Senadores querem aumento de parlamentar para professor

,
Quando o Senado ratificou em menos de cinco minutos a decisão da Câmara em reajustar os vencimentos dos parlamentares em mais de 60%, os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Pedro Simon (PMDB-RS) não estavam em plenário para contestar a votação. Nessa quinta-feira (16), eles decidiram protestar contra o aumento de maneira inusitada: protocolaram um projeto de lei que, caso vingue, estenderá o percentual de reajuste (61,78%) dos congressistas para o piso salarial dos professores do ensino básico público. Justo... Vamos esperar que a Câmara Legislativa tome a mesma atitude.
Fonte: Congresso em Foco

Será que finalmente a Cultura estará entre as prioridades?

,
Na tarde da última terça-feira (14), na Câmara Legislativa, durante lançamento do Bloco da Renovação Democrática Popular muito se falou em melhorar a imagem da Casa (que é fundamental!), na futura partilha do poder interno e outros assuntos políticos. No entanto, em uma entrevista publicada no dia seguinte no Jornal de Brasília, o deputado eleito Israel Batista (PDT) fez com que o bloco, o primeiro a ser montado para a nova legislatura, fizesse jus ao nome. Professor Israel, como é carinhosamente chamado por seus alunos, disse ao jornalista Sionei Ricardo que é intenção do bloco dar mais importância à Cultura. A idéia, que tem apoio incondicional dos demais membros, é tirar a CULTURA de Sub-tema e passa-lá a tema na Comissão de Educação e Saúde, transformando-a em Comissão de Educação, Cultura e Saúde. Fica a nossa torcida para que a Cultura tenha mais importância nos debates dentro da Câmara Legislativa. Tal atitude vai fortalecer as Divisões de Cultura das Administrações Regionais, a criação de mais Casas de Cultura nas satélites e a criação, de fato e de forma palpável, de políticas públicas de cultura para crianças e jovens. O Bloco da Renovação Democrática Popular formado pelos deputados Claudio Abrantes (PPS), Israel Batista (PDT), Alírio Neto (PPS) e Joe Valle (PSB) já começou bem!




É Papo Firme!

,

Cultura em baixa
Neste final de semana aconteceria a 1ª Feira Nacional de Hip Hop e Cidadania com palestras, exposições e shows. A Associação Cultural Claudio Santoro, organizadora do evento, recebeu no início desta semana a notícia de que a emenda que garantia a realização da feira não seria liberada pelo GDF. Detalhe: o aviso da não liberação da emenda veio na semana do evento e o motivo ninguém sabe. Falta de respeito!


                           Rolla Pedra
Acontece nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, sempre a partir das 16h, ao lado do Teatro Nacional (Esplanada dos Ministérios), o Festival Rolla Pedra. O evento contará com mais de 50 atrações musicais, com destaque para os shows da Plebe Rude, Móveis Coloniais de Acaju, Trampa, 10Zer04, Little Quail (foto), Etno e DFC. A entrada é franca! Mais informações no site www.rollapedra.com


Vamos doar sangue!
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está em nova campanha para doação de sangue. O doação pode ser agendada pelo telefone 160, opção 2. O serviço agiliza o atendimento. Conheça mais a FHB no site www.fhb.df.gov.br


Parque da Cidade
Cravado no coração de Brasília, o Parque da Cidade faz parte da história de muitas famílias no Distrito Federal. Nos anos 70 e 80, brincar no parque era programação obrigatória e praticamente a única para milhares de crianças. A tristeza é que nos dias de hoje o nosso eterno Parque da Cidade encontra-se desprestigiado pelo poder público. Faltam investimentos e carinho.


Parque Ecológico do Guará
Quem também está precisando de muita atenção do poder público é o Parque Ecológico Ezequias Henriger. É preciso que se defina a retirada dos invasores para que o parque seja realmente implantado. Além disso, é notório que o Park Shopping está a cada dia que passa dentro da área do Parque Ecológico do Guará. O último absurdo é que a cerca do parque foi retirada para que a área sirva de estacionamento para os clientes do shopping.


Juventude perdida? I
O que está acontecendo com a nossa juventude? Ausência da família? Ausência do Estado? Ausência de políticas públicas eficientes e que gerem oportunidades? Escola pública em estado de falência? É tudo isso e mais: o jovem aprendeu a substituir, de forma cega e quase “religiosa”, o “SER” pelo “TER”. É grave!


Juventude Perdida? II
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e o Laboratório da Análise de Violência divulgaram o Índice de Homicídios na Adolescência. O resultado é assustador! 2,67 adolescentes morrem por ano a cada grupo de 1.000 jovens em 266 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Armas de fogo são as principais causas das mortes e as drogas são o início de tudo. É uma verdadeira guerra! É bom que os governos do DF e Goiás se preocupem com o Entorno. É uma bomba relógio armada!









Dirigir aos 16 anos?

,
Cerca de 40 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil vítimas de acidentes automibilísticos. Além disso, centenas ficam com lesões irreversíveis. Os números assustadores transformam os acidentes de trânsito é um problema de saúde pública. Nem um pouco preocupado com as estatísticas, o deputado federal Silas Brasileiro (MG) resolveu contribuir para aumentar a preocupação das familias brasileiras. O deputado mineiro  quer aprovar no Congresso Nacional um Projeto de Lei que autoriza jovens a partir dos 16 anos a dirigir. Será que o Brasil, onde a violência no trânisto apresentam números de guerra, estaria preparado? Gostaria de propor uma idéia ao deputado Silas "Brasileiro". Já sabemos que os jovens, aos 16 anos, podem votar e decidir o futuro de uma nação. O próprio deputado quer emancipar os jovens para que eles possam dirigir. Proponho ao nobre deputado que tire das gavetas do Congresso Nacional a Lei da Imputabilidade Penal aos 16 anos. Que tal? Entenda Imputabilidade Penal: Em Direito, chama-se de imputabilidade penal a capacidade que tem a pessoa que praticou certo ato, definido como crime, de entender o que está fazendo e de poder determinar se, de acordo com esse entendimento, será ou não legalmente punida.


ONG RODAS DA PAZ ARRECADA BICICLETAS PARA O NATAL DE CRIANÇAS CARENTES

,
Já imaginou se em vez de trenó o Papai Noel chegasse de bicicleta? A equipe da ONG Rodas da Paz vai ajudar o bom velhinho na tarefa de realizar o sonho das crianças que desejam uma bicicleta neste Natal. A Ong Rodas da Paz e o Grupo Coroas do Cerrado montarão Postos de coleta no Eixão Norte e Sul todos os domingos para recolher as bikes novas e usadas. Se preferir envie um email para doebicicleta@gmail.com com a data e horário para o recolhimento ou ou ligue para a Central de Atendimentos 24 horas do Projeto Rodas da Paz/ BSB Bike Radical no 3481-3060 para agendar sua doação. Um caminhão do Exército Brasileiro, parceiro do projeto, vai buscar sua doação. A ação é realizada para atender as cartinhas enviadas ao Papai Noel dos Correios e para doação para a comunidade das escolas rurais do Distrito Federal. Divulgue e participe!



Acessibilidade está na moda!

,

Será que finalmente acabou a ditadura da Voz do Brasil?

,
O Senado Federal aprovou, ontem (01/12), o projeto de lei que flexibiliza o horário de transmissão do programa "A Voz do Brasil" por emissoras de rádio. Com a aprovação, a proposta segue para nova votação na Câmara dos Deputados. Atualmente, a legislação em vigor obriga as rádios comerciais do país a veicular o programa às 19h. As emissoras reclamavam do horário em que "A Voz do Brasil" vai ao ar, alegando que a atração - que divulga a atuação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em alcance nacional - prejudica os índices de audiência. Caso seja novamente aprovada pela Câmara, o projeto de lei permitirá que as emissoras transmitam o programa entre às 19h e 22h, mas deverão informar o horário alternativo às 19h. Apenas as rádios educativas deverão manter a atual faixa de horário da atração. O Blog Corrente Juventude gostaria de parabenizar o Congresso Nacional pela sensibilidade em discutir a "ditadura" imposta para a transmissão, em horário nobre, do programa "Voz do Brasil", e por um motivo simples: a maioria esmagadora dos ouvintes desligam seus rádios entre 19h e 20h. O horário ideal para a transmissão da "Voz do Brasil" seria entre 22h e 23h. 

Eleitores não sabem mais em quem votaram

,
Uma pesquisa realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou que 21,7% dos eleitores entrevistados não lembram o candidato a Deputado Federal que votaram nas eleições deste ano. Para Senador, 20,6% afirmaram que não se lembram em que votaram. Duas mil pessoas foram entrevistadas nas cinco regiões do país, entre os dias 3 e 7 de novembro. Os entrevistados tinham entre 16 e 70 anos e com escolaridade entre a 4ª Série do Ensino Fundamental e o Ensino Superior Completo. A pesquisa mostrou ainda que a televisão (56,6%) é o principal veículo de comunicação utilizado para obter mais informações sobre política e eleições. Conversas com amigos e familiares representam 18,4% dos entrevistados. A internet apareceu em terceiro lugar com 9,9%, a frente do jornal impresso, do rádio e das revistas. A pesquisa completa está no site http://www.tse.gov.br/.

Mortes por causas climáticas mais do que dobram em 2010

,
Pelo menos 21 mil pessoas morreram nos primeiros nove meses deste ano devido a desastres climáticos no mundo, o que representa mais do que o dobro do que em 2009, disse a organização humanitária britânica Oxfam. O relatório, lançado ontem (29) na Conferência Climática da ONU, em Cancún, cita inundações no Paquistão, incêndios e ondas de calor na Rússia e elevação do nível dos mares em Tuvalu (Oceania) como exemplos das consequências funestas da mudança climática. Não há expectativa de que a conferência de Cancún resulte em um novo tratado climático de cumprimento obrigatório para todos os países. O mais provável é que haja avanços em questões como a liberação de verbas para a mitigação à mudança climática, e que seja formalizada a meta, adotada na conferência de Copenhague-2009, de limitar o aquecimento global a 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais. A Oxfam disse que os dados divulgados mostram que é urgente uma ação rápida. "Os países devem identificar novas formas de arrecadar bilhões de dólares necessários, como impondo tarifas sobre as emissões não-reguladas da aviação e da navegação internacionais, e aceitando uma Taxa de Transações Financeiras sobre os bancos", disse Tim Gore, autor do relatório, em nota.
Fonte: Reuters





O ator Leslie Nielsen morre aos 84 anos

,
O ator Leslie Nielsen (foto) morreu neste domingo (28), aos 84 anos, em um hospital de Fort Lauderdale, no estado americano da Flórida. O ator canadense teria morrido de complicações devido a uma pneumonia. Segundo um comunicado emitido por seu agente, John Kelly, o artista morreu em um hospital local por causa de complicações derivadas de uma pneumonia. Nascido em Regina em 11 de fevereiro de 1926, Nielsen apareceu em mais de 100 filmes e centenas de programas de televisão ao longo de sua carreira. Chegou a Hollywood em meados da década de 1950 após aparecer em dezenas de dramas para televisão em Nova York. Começou a trabalhar como galã em uma variedade de filmes devido a sua altura e sua presença, e entre alguns de seus trabalhos dramáticos mais conhecidos estão "O planeta proibido" (1956) e "O destino do Poseidon" (1972). No entanto, foi a comédia que tornaria Leslie Nielsen conhecido mundialmente. O filme "Apertem os cintos, o piloto sumiu!" (1980) foi um grande sucesso e resposnável pela divulgação mundial do ator. Posteriormente, seguiriam outras comédias como "Corra que a polícia vem aí", "Corra que a polícia vem aí 2½", "Corra que a polícia vem aí 33⅓", "Drácula – morto, mas feliz", "Todo mundo em pânico 3" e "Todo mundo em pânico 4".









Ingleses escolhem as 10 músicas mais polêmicas de todos os tempos

,
“Smack my bitch up”, da banda inglesa de música eletrônica Prodigy (foto), foi eleita a música mais polêmica de todos os tempos numa pesquisa feita com o público inglês. Lançada em 1997, a faixa foi banida da rede britânica BBC e se tornou alvo de protestos de grupos feministas. A pesquisa foi conduzida pela PRS for Music, uma organização de direitos autorais. Em segundo lugar na lista aparece "God save the Queen”, dos Sex Pistols. Entre as dez primeiras colocadas ainda foram citadas “Kim”, de Eminem, “Killing in the name”, do Rage Against the Machine, e “Get you gunn”, de Marilyn Manson.

Veja a lista:

1 - The Prodigy - "Smack my bitch up"

2 - The Sex Pistols - "God save the Queen"

3 - Frankie Goes To Hollywood - "Relax"

4 - Eminem - "Kim"

5 - Rage Against The Machine - "Killing in the name"

6 - The Shamen - "Ebeneezer goode"

7 - Ozzy Osbourne - "Suicide solution"

8 - Marilyn Manson - "Get you gunn"

9 - Slayer - "Angel of death"

10 - XTC - "Dear God"

Fonte: G1

Participe do Prêmio Hip Hop Zumbi

,

Conheça todos os indicados ao Prêmio Hip Hop Zumbi nas 13 categorias. Você pode votar no seu artista preferido até o dia 3 de dezembro. A entrega do prêmio e o show em celebração ao Hip Hop Candango acontece no dia 05 de dezembro, a partir das 16h, no Auditório do Museu da República. Para votar é só acessar o site www.premiohiphopzumbi.blogspot.com








Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

,
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lançou, no último dia 22 de novembro, a campanha "Faço parte desta corrente, Dôo o meu melhor: sou doador de sangue" para comemora a 10ª Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O objetivo da campanha desse ano é formar elos de uma corrente infinita em prol da doação voluntária de sangue e medula óssea. Apesar de um ano dificil, com baixa nos estoques de sangue e pouca oferta de doadores, a FHB tem um alto padrão de qualidade dos serviços, tornando-se referência nacional. Para saber mais sobre a campanha e como ser um doador de sangue é só acessar o site http://www.fhb.df.gov.br/.

Não perca a 43ª edição do Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro

,
A partir desta terça-feira (23), a capital do país abre as portas à 43ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A cerimônia de abertura acontecerá na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional com apresentação da Orquestra Sinfônica e dos filmes “50 anos em 5”, de José Eduardo Belmonte (curta), e “Lílian M: Relatório Confidencial”, de Carlos Reichenbach. A sessão é restrita à convidados. A Mostra Competitiva Nacional, com exibição dos filmes em 35mm, começa quarta-feira (24), no Cine Brasília e vai até segunda-feira (29). Diariamente serão exibidas duas sessões, a premier às 20h30, com a presença da equipe e elenco dos filmes, e a reprise às 23h30. Neste ano, a Mostra Competitiva é marcada pela presença de novos cineastas. De acordo com a organização do evento, cerca de 70 mil pessoas são esperadas durante o Festival. Além da Mostra Competitiva, a Mostra Brasília, voltada para produções locais, também poderá ser apreciada. Ao todo, R$ 555 mil serão distribuídos em prêmios. A cerimônia de premiação acontece dia 30 de novembro no Cine Brasília, na 106/107 Sul. Mais informações no site www.sc.df.gov.br


Curitiba é a cidade mais verde da América Latina

,
A cidade de Curitiba, capital do Paraná, obteve no domingo, 21, a distinção de metrópole mais verde entre outras 17 da América Latina, segundo um estudo sobre meio ambiente apresentado pela empresa alemã Siemens e a unidade de estudos da revista britânica The Economist. No marco da Cúpula Climática Mundial de Prefeitos (CCLIMA), realizada no México, se apresentou pela primeira vez o Green City Index (GCI) da América Latina, classificando Curitiba, com 1,7 milhão de habitantes, como a única cidade "muito acima" da média quanto a normas ambientais. Seguida dela, no segundo dos cinco níveis, ficaram outro grupo de cidades como Bogotá, capital da Colômbia; e Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Resultados "aceitáveis" na classificação foram obtidos pela colombiana Medellín, Cidade do México, Puebla e Monterrey, Porto Alegre, Quito e Santiago do Chile, colocadas no terceiro nível. "Abaixo da média", o quarto nível em termos ambientais, ficaram Buenos Aires e Montevidéu, enquanto a mexicana Guadalajara e Lima, capital do Peru, estiveram um nível mais abaixo, "muito abaixo" da média, no nível mais baixo. O novo índice considerou as variáveis de eficiência energética e emissões de dióxido de carbono (CO2), uso do solo e edifícios, tráfego, resíduos, água, situação das águas residuais, qualidade do ar e agenda meio ambiental de governo. A metodologia do GCI foi empregada pela primeira vez com cidades europeias há um ano em outro estudo apresentado pela Siemens e The Economist com o apoio da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Banco Mundial (BM). Aquela vez se tornou público o resultado em Copenhague dentro da 15ª Conferência ds Partes da ONU sobre a Mudança Climática realizada em dezembro de 2009.



Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* Festival Ferrock Revival 25 anos - Neste sábado (13), domingo (14) e segunda-feira (15), sempre a partir das 15h, na Praça do Trabalhador, em frente à Administração Regional de Ceilândia. Shows com as bandas Casa das Máquinas (SP), Faces do Caos, Sem Destino, Nata Violeta, Made in Brazil (SP), Nasi (SP/foto), Os Cachorro das Cachorras, Os Cabeloduro, 5 Generais, Finis Africae e muito mais. Mais detalhes e a programação completa no www.ferrock.org.

* A Fundação Athos Bulcão realiza, de 17 a 20 de novembro, a 10ª edição do Festival de Teatro na Escola. Durante os três dias da amostra, cerca de 100 estudantes da rede pública de ensino do DF vão se revezar no palco do Teatro Dulcina para seis espetáculos que celebram o aniversário de 10 anos do projeto. Mais informações pelo blog www.festivaldeteatronaescola.blogspot.com

* Brasília recebe de 16 a 23 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, a 5ª edição da mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A programação é gratuita e vai reunir 41 filmes, representando dez países da América do Sul. O mostra de cinema é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e é dedicado a obras que abordam questões referentes aos Direitos Humanos em seus diversos temas, como: direito à terra, trabalho, inclusão social, diversidade étnica, diversidade religiosa, cidadania LGBT, povos indígenas, pessoas com deficiência e idosa, da criança e do adolescente, entre outros. Mais informações no site www.cinedireitoshumanos.org.br.

AMBEV oferece vagas a estudantes de todas as áreas em 24 estdaos

,
A Ambev, que além de ser a maior cervejaria da América Latina é também conhecida por possuir o programa de trainee mais concorrido do país, oferece também vagas para estágio em suas unidades de comércio e produção distribuídas pelo país. Quem quiser se inscrever ainda este ano tem apenas até o dia 15 de novembro para enviar seu currículo. Os inscritos são avaliados na sede da empresa, em São Paulo (SP), e os currículos selecionados são enviados para as unidades conforme o surgimento das vagas. É a oportunidade de iniciar a carreira em uma das empresas que tem em sua origem a participação de investidores que formam hoje um dos grupos de investimento mais arrojados do mundo.
As inscrições
As inscrições para estagiar da Ambev podem ser feitas durante o ano por estudantes universitários de todas as áreas de formação. A empresa recomenda que os inscritos acompanhem periodicamente o cadastro feito para manter seus dados atualizados e saber sobre a convocação para novas fases. O recrutamento é feito em testes online e apenas as fases finais, de dinâmicas e entrevistas, é realizada na unidade da empresa que possui a vaga. A previsão da Ambev é, após o dia 15 de novembro, reabrir essas inscrições entre abril e maio de 2011. Mais informações e inscrição no site http://www.estagioambev.com.br/. Excelente oportunidade!!
Fonte: IG

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* O Catetinho, primeira residência oficial do Presidente Juscelino Kubitschek em Brasília e monumento histórico nacional, completa 54 anos no próximo dia 10 de novembro. Na ocasião, o Catetinho vai ganhar uma sociedade de proteção que terá a responsabilidade de manter viva a memória de JK e a história de Brasília. Qualquer pessoa pode participar. Os interessados podem entrar em contato pelos fones 3326-5726 ou 9977-7886.

* A Secretaria de Trabalho do DF abriu inscrições para o Programa Jovem Empreendedor, um projeto de ensino a distância gratuito voltado para alunos do Ensino Superior. O programa tem duração de seis meses e é dividido em duas etapas: aulas virtuais de empreendedorismo e estágio oferecido aos melhores alunos nas Agências do Trabalhador. Mais informações pelo site www.trabalho.df.gov.br.

* Começa na próxima segunda-feira (8), as inscrições aos interessados em participar do sorteio para o ingresso na Escola de Música de Brasília. Há vagas nos cursos de formação inicial em musicalização infantil, juvenil e adulto. As inscrições vão até o dia 11 de novembro e o sorteio acontece no dia 27 dejaneiro de 2011. Mais informações nos fones 3901-7688 e 3901-6589.

*  A 3ª edição do histórico festival Rolla Pedra foi adiada. O evento, que aconteceria nos dias 13, 14 e 15 de novembro, ao lado do Museu Nacional, ainda não tem as novas datas confirmadas. Saiba mais no site http://www.rollapedra.com/.  

Iron Maiden no Brasil em 2011

,
O Iron Maiden (foto) fará seis shows no Brasil entre março e abril de 2011 e com a informação já divulgada no site oficial da banda britânica. Segundo informa a página, o grupo liderado por Bruce Dickinson inicia sua nova passagem pelo país em São Paulo, no dia 26 de março, no Estádio do Morumbi. Depois segue para o Rio de Janeiro (27 de março, no HSBC Arena); Brasília (30 de março, no Ginásio Nilson Nelson); Belém (1º de abril, no Parque de Exposições); Recife (3 de abril, no Parque de Exposições), e terminará em Curitiba (5 de abril, no Expotrade). As vendas serão feitas pelo site www.livepass.com.br e pelo telefone 4003-1527. Elas começam no dia 26 de novembro para membros do fã-clube da banda e no dia 27 para o resto do público. Ainda não há informações sobre os preços dos ingressos. Em mensagem aos fãs, a banda promete realizar os shows em 66 dias de "volta ao mundo". Além do Brasil, estão incluídas na turnê do álbum "Final frontier" - que começa em 11 de fevereiro na Rússia - apresentações na Austrália, Finlândia, Dinamarca, Indonésia, Cingapura Suíça, Japão, Coréia, Chile, Argentina, México e Porto Rico.
Fonte: G1

Conheça os 10 alimentos que podem prolongar a sua vida

,
Todos sabem que a alimentação é extremamente importante para a manutenção da saúde. Cada tipo de alimento possui uma propriedade, alguns prejudicam e outros auxiliam no funcionamento do organismo. Se você está realmente preocupado com a sua saúde, é melhor prestar mais atenção no que anda comendo, pois sua atitude hoje será determinante na sua qualidade de vida nos próximos anos. Diversas pesquisas ao redor do mundo já apontaram quais são os alimentos que podem fazer bem e ajudar na prevenção de doenças. Veja a lista de dez alimentos que podem prolongar a sua vida:

Alho
O alho é um alimento altamente benéfico, pois diminui a hipertensão e os níveis de colesterol do sangue. Ele ainda promove uma ação antioxidante, combatendo os radicais livres. Pesquisas apontaram que o consumo de alho pode ajudar a diminuir o câncer de mama, pele e pulmão, além de prevenir o câncer de cólon e de esôfago. Ele tem propriedades antiviróticas e bactericidas, que previnem ou combatem infecções, e também é eficiente na proteção contra a congestão nasal. O alho pode, entretanto, causar indigestão, especialmente se comido cru.

Aveia
A aveia é um cereal nutritivo e uma excelente fonte de cálcio, ferro, proteínas, vitamina E, manganês, magnésio, zinco, cobre, carboidratos e fibras solúveis. A versão em farelo é a que tem maior teor de betaglucanas, componentes da fibra alimentar solúvel que auxiliam no controle do colesterol e da glicemia. Sua composição, que é rica em fibras, ajuda também a favorecer o trânsito intestinal. Além de tudo isso, a aveia pode ser uma aliada no combate ao estresse do cotidiano. Tudo por causa de uma substância chamada avenina, que possui uma ação relaxante ao organismo.

Azeite de oliva
O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. Entre os benefícios do alimento, estão a ajuda na prevenção contra o câncer e às doenças do coração. Muito recomendado pelos médicos, o azeite possui propriedades que impedem a oxidação da gordura boa que circula no sangue (LDL).

Castanhas-do-pará
Um estudo realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, apontou que a ingestão de até duas castanhas-do-pará eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Porém, dependendo da castanha, apenas uma unidade já é o suficiente. Muito cuidado para não ingerir muitas castanhas, pois o selênio só é benéfico em pequenas quantidades, em doses altas pode gerar intoxicação. Na dose certa, esta substância aciona as enzimas que combatem os radicais livres, evitando assim o envelhecimento celular e prevenindo o surgimento do câncer.

Chá verde
O chá verde ajuda na perda de peso, diminui as taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, diminui o risco de artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas, e tem ação cicatrizante por uso tópico. Pesquisas realizadas pelo Centro Nacional Epidemiológico de Prevenção contra o Câncer, no Japão, demonstraram que o consumo do chá pode estar relacionado ao menor risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como de pele, ovário, pulmão e próstata. Assim como qualquer alimento, o chá verde deve ser consumido com moderação, para evitar problemas como a gastrite.


Maçã
Maçãs têm poucas calorias e muitas fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol. O fruto contém vitaminas B1, B2, niacina e sais minerais como fósforo e ferro. Um dos elementos da maçã é a pectina, que tem se mostrado eficaz no controle da glicemia, auxiliando os portadores de diabetes a manter a boa saúde. Rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames, a maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. Em outras pesquisas, homens que comeram quase uma maçã por dia tiveram função pulmonar mais forte do que os que excluíram a fruta do cardápio.

Peixes
Todos sabem que o consumo de peixes é benéfico para a saúde, mas afinal, você sabe quais são os benefícios do consumo diário deste tipo de carne? Os peixes possuem menos gorduras do que outros tipos de carne, como de boi e porco. Os tipos de gorduras existentes nos peixes são as poliinsaturadas, das quais se destaca o ômega 3, que oferece diversos benefícios à saúde, como a diminuição de riscos cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), redução da pressão arterial e taxa de colesterol total no sangue. Existem várias espécies de peixes, cada uma com quantidades diferentes de ômega 3. Os peixes de águas salgadas e frias, como bacalhau, atum e salmão são os mais abençoados com este tipo de gordura.

Soja
A soja é um dos grãos mais nutritivos e versáteis. É uma boa fonte vegetal de proteína e ferro, de vitamina B, cálcio, potássio, zinco e outros minerais. Pode prevenir doenças do coração e algumas formas de câncer. Essas substâncias atuam como um antioxidante, reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue. Entre os benefícios do alimento, está também o controle hormonal, o que pode ajudar a amenizar os sintomas da menopausa.

Tomate
Consumido cru ou cozido, os tomates contêm poucas calorias e são ricos em vitaminas e outras substâncias. São boa fonte de vitamina A e C, folato e potássio. Estudos epidemiológicos mostraram que a ingestão de tomate e de produtos à base de tomate está associada à redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas como câncer e doenças cardiovasculares. Estudo conduzido na Itália na década de 80 mostrou uma relação inversa entre o consumo de tomate e o risco de câncer do trato digestivo. Outros benefícios do fruto incluem a diminuição da pressão arterial e das incidências de doenças cardiovasculares.

Vinho
Não é de hoje que os médicos recomendam, principalmente a quem possui problemas de coração, a ingestão diária de quantidade moderada de vinho. O consumo moderado de vinho tinto está associado com redução da mortalidade e das hospitalizações por Doença Arterial Coronária (DAC), segundo o Instituto do Coração de São Paulo. A presença da substância ativa resveratrol, mais comum no vinho tinto, funciona como antioxidante transformando esta bebida em um poderoso alimento funcional. Os flavonóides, que impedem que a gordura acumule nos vasos sanguíneos, são outros aliados do coração. O consumo do vinho deve ser moderado, apenas uma taça por dia geralmente surte um efeito positivo. Consumo em excesso não é recomendável.

Fonte: A lista foi produzida pelo site Terra
 




Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* O Teatro Garagem do SESC (913 Sul)recebe nesta quinta-feira (28), às 19h30, o Dia Internacional da Animação, que é celebrado com mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais. O evento será realizado simultâneamente em várias cidades brasileiras e países. O objetivo do evento é difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a arte cinematográfica. A entrada é franca.

* Encerra neste domingo (31) a votação popular do Prêmio Congresso em Foco para a escolha dos melhores parlamentares do Congresso Nacional. Para participar é só acessar o site www.congressoemfoco.com.br.

* A Biblioteca Demonstrativa de Brasília abre inscrições para o processo de seleção de propostas de exposição de artes em sua galeria em 2011. Os interessados devem enviar, até o dia 28 de fevereiro de 2011, o projeto da exposição. Mais informações pelos fones 3244-3015 ou 3443-0852


* Estão abertas, até o dia 3 de dezembro, as inscrições para a 3ª edição do Prêmio José Aparecido de Oliveira. O objetivo do prêmio é homenagear àqueles que, de alguma forma, ajudaram na preservação de Brasília. Para saber mais sobre as categorias, o edital e a ficha de inscrição é só acessar o site www.sc.df.gov.br.

* O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) liberou a consulta aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O candidato deve acessar o site www.inep.gov.br e informar o CPF e a senha usada no cadastro para visualizar o cartão de confirmação de inscrição. Os cartões já foram enviados pelos Correios. O ENEM acontece nos dias 6 e 7 de novembro.







13 de julho: Dia Mundial do Rock - HEY HO LET'S GO!

,
O Dia Mundial do Rock foi instituído em 1985, quando foi realizado o festival "Live Aid", que arrecadou fundos para as vítimas da fome na Etiópia. Organizado pelo músico Bob Geldof, o festival aconteceu na Inglaterra e nos Estados Unidos. Entre as atrações do festival estavam: BB King, Phil Collins, Dire Straits, Queen, David Bowie, Black Sabbath e U2. Além dos fundos arrecadados, o concerto também produziu a música "Do They Know It's Christmas Time at All", que reunia cantores do pop inglês dos anos 80, como Sting, Boy George e Simon LeBon (do Duran Duran). Em 2005,o festival recebeu o nome de “Live 8” e aconteceu nos países integrantes do G-8 e na África do Sul. O festival pedia para que os países credores perdoassem a dívida dos países africanos afetados pela fome. Entre os artistas que participaram do festival em 2005 estavam: REM, Paul McCartney, Pink Floyd, Coldplay, Elton John e Bon Jovi.
Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/indepth/dia_do_rock

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* Já estão abertas as inscrições para a edição 2010 do “Parlamento Jovem Brasileiro”, programa que oferece a alunos do terceiro ano do Ensino Médio a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos. Os estudantes passam uma jornada de cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília, com todas as despesas custeadas. Saiba de tudo no blog www.correntejuventude.blogspot.com.

* Acontece nos dias 16, 17 e 18 de Julho, sempre a partir das 18h, na Praça do Bambu de Alto Paraíso de Goiás, com entrada franca, o Festival de Música Instrumental de Alto Paraíso. O objetivo do evento é propiciar à população de Alto Paraíso, Chapada dos Veadeiros e turistas de todo o Brasil a oportunidade de curtir boa música brasileira instrumental e interagir com a natureza.

* Depois de sete anos de espera, finalmente o Congresso Nacional aprovou a PEC da Juventude. Agora, o termo jovem será inserido no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal, garantindo-lhes o acesso a direitos que já são constitucionalmente assegurados às crianças, adolescentes e idosos. Foi uma bela conquista já que 2010 foi apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Juventude.

* O Cantor e guitarrista inglês Peter Frampton se apresenta em Brasília no dia 9 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Imperdível!!

* Pesquisa realizada por uma empresa americana revelou que a maioria dos adolescentes rejeita a possibilidade de ter os pais interagindo com eles em redes sociais, como o Facebook e o Twitter. No entanto, se o seu filho tiver menos de 18 anos é aconselhável um monitoramento racional, mas nunca agressivo.

* Já estão abertas desde o dia 7 de julho as inscrições para o concurso do Ministério Público da União (MPU). O concurso mais esperado do ano terá 594 vagas imediatas e também para cadastro reserva. O salário inicial está entre R$ 3.993,09 a R$ 6.551,52



Por que os homens dormem depois do sexo?

,
Foi bom pra você? Antes que você possa terminar a frase ele já está dormindo. A psiquiatra Carmita Abdo garante que, diferente do que as mulheres possam acreditar, a causa é mais simples e está intimamente ligada ao ciclo de resposta sexual masculino. Homens e mulheres passam pelas mesmas fases durante o sexo: desejo, excitação, orgasmo e resolução. Contudo, é na última fase, justamente na resolução, que as manifestações são diferentes. É como se eles descessem do topo de uma montanha-russa rumo ao relaxamento, já nas mulheres esse processo tende a ser mais lento. “Por isso costumamos dizer que para ele é mais difícil emendar a famosa 'segundinha'", brinca a médica ao apresentar um estudo comparativo. Outra curiosidade é que, depois do orgasmo, homens e mulheres produzem altos níveis de prolactina. O hormônio, conhecido por ativar a produção de leite, funciona como um “freio sexual” e provoca aquela típica preguiça do depois.
Fonte: André Giusti, Porta iG

Festival de Música Instrumental

,






Acontece nos dias 16, 17 e 18 de Julho, sempre a partir das 18h, na Praça do Bambu de Alto Paraíso de Goiás, com entrada franca, o Festival de Música Instrumental de Alto Paraíso. O objetivo do evento é propiciar para toda a população de Alto Paraíso, Chapada dos Veadeiros e turistas de todo o Brasil a oportunidade de curtir boa música brasileira instrumental e interagir com a natureza.

Eleições 2010 - Renovação na CLDF deve ser prioridade para o eleitor

,
Um dos debates mais intensos hoje nas rodas de bate-papo sobre política no Distrito Federal é a famigerada renovação das cadeiras na Câmara Legislativa do DF (CLDF). É inegável que, se há sentimento de reconstrução e recuperação da imagem e auto-estima da cidade, a renovação tem que passar primeiro pelo legislativo local. Alguns movimentos sociais e de juventude pregam a renovação de 100%. Na edição de hoje (4) do jornal Correio Braziliense, o tema foi abordado com mais profundidade e aponta todos os parlamentares que são alvos de investigações. Cientistas políticos apostam que, com os escândalos que abalaram a CLDF, 70% dos nomes serão mudados nas urnas. A matéria "Renovação Ética", das jornalista Ana Maria Campos e Helena Mader, pode ser conferida no site http://www.correiobraziliense.com.br/




EMI vai comemorar os 70 anos de John Lennon

,

Em homenagem aos 70 anos que John Lennon completaria em 2010, uma série de relançamentos está marcada para chegar às lojas em outubro, alguns dias antes de seu aniversário. De acordo com um comunicado da gravadora EMI, no dia 5 de outubro, os oito discos solos remasterizados do ex-Beatle, duas caixas para colecionadores e uma coletânea chegam ao mercado com suas embalagens originais e prometem agradar os fãs do artista. Além da venda individual dos álbuns, eles poderão ser adquiridos na caixa John Lennon Signature, que também terá quatro discos extras, incluindo faixas inéditas e um livro com fotos e poesias de Lennon. Já na outra caixa, Gimme Some Truth, quatro discos separados por temas compõem o box com 72 músicas. Os engenheiros da EMI e a viúva Yoko Ono foram os encarregados de remasterizar os trabalhos da carreira solo do cantor. Para ela, neste ano tão especial será possível que novos públicos passem a conhecer sua música, e os que já conhecem, passem a encontrar uma nova inspiração no talento de Lennon como compositor, músico e cantor. Entre os discos relançados está Double Fantasy, vencedor de um prêmio Grammy e último trabalho lançado por Lennon antes de ser assassinado, em dezembro de 1980. No álbum, a remasterização serviu para eliminar alguns excessos de produção e destacar as letras das canções e a voz do artista, surgindo assim Double Fantasy Stripped Down.



BOLÃO DO CORRENTE JUVENTUDE

,
Algumas personalidades de Brasília resolveram participar do Bolão do Corrente Juventude e deram seu palpite sobre o resultado da partida Brasil e Holanda hoje, às 11h.

* João Paixão de Lima (Meu pai) - Brasil 1 x 0 Holanda
* Henrique Chaves (Jornalista/TV Record) - Brasil 2 x 1 Holanda
* Alcir de Souza (Jornalista/Jornal do Guará) - Brasil 1 x 1 Holanda (Brasil ganha nos penâltis)
* André Noblat (Músico/Trampa) - Brasil 3 x 2 Holanda
* Marcos Pinheiro (Jornalista/Rádio Cultura FM) - Brasil 2 x 1 Holanda
* Romoaldo de Souza (Blog Café & Conversa) - Holanda 2 x 1 Brasil
* Kaká Guimarães (Presidente do DCE/Uniceub) - Brasil 2 x 1 Holanda
* Tiago Pitiman (Empresário) - Brasil 3 x 2 Holanda
* Cristiano Porfírio (Site Na Rota do Rock) - Brasil 4 x 3 Holanda
* Edson Charles (Rádio Guará Web) - Brasil 3 x 0 Holanda
* Júlio Jardim (Apresentador de TV) - Brasil 2 x 0 Holanda
* Hélio Gazú (Músico/Os Cabeloduro) - Brasil 2 x 1 Holanda
* Profº Israel Batista (Cientista Político) - Brasil 2 x 1 Holanda
* Gisele Santoro (Coreógrafa) - Brasil 2 x 1 Holanda
* DJ Raffa Santoro (Músico/Produtor) - Brasil 2 x 0 Holanda
* Aninha (Atitude Feminina) - Brasil 2 x 0 Holanda
* Zelito Passos (Músico/Produtor) - Brasil 3 x 1 Holanda
* George Ângelo (Músico/Projeto Óbará) - Brasil 3 x 1 Holanda
* Cipriano (Jogador do Universo Brasília) - Brasil 2 x 1 Holanda
* Marcelo Moraes (Empresário) - Brasil 2 x 0 Holanda

10 anos de estrada da banda 10zer04

,

Quinta-feira, dia 8 de julho, às 21h, no América Rock Club

                                 (QS 3, Pistão Sul de Taguatinga-DF, em frente ao Carrefour)

Participações Especiais:
Philippe Seabra (Plebe Rude) e MC Tom (ex-vocalista da 10Zer04)
Discotecagem e projeções de vídeo:
Equipe do programa Cult 22 (Rádio Cultura FM, 100,9MHz)

Ingressos Antecipados:
R$ 15,00 (com CD) à venda na:
Porão 666 (Taguatinga, atrás do Alameda Shopping)
Berlin Discos (Conic)
Abriu pro Rock (Gama Shopping)

Garanta já o seu ingresso antecipado e ganhe o novo disco da banda 10zer04!
No local: Ingressos - R$ 10,00 (sem CD). Mulheres não pagam até 22h.
CD à venda no local do show por R$15








PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO 2010

,
Você se interessa por política? Já pensou em como é a vida de um parlamentar?  Já estão abertas as inscrições para a edição 2010 do “Parlamento Jovem Brasileiro”, programa que oferece a alunos do terceiro ano do Ensino Médio a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos. Os estudantes passam uma jornada de cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília, com todas as despesas custeadas pela Casa. Neste ano, a legislatura será de 8 a 12 de novembro. Para se tornar um “parlamentar jovem”, o aluno deve ter entre 16 e 22 anos, estar matriculado no terceiro ano do Ensino Médio em qualquer colégio público ou particular e apresentar um projeto de lei na escola. Participar do grêmio estudantil, prestar algum trabalho voluntário e ter um bom desempenho escolar também conta pontos. Mas tudo isso é só o primeiro passo rumo ao Congresso Nacional. O projeto de lei feito pelo aluno deve abordar um assunto que se inclua em uma dessas quatro áreas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; e Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Em 2010, o foco do tema é “O Jovem no Mercado de Trabalho”. Este projeto deverá ser pré-selecionado pela secretaria de educação do respectivo estado e posteriormente encaminhado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED) à Câmara dos Deputados, que definirá a escolha final. Então, procure a Secretaria de Educação de sua cidade ou acesse www2.camara.gov.br

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* Devido a um princípio de incêndio ocorrido na última quinta-feira (24), no Anexo do Palácio do Buriti, próximo às nossas instalações, a Rádio Cultura FM (100,9MHz) está fora do ar no dial e transmitindo, desde então, somente pela Internet. Acesse http://www.culturafmdf.com.br/ e acompanhe a programa da única rádio que toca Brasília.

* Está causando muita estranheza essa determinação da Agência de Fiscalização (Agefis) em fechar todos os cinemas de Brasília que funcionam sem alvará definitivo. Alvará precário ou defintivo, os dois são emitidos pelo GDF. Dizem que as ações são puramente políticas e que um certo parlamentar estaria no comando. Ano eleitoral tem essas coisas. Não é atoa que, a cada dia, ganha força a idéia de renovação geral na Câmara Legislativa do DF.

* A Câmara dos Deputados aprovou na noite da última quarta-feira (23), em votação simbólica, o projeto de lei que muda a ordem de exibição dos candidatos na urna eletrônica para as eleições de outubro próximo. A proposta altera resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que estabelece que o eleitor deverá votar primeiro no candidato a deputado estadual ou distrital e, em segundo lugar, no candidato a deputado federal.

PARQUE ECOLÓGICO DO GUARÁ AMEAÇADO

,
Criado por meio do Decreto Nº 8.129, de 16 de agosto de 1984, o Parque Ecológico Ezechias Heringer, mais conhecido como Parque Ecológico do Guará, está longe de ser um modelo de preservação ambiental, e para piorar, a cada dia, sua área, que oficialmente é de 310 hectares, fica menor, seja por meio de decretos ou por meio de fixação de projetos imobiliários, como a ampliação de Setor de Oficinas Sul (SOF Sul), que ainda está em fase de estudos por parte do governo, mas sem data de aprovação, já que esbarra nas próprias questões ambientais. Outro projeto polêmico, e já em execução, é a superquadra Park Sul que, mesmo não ficando dentro do parque, pode de forma indireta agredir a reserva, conforme constatou um estudo realizado em 1990 pela Terracap. Na época, a empresa do GDF avaliou a área imprópria para criação de um setor habitacional. Recentemente, o Ministério Público do Distrito Federal considerou que a venda do antigo Estádio Pelezão, que também faz divisa com o Parque Ecológico do Guará, deveria ser anulada por não seguir critérios técnicos previstos na lei. Mas é inegável que todos esse projetos envolvem volumosas quantias de dinheiro e forte influência política. Mas a Falta de Conservação do Parque Ecológico do Guará é o que mais assusta. Em diferentes pontos, a degradação é visível, e o pouco que tem sido feito parece insuficiente para se recuperar o local. O Córrego Guará, que corta do parque, está com assoreamento e erosões em várias áreas. É importante ressaltar que o tamanho da área do parque pode ter sido reduzida para pouco mais de 200 hectares. Corrente Juventude: É uma vergonha o que fazem com o Parque Ecológico do Guará. A quem interessa a destruição do parque? Aonde estão os nossos representantes políticos eleitos pelo Guará que nada fazem para conter a degradação e a pressão imobiliária. Atenção, moradores do Guará: O Parque Ecológico do Guará pede socorro!
Fonte: Jornal Guará Hoje

A nova Era Dunga: o fim do besteirol esportivo

,
Na crônica esportiva brasileira, muita gente vai ter que pendurar essas chuteiras

Foi na Copa do Mundo de 1986, no México, com Fernando Vanucci, então apresentador da TV Globo, que a cobertura esportiva brasileira abandonou qualquer traço de jornalismo para se transformar num evento circense, onde a palhaçada, o clichê e o trocadilho infame substituíram a informação, ou pelo menos a tornaram um elemento periférico. Vanucci, simpático e bonachão, criou um mote (“alô você!”) para tornar leve e informal a comunicação nos programas esportivos da Globo, mas acabou por contaminar, involuntariamente, todas as gerações seguintes de jornalistas com a falsa percepção de que a reportagem esportiva é, basicamente, um encadeamento de gracinhas televisivas a serem adaptadas às demais linguagens jornalísticas, a partir do pressuposto de que o consumidor de informações de esporte é, basicamente, um retardado mental. Por diversas razões, Vanucci deixou a Globo, mas a Globo nunca mais abandonou o estilo unidunitê-salamê-minguê nas suas coberturas esportivas, povoadas por sorridentes repórteres de camisa pólo colorida. Aliás, para ser justo, não só a Globo. Todas as demais emissoras adotaram o mesmo estilo, com igual ou menor competência, dali para frente.

Passados quase 25 anos, o estilo burlesco de se cobrir esporte no Brasil passou a ser uma regra, quando não uma doutrina, apoiado na tese de que, ao contrário das demais áreas de interesse humano, esporte é apenas uma brincadeira, no fim das contas. Pode ser, quando se fala de handebol, tênis de mesa e salto ornamental, mas não de futebol. O futebol, dentro e fora do país, mobiliza imensos contingentes populacionais e está baseado num fluxo de negócios que envolve, no todo, bilhões de reais. Ao lado de seu caráter lúdico, caminha uma identidade cultural que, no nosso caso, confunde-se com a própria identidade nacional, a ponto de somente ele, o futebol, em tempos de copa, conseguir agregar à sociedade brasileira um genuíno caráter patriótico. Basta ver os carros cobertos de bandeiras no capô e de bandeirolas nas janelas. É o momento em que mesmos os ricos, sempre tão envergonhados dos maus modos da brasilidade, passam a ostentar em seus carrões importados e caminhonetes motor 10.0 esse orgulho verde-e-amarelo de ocasião. Não é pouca coisa, portanto.

Na Copa de 2006, na Alemanha, essa encenação jornalística chegou ao ápice em torno da idolatria forçada em torno da seleção brasileira penta campeã do mundo, então comandada pelo gentil Carlos Alberto Parreira. Naquela copa, a dominação da TV Globo sobre o evento e o time chegou ao paroxismo. A área de concentração da seleção tornou-se uma espécie de playground particular dos serelepes repórteres globais, lá comandados pela esfuziante Fátima Bernardes, a produzir pequenos reality shows de dentro do ônibus do escrete canarinho. Na época, os repórteres da Globo eram obrigados a entrar ao vivo com um sorriso hiperplastificado no rosto, com o qual ficavam paralisados na tela, como em uma overdose de botox, durante aqueles segundos infindáveis de atraso de sinal que separam as transmissões intercontinentais. Quatro anos antes, Fátima Bernardes havia conquistado espaço semelhante na bem sucedida seleção de Felipão. Sob os olhos fraternais do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, foi eleita a musa dos jogadores, na Copa de 2002, no Japão. Dentro do ônibus da seleção. Alguém se lembra disso? Eu e a Globo lembramos, está aqui.

O estilo grosseiro e inflexível de Dunga desmoronou esse mundo colorido da Globo movido por reportagens engraçadinhas e bajulações explícitas confeitadas por patriotadas sincronizadas nos noticiários da emissora. Sem acesso direto, exclusivo e permanente aos jogadores e aos vestiários, a tropa de jornalistas enviada à África do Sul se viu obrigada a buscar informações de bastidores, a cavar fontes e fazer gelados plantões de espera com os demais colegas de outros veículos. Enfim, a fazer jornalismo. E isso, como se sabe, dá um trabalho danado. Esse estado de coisas, ao invés de se tornar um aprendizado, gerou uma reação rançosa e desproporcional, bem ao estilo dos meninos mimados que só jogam porque são donos da bola. Assim, o sorriso plástico dos repórteres e apresentadores se transformou em carranca e, as gracinhas, em um patético editorial.

Dunga será demitido da seleção, vença ou perca o mundial. Os interesses comerciais da TV Globo e da CBF estão, é claro, muito acima de sua rabugice fronteiriça e de sua saudável disposição de não se submeter à vontade de jornalistas acostumados a abrir caminho com um crachá na mão. Mas poderá nos deixar de herança o fim de uma era medíocre da crônica esportiva, agora defrontada com um fenômeno com o qual ela pensava não mais ter que se debater: o jornalismo.
Fonte: O texto "A nova Era Dunga: o fim do besteirol esportivo" é de autoria do jornalista Leandro Fortes. Acesse o http://www.brasiliaeuvi.wordpress.com/





Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010

,
Termina no próximo dia 30 de junho (quarta-feira) o prazo de inscrições para a segunda edição do Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010. O concurso, que fará uma grande homenagem a cantora e compositora Inezita Barrosa (foto), premiará iniciativas culturais que beneficiem, diretamente, pessoas idosas. O Edital disponibilizará R$ 800 mil em investimentos para a premiação de 40 iniciativas que serão contempladas com o valor de R$ 20 mil, cada uma. O Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 será voltado para projetos desenvolvidos nas categorias de Teatro, Dança, Música, Literatura, Artes Visuais e outras formas de expressão artística. O Edital será realizado pela Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) e pelo Instituto Empreender, com recursos da Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O primeiro Prêmio da SID/MinC voltado para este segmento foi realizado em 2007, premiando 20 iniciativas culturais. Acesse a página eletrônica www.cultura.gov.br/diversidade para mais informações.





Poerão do Rock 2010

,

ENEM 2010

,
O Ministério da Educação abriu hoje (21) as inscrições para a prova de 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Podem participar alunos da última série ou candidatos que já concluíram o ensino médio. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site www.sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao até o dia 9 de julho. A prova serão aplicada nos dias 6 e 7 de novembro e terá 180 questões de múltipla escolha.

Rapidinhas do Corrente Juventude

,
* Acontece nesta quarta-feira, dia 21 de junho, às 19h, no Auditório da UNICESP (Guará I), a Audiência Pública "Brasília Legal é Sem Poluição Visual", promovida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. O objetivo é debater a sujeira e a poluição visual causada pela faixas com propaganda irregular que são espalhadas pelos canteiros e vias públicas de todo o DF.
* Começa hoje (21), com abertura solene às 10h, no Auditório do Hospital de Base, a 4ª Semana de Combate à Asma. Estima-se que 20% da população mundial seja portadora de Asma. No domingo (27), acontece a 4ª Caminhada dos Asmáticos, às 10h, no Parque da Cidade (concentração no estacionamento 12).
* Brasília é líder do ranking nacional em bullying. Segundo o IBGE, que ouviu estudantes das redes privada e pública de ensino, é cada vez mais comum os casos de humilhação nas escolas. Os casos são mais comuns entre meninos, mas as meninas também passaram a ser alvo desse tipo de situação. Infelizmente, o Estado ignora os números e não trata o bullying com a devida seriedade. O Correio Braziliense trouxe ontem (20), no Caderno de Cidades, uma matéria alarmante e muito interessante sobre o assunto. Acesse www.correiobraziliense.com.br.

Conheça seu candidato

,
A organização não-governamental Transparência Brasil criou o Projeto Excelências, um site com a lista de todos os parlamentares com pendências na Justiça e nos tribunais de conta pelo país. A iniciativa é um instrumento para que o eleitor possa, antes de decidir o voto, consultar a situação de cada um dos candidatos que já tiveram, ou têm, mandato parlamentar. O banco de dados traz um resumo dos crimes pelos quais o parlamentar responde e o número com o qual os eleitores podem checar se já houve ou não condenação e recursos. Ao todo, são 2.368 parlamentares citados no site, entre senadores e deputados. Acesse o site www.excelencias.org.br e digite o nome do parlamentar de seu interesse. Um outra opção para consulta é o Blog Brasília Limpa. Acesse www.brasilialimpa.info/blog
Fonte: Blog da Paola Lima

Festival Elemento em Movimento

,
Acontece nos dias 19 e 20 de junho, na Praça dos Eucaliptos, em Ceilândia, a 3ª edição do Festival Elemento em Movimento. O evento é uma realização da Central Única das Favelas do Distrito Federal (CUFA/DF) e tem como principais objetivos oferecer ao público e aos artistas uma maior integração com os principais representantes e protagonistas da Cultura de Rua do DF e definir políticas públicas que visam o crescimento da Cultura Urbana. A programação do festival vai reunir shows com Renegado, Kiko Santana, Coletivo Groove, Conhecimento Fundamental, Ocorrência Criminal, Esquadrão Rap, e Campeonato de Break do Brasil (BRADAN), Festival Rap Popular Brasileiro (RPB) e o primeiro Campeonato de Skate de Rua da CUFA/DF. Mais informações pelo site http://www.cufadf.org/.

Maracanã, 60 anos de história para contar

,
O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, foi inaugurado em 16 de junho de 1950, visando a Copa do Mundo de Futebol daquele ano e que todos nós já sabemos a história. A partir daí o Maracanã foi sempre o palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, sem esquecer, é claro, da comemoração do milésimo gol do Pelé. Após uma grande reforma – uma das mais importantes de sua história – foi o palco da abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, assim como deve ser o palco da final da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e sediar as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016. Hoje, uma data histórica para todos os brasileiros, o Templo Sagrado do Futebol Mundial completa 60 anos de idade. No Rio de Janeiro, a SUDERJ prepara uma iluminação especial, em verde e amarelo, da Estátua do Bellini. Já está a disposição do público uma exposição na Tribuna de Honra, para comemorar os 60 anos do estádio, com fotos antigas e a bola e a rede do gol 1.000 do Pelé. A exposição estará aberto ao público até o dia 17 de junho.

Inscrições abertas para os CILs e EJA

,
Já estão abertas as inscrições para novos estudantes interessados em frequentar os Centros Interescolares de Línguas (CILs) ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública de ensino no Distrito Federal. As inscrições poderão ser feitas até do dia 4 de julho pelo Telematrícula 156 – opção 2. O funcionamento irá das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira,  e das 8h às 18h, aos  sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita. Os interessados poderão optar por estudar em uma instituição próxima à residência ou ao trabalho. Por isso, é fundamental ter em mãos o endereço correto do local, principalmente o Código de Endereçamento Postal (CEP). Ao informar o endereço errado para o atendente, incluindo equívoco em relação ao CEP, o interessado corre o risco de ser encaminhado para uma instituição de ensino muito distante e acabar ficando sem vaga em uma mais próxima. Vale lembrar que as vagas para os CILs são apenas para estudantes da rede pública de ensino. Já o EJA é uma boa oportunidade para aqueles que não puderam estudar na época apropriada para a idade.

Encontro Ambiental vai debater a Reciclagem

,
O Curso de Gestão Ambiental da faculdade UNICESP  realiza nos dia 17 e 18 de junho, sempre a partir das 19h30, no Auditório Central do Campus do Guará I, o II Encontro de Meio Ambiente. O objetivo do evento é difundir conhecimentos básicos sobre reciclagem, além de mobilizar, sensibilizar e ajudar a comunidade a analisar de forma mais sustentável  e responsável a questão da reciclagem no Distrito Federal. Também estarão incluídas na pauta debates sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, consumo consciente e redução de resíduos. Para participar, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail gestao.ambiental212@gmail.com ou pelos telefones 3035-9500 e 8133-5979 (Bernardo Verano).

COMEÇOU A COPA DA ÁFRICA! A COPA DA LIBERDADE!

,
Hoje é um dia de muita alegria não só para a África do Sul, mas para todo o continente africano. É uma resposta para muitos que não acreditaram que um país africano teria condições de realizar um dos eventos esportivos mais importantes do mundo. A Copa da África do Sul é uma homenagem a todos aqueles que sonharam e lutaram pela liberdade e por um mundo sem preconceito e  violência. A Copa da África do Sul é a Copa de NELSON MANDELA (FOTO). Poderíamos dizer que a Copa da África  do Sul é também a Copa de MAHATMA GANDHI, de MARTIN LUTHER KING e, principalmente, de STEVEN BANTU BIKO (FOTO). Estes homens morreram lutando pela liberdade e contra a violência e a segregação racial. Eles fizeram parta da história e nunca deixaram a história passar por eles. A Copa da África poderia servir para que o mundo preste mais atenção em um continente que sofre tanto com a desigualdade, fome, repressão e com o descaso. Escutem a música "BIKO", do ex-lider do Genesis, Peter Gabriel. http://www.youtube.com/watch?v=nekFozZow4Y

Você já sabe o que fecha durante os jogos do Brasil?

,
* Nos Orgãos Públicos Federais e no GDF: Quando o jogo ocorrer às 11h, o expediente será interrompido às 10h30 e reiniciado às 14h30. Quando o jogo ocorrer ás 15h30, o expediente será encerrado às 14h30.
* Nos Bancos: Nos dias dos jogos às 11h, o expediente nas regiões metropolitanas será das 8h às 10h30 e das 14h às 16h. No interior termina às 15h30. Nas partidas às 15h30, o expediente em todas as agências será das 8h às 14h.
* Shoppings, Supermercados e Lojas em geral: Cada estabelecimento deve definir seu próprio horário de funcionamento.
* Escolas Públicas e Privadas: Não é oficial, mas a grande maioria das escolas do país, particular ou pública, quando a partida ocorrer às 11h, haverá aula até às 10h. Quando a partida ocorrer às 15h30, não haverá aula no turno vespertino.
* Nos serviços essenciais de natureza contínua, como hospitais públicos, o horário diferenciado não será aplicado.

ÚLTIMAS VAGAS PARA AS OFICINAS BÁSICAS PONTUAIS DA ESCOLA DE MÚSICA DE BRASÍLIA

,
As Oficinas Básicas Pontuais da Associação de Pais, Alunos e Mestres (APAM) do Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília (CEP/EMB) encerra as inscrições para novos alunos no dia 12 de junho, sábado. As últimas vagas são para as oficinas de cuíca, cavaquinho, canto coral, acordeon, flauta transversal, clarineta, musicalização infantil e infanto-juvenil, técnicas para DJ, percussão, baixo elétrico e gaita de boca. Há oficinas para os níveis básico, intermediário e avançado. As inscrições são feitas na APAM do CEP/EMB, das 8h às 12h e das 14h às 19h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Informações ao público: (61) 3321-1593 e (61) 3901-7687. As aulas acontecem sempre aos sábados, nos turnos matutino ou vespertino, a partir do dia 12 de junho de 2010 e seguem até dia 11 de setembro de 2010. A carga horária dos cursos é de 40 horas e os concluintes receberão um certificado de qualificação profissional emitido pelo CEP/EMB. No ato da inscrição, o interessado contribui com a Associação de Pais, Alunos e Mestres do CEP/Escola de Música de Brasília, para se associar e adquirir os recursos instrucionais indispensáveis à realização da oficina pretendida. O valor da contribuição é de R$ 190,00, para não associados e de R$ 170,00, para ex-alunos das Oficinas Básicas Pontuais e associados do SINDILEGIS e seus dependentes. A contribuição é única para todo o período do curso (3 meses).

Rapidindas do Corrente Juventude

,
Brasília Legal I
No próximo dia 23 de junho, a partir das 19h, no Unicesp (Guará I), acontece a primeira Audiência Pública “Brasília Legal é Sem Poluição Visual”. O objetivo da audiência é iniciar um debate para discutir a sujeira provocada pelas faixas de propaganda nos canteiros e vias públicas do Distrito Federal. É preciso saber quais são os critérios, regras ou leis que amparam a utilização desse tipo de propaganda.

Brasília Legal II
Se você quer ajudar o movimento “Brasília Legal é Sem Poluição Visual”, nos ajude a fiscalizar e denunciar os sujões. Acesse o blog www.bsblegal.blogspot.com e envie e-mail para brasilialimpalegal@gmail.com. Participe também da nossa comunidade no Twitter. Nosso endereço é www.twitter.com/bsblegal. Vamos ajudar a cuidar da nossa cidade?

Passe Livre
Não foi por falta de aviso! O Passe Livre agoniza no DF por pura irresponsabilidade política. Todos queriam tirar uma “casquinha” e o projeto foi inchando, prejudicando quem realmente deveria ser assistido: os estudantes das escolas públicas. Tenho arquivado todos os e-mails enviados, ainda em 2009, onde eu avisava sobre as distorções que o projeto estava sofrendo. Agora, onde estão os que se diziam “pai” do Passe Livre? Espero que o projeto ainda possa ser salvo!

FM Esporte
O programa FM Esporte, da Rádio Cultura FM (100,9), virou referência para os atletas e amantes do esporte no Distrito Federal. Há oitos meses no ar, o programa é ancorado pelo jornalista Marcos Pinheiro, com participações dos radialistas Wagner Terra, Dani Pança e Janaina Lazaretti. O FM Esporte vai ao ar todo sábado, das 11h às 12h.

                                                      
The Cranberries em Brasília
A banda irlandesa The Cranberries (foto) desembarca em Brasília no próximo dia 19 de outubro (terça-feira) para apresentação no Ginásio Nilson Nelson. Os fãs brasilienses do grupo liderado pela talentosa cantora Dolores O’Riordan já podem comemorar!

Músicos no DF
Participei no último dia 2 de junho, no Plenário da CLDF, da primeira Audiência Pública, proposta pelo Dep. Raimundo Ribeiro, para debater a situação dos músicos no DF. E como não poderia deixar de ser, a reclamação foi geral. Falou-se muito na falta de apoio à categoria, na Lei do Silêncio e na falta de espaços para os artistas da cidade e para a realização de grandes eventos. A próxima Audiência Pública será dia 11 de agosto.