Adolescentes em conflito com a lei

,

Medidas socioeduticativas ganham debate na CLDF

Audiência pública realizada na Câmara Legislativa, nesta quarta-feira (30) – Dia Mundial da Juventude –, colocou em debate as medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei no Distrito Federal. O deputado Professor Israel Batista (PDT), autor da iniciativa, defendeu que é preciso passar a limpo o sistema e reformular políticas públicas para recuperar jovens internados, evitando, assim, a reincidência no mundo do crime.

O parlamentar ressaltou que cada interno custa ao Estado cerca de R$ 7 mil por mês e, em contrapartida, um aluno da rede pública de ensino recebe um investimento de R$ 70 mensais. “Uma disparidade”, disse. “A sociedade paga e não vê os resultados. Diante desse investimento, o jovem deveria sair do centro de ressocialização totalmente recuperado”, complementou.

Logo após a abertura da solenidade, foi exibido um trecho do documentário “Pra ficar de boa”, da cineasta Núbia Santana, com histórias de adolescentes infratores. “A arte é um ótimo instrumento de ressocialização e também para evitar que jovens entrem no crime. É muito importante colocar este assunto em pauta”, afirmou Núbia.

A deputada federal Érika Kokay (PT) esteve presente e reafirmou que as políticas públicas devem ser pensadas também para evitar que jovens e crianças entrem em conflito com a lei. “O trabalho precisa ser articulado com as áreas de saúde, educação, trabalho e outras instâncias do GDF”, argumentou.

“Estamos arrumando a casa e vamos rever todos os programas que deram certo e que podem ser alternativas para esses jovens. É ótimo ver que temos deputados engajados nesse projeto junto com o governo. Sabemos que o problema precisa ser resolvido”, resumiu o coordenador-chefe da Coordenadoria de Assuntos Legislativos do DF, Wilmar Lacerda.

O secretário de Trabalho, Glauco Rojas, falou sobre a necessidade de investir em qualificação e alertou para o fato de o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), uma das iniciativas de maior sucesso no Brasil dentro dessa temática, nunca ter sido implantado na capital federal. “É um crime, a juventude de Brasília foi lesada”, resumiu.

A audiência pública contou ainda com a participação do secretário de Juventude do DF, Fernando Neto; secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Thelma Alves Oliveira; coordenadora do Sistema Socioeducativo da Secretaria da Criança do DF, Ludmila de Ávila Pacheco; e do subsecretário de Programas Comunitários do DF, Cirlandio Martins dos Santos. Os deputados distritais Luzia de Paula (PPS), Olair Francisco (PTdoB), Wellington Luiz (PSC) e Rejane Pitanga (PT) também compareceram.

Propostas para o governo

Israel Batista vai pedir ao governador Agnelo Queiroz a criação de clínicas públicas para tratamento de usuários de drogas e que sejam aplicados nos centros de ressocialização do DF todos os projetos que envolvem cultura, qualificação de mão de obra, educação e inclusão digital desenvolvidos pelas secretarias de Estado. Por fim, o parlamentar defenderá a nomeação de concursados da Secretaria da Criança em postos que ainda são terceirizados no sistema socioeducativo.

Audiência Pública: Rádio Cultura

,
Conto com a presença de todos!

Precisamos debater urgente a situação da Rádio Cultura FM, e essa Audiência Pública é só o primeiro passo para que possamos ter no Governo do Distrito Federal, uma emissora estatal que atenda aos anseios do cidadão, longe das amarras políticas e prestando seu papel cultural e social.

Serviço:
Audiência Pública - Rádio Cultura FM, a realidade e as perspectivas da rádio que toca Brasília.
Deputados Proponentes: Professor Israel Batista e Cláudio Abrantes.
Dia 4 de abril de 2011 às 19h.
Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Audiência pública debaterá medidas socioeducativas

,
As medidas socioeducativas voltadas para adolescentes em conflito com a lei no Distrito Federal serão debatidas na Câmara Legislativa, em audiência pública, nesta quarta-feira (30), às 10h. O objetivo do encontro, realizado pelo deputado Professor Israel Batista (PDT), é buscar na própria estrutura do GDF os mecanismos para recuperar jovens internados e discutir projetos desenvolvidos pelo Governo que possam ser aplicados no sistema socioeducativo.

Para Israel Batista, o Estado tem condições de combater a reincidência de adolescentes na prática de ato infracional. “É preciso aproveitar programas como Picasso Não Pichava, voltado para a prevenção da criminalidade infanto-juvenil, e DF Digital, cuja premissa é oferecer inclusão digital por meio de cursos de informática e internet. Há ainda projetos de qualificação profissional, de educação e iniciativas culturais. Por que não levá-los para o sistema socioeducativo?”, indaga o parlamentar, lembrando ainda sobre a importância do acompanhamento social das famílias dos menores internados. “A sociedade deseja uma resposta”, enfatiza.

A audiência pública contará com a participação de autoridades do Executivo local, da Associação de Pais e Mães de Adolescentes em Conflito com a Lei e Situação de Risco do DF (Amar-DF), artistas da cidade envolvidos com o tema e pessoas interessadas no assunto.




GDF aderi ao Movimento A Hora do Planeta

,
Atendendo a um pedido do Deputado Professor Israel Batista, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou esta tarde o termo de adesão à Hora do Planeta. Com o ato, o Distrito Federal se une às 3.800 cidades que vão apagar as luzes de seus principais monumentos para demonstrar que estão preocupadas com o aquecimento Global. Neste sábado, dia 26, das 20h30 às 21h30, a convite da Rede WWF, organização mundial de conservação da natureza, o Governo do Distrito Federal vai apagar as luzes dos seguintes monumentos: Palácio do Buriti e Anexo, Memorial JK, Teatro Nacional, Catedral, Museu do Índio, Complexo Cultural da República e Ponte JK.

A Hora do Planeta

,
O que é?
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Quando?
Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Onde?
No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

Veja com participar!
Junte-se a este movimento!
Visite o site

Câmara Legislativa abre as portas para estudantes do DF

,
Cerca de 400 alunos da rede pública e privada de ensino do Distrito Federal participaram, nesta quarta-feira (16), de audiência pública realizada na Câmara Legislativa. Com o tema “Educação tem que ser 10”, a iniciativa foi de autoria do deputado Professor Israel Batista (PDT). “Tenho a honra de recebê-los nesta Casa, para mudarmos juntos a realidade da educação no DF. Educação tem que ser prioridade, pois é o mecanismo de transformação mais eficiente que existe”, discursou, depois de abrir o evento pedindo um minuto de silêncio em referência às vítimas da tragédia no Japão.

O encontro foi promovido para debater a jornada de lutas da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que defendem um Plano Nacional de Educação a serviço de um ensino de qualidade em todo o país, aprovando bandeiras como o investimento de 10% do Produto Interno Bruto e de 50% do Fundo do Pré-Sal na educação. “Essas entidades se preocupam com o ensino de qualidade a longo prazo e sabemos que ainda há muito o que fazer. É preciso discutir uma nova escola que seja, de fato, elemento de transformação social”, defendeu Israel Batista.

Participaram da solenidade os secretários de Trabalho, Glauco Rojas, e da Juventude, Fernando Nascimento Silva Neto. “Este evento consolida o movimento estudantil, sai das ruas e envolve o parlamento”, disse Rojas. “Esta é uma vitória da Câmara Legislativa e de estudantes que vem aqui mostrar que não estão satisfeitos com o ensino. Unidos assim é possível fazer a diferença”, argumentou Fernando Neto.

O debate também teve a participação de integrantes de grêmios estudantis de todo DF; do diretor nacional da UNE, Tiago Dias Cardoso; do diretor da UBES, André João da Costa; e de Leandro Cerqueira, membro do Centro de Estudos e Memórias da Juventude (CEMJ). “Esse é o primeiro evento que tivemos aqui no DF, isso é fundamental em nossa luta. Precisamos unir forças para mudar e melhorar ainda mais a nossa educação”, apontou André João, da Ubes.

Com a palavra, os estudantes
Durante o debate, os estudantes apontaram seus anseios e preocupações em relação à qualidade do ensino no DF. Aluno do 3° ano do Centro de Ensino Médio Ave Branca, de Taguatinga, Álvaro Cardoso de Santana, 18 anos, agradeceu a oportunidade de poder discutir sobre o assunto e disse que todos os parlamentares devem aderir à luta junto ao deputado Professor Israel. “Os alunos precisam conhecer o funcionamento desta Casa e de como os projetos pela educação são defendidos. Da mesma forma, os parlamentares também precisam conhecer a realidade das escolas e do ensino. Assim é possível fazer a diferença”, afirmou.







CLDF realiza audiência para discutir educação no DF

,
A educação será tema de audiência pública realizada nesta quarta-feira (16), às 10h, na Câmara Legislativa. Iniciativa do deputado Professor Israel Batista (PDT) debaterá, na perspectiva do DF, a jornada de lutas da União Nacional dos Estudantes (UNE) em defesa de um Plano Nacional de Educação a serviço do Brasil, aprovando bandeiras como o investimento de 10% do Produto Interno Bruto e de 50% do Fundo Social do Pré-Sal na educação. A plataforma educacional da UNE e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) para o Distrito Federal integrará a pauta do encontro. As propostas almejam a construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade, a exemplo da criação da Universidade do DF, erradicação do analfabetismo, passe livre irrestrito para estudantes, fortalecimento de bibliotecas comunitárias e programa de capacitação profissional de jovens visando a Copa do Mundo de 2014.

Começou o Festival Grito Rock Brasília

,
Começou ontem (10) e vai até domingo (13) a edição 2011 do Festival Grito do Rock, maior festival integrado da América Latina, que este ano está acontecendo em 130 cidades de nove países. São 24 atrações que vão se apresentar no palco do Cult 22 Rock Bar ( Centro de Atividades 7, Lago Norte) , com shows a partir das 21h. Ligado à Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin) e coordenado nacionalmente pelo Circuito Fora do Eixo (CFE), o Grito Rock é realizado em Brasília (Plano Piloto) pelo Coletivo Esquina, cujo site traz muitas informações e releases de todas as bandas, de estilos variados e com representantes do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Amazonas e Ceará. A entrada está muito barata: apenas R$ 5 (até 22h) e R$ 7 (após). Para os que estão preocupados com a superlotação na pista de shows, haverá um telão na área externa do bar transmitindo todos os shows.

Confira a programação completa:
Quinta, dia 10/3 - Turrón Presidencial (DF), Desdobradores do Tempo no Horizonte Vertical (DF), The Neves (DF), Dom Capaz (MG), Sinais Invertidos de um Mágico (PA) e Novos Vinis (GO)
Sexta, dia 11/3 - Etno (DF), Darshan (DF), Brown-Há (DF), Gandharva (PE), The Dust Road (AM) e Butterflies (CE)
Sábado, dia 12/3 - xLost in Hatex (DF), Violator (DF), Moretools (DF), Uganga (MG), Mugo (GO) e Sangue Seco (GO)
Domingo, dia 13/3 - Trampa (DF), Valdez (DF), Besouro do Rabo Branco (DF), Black Drawing Chalks (GO), Evening (GO) e Hellbenders (GO)


Twestival desembarca em Brasília pela primeira vez

,
O que é Twestival?
Tudo começou com um único tweet. O Twestival nasceu de uma simples idéia: se cidades pudessem colaborar em escala internacional, porém trabalhando a nível local, o impacto dessa colaboração poderia vir a ser espetacular. Desde 2009, mais de 200 cidades já participaram do festival através da realização de eventos locais, arrecadando cerca de US$ 1,2 milhões para 137 causas, a maioria ligada ao acesso à educação e água potável. Neste ano, o Twestival torna-se ainda mais 'local' em cidades ao redor do mundo na quinta-feira, 24 de março de 2011. Os eventos do Twestival local arrecadarão fundos e despertarão a conscientização para instituições sem fins lucrativos identificadas pelos organizadores como propulsoras de grande impacto nas comunidades em que atuam

Brasília Twestival 2011
Em Brasília, o Twestival vai acontecer pela primeira vez no dia 24 de março, no Terraço Shopping. O Brasília Twestival (@twestivalBSB) 2011 apoiará o Comitê para Democratização da Informática (@CDIDF), que é uma ONG nacional que atua na inclusão digital de comunidades menos favorecidas. A instituição passou pelo crivo da organização do Twestival, em Londres, e foi aprovada com louvor pela seriedade com que desenvolve seus projetos há 16 anos.  Até o momento, 145 cidades do mundo já se inscreveram para realizar o Twestival em diversos países. No Brasil, o nove cidades estão inscritas.



Deputado critica violência no trânsito e homenageia a ONG Rodas da Paz

,
O deputado Prof. Israel Batista (PDT) elogiou na última quinta-feira (3) da tribuna a ONG Rodas da Paz, que completou oito anos de existência. "Ela está de parabéns em razão do apoio às ciclovias, à elaboração de projetos nessa área e por ajudar a reduzir as mortes no trânsito", enfatizou o parlamentar, ao anunciar que apresentou projeto de decreto legislativo para dar título de Cidadão Honorário de Brasília aos dirigentes da ONG, Ronaldo Alves (presidente) e Elisabeth Veloso (fundadora). O distrital aproveitou para reclamar da cultura da violência no trânsito. "Às vezes reflito por que nos despersonalizamos quando assumimos a direção no trânsito", enfatizou Israel, que elogiou a lei da faixa de pedestres, criada pelo ex-governador Cristovam Buarque, e que se tornou uma referência do povo de Brasília em todo o País.
Fonte: Site da CLDF (www.cl.df.gov.br)





Festival Grito do Rock

,
Neste fim de semana Taguatinga recebe a segunda edição do Grito Rock, festival de música independente que apresenta bandas do Distrito Federal e região. O Grito Rock tem entrada franca e acontece nos dias 4 e 5 (sexta e sábado), na área pública ao lado do Taguatinga Center, próximo ao viaduto de acesso a cidade. Entre as atrações estão as bandas Black Drawing Chalks e Hellbenders (ambas de Goiânia), Evening (Anápolis), além de brasilienses como Galinha Preta, Vitrine e Enema Noise. Grupos como Vitalógica (Ceilândia), Darshan (Sobradinho) e Yacoby (Valparaíso) também marcam presença. A programação completa do festival pode ser conferida aqui. O festival é realizado pelo Coletivo Cultcha, grupo cultural de Taguatinga dedicado a cultura independente e a valorização do rock no Distrito Federal. O Grito Rock também acontecerá em Brasília nos dias 10, 11, 12 e 13 de março. Este será organizado por outro coletivo cultural (Coletivo Esquina) e será realizado no Cult 22 Rock Bar (Lago Norte).