter (foto) será uma das atrações do Ferrock, no dia 15 de maio. O Blog Corrente Juventude vai passar todos os detalhes do show, em breve.

Quais são as músicas que o Corrente Juventude está ouvindo neste momento?

,
* Neste momento estou escutando Depeche Mode - A Question of Lust .http://www.youtube.com/watch?v=nLmrfnpyfGI           

* Prefa Sprout - Prefab Sprout - Johnny Johnny. Eu adoro Prefab Sprout. http://www.youtube.com/watch?v=bLPyrLfOYuo

* Pra vcs mais uma do Prefab Sprout! http://www.youtube.com/watch?v=E0PkIO1SmO8




Prefab Sprout






                                                                                 Depeche Mode