Estão as inscrições para o ProUni

,
Começaram as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos em universidades particulares. Os interessados deverão fazer as inscrições no site do programa até o dia 24 de julho. As inscrições serão feitas em única etapa, com três chamadas. A primeira lista será divulgado no próximo dia 27. os candidatos pré-selecioandos terão até o dia 6 de julho para comprovar a documentação e fazer a matrícula na instituição de ensino indicada. a segunda e terceira chamadas devem ser divulgadas em 12 e 25 de julho, respectivamente. Mais informações no site http://www.mec.gov.br/

Dia Mundial do Skate

,
O Dia Mundial do Skate será comemorado na Câmara Legislativa. Na próxima terça-feira (21), às 10h, no plenário da CLDF, será realizada uma sessão solene em homenagem ao esporte e aos que praticam a modalidade.

O objetivo é chamar atenção para a modalidade, que cresce cada vez mais no Distrito Federal. A solenidade, de iniciativa do deputado Professor Israel Batista, também abrirá espaço para entender as dificuldades e os anseios dos que praticam o esporte na capital.

Portaria permite que jovens entre 16 e 17 anos doem sangue

,
O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira (14), a Portaria 1.353, que estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil. A nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no país e inova ao ampliar a faixa etária para candidatos à doação. Com as medidas, a previsão do Ministério da Saúde é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores em potencial. A nova faixa atinge jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e ampliação para idosos com até 68 anos (veja abaixo). Os avanços estabelecidos no novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos são resultado de consulta pública iniciada pelo Ministério da Saúde em 2010. A consulta recebeu 500 contribuições de especialistas do setor e da sociedade civil.


Faixa etária
A partir desta nova legislação, jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e idosos com até 68 anos também poderão doar sangue no Brasil. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade.

Com a mudança, a expectativa do governo federal é ampliar o volume de sangue coletado no Brasil que, atualmente, chega a 3,5 milhões de bolsas por ano. Esta quantidade é considerada suficiente; porém, o esforço do Ministério da Saúde é atingir os padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS): cerca de 5,7 milhões de bolsas de sangue por ano. Para o próximo ano, a meta é que o país registre, anualmente, quatro milhões de bolsas.





Poderes da Arte

,

Audiência Pública vai debater a regulamentação dos concursos públicos do DF

,

Israel Batista sai em defesa dos eventos culturais de rua no DF

,
O deputado Professor Israel Batista saiu nesta terça-feira (7) em defesa do Açougue Cultural T-Bone (312/313 Norte), que corre o risco de não realizar o seu principal evento, o Noite Cultural, por reclamações de moradores das quadras residenciais próximas em função dos transtornos causados pelo show do cantor Zé Ramalho, realizado no dia 26 de maio. Para Israel Batista, é preciso discutir não o fim do projeto ou sua transferência, mas repensar a organização de modo a contemplar tanto freqüentadores quanto a vizinhança. “Declarar guerra à cultura não é a saída. Vamos encontrar soluções”, enfatizou.

O impasse do T-Bone, segundo o deputado, revela o despreparo da cidade para sediar eventos culturais. “A Universidade de Brasília produz centenas de músicos que acabam deixando a cidade. Embora tenham formação de alto padrão, não encontram aqui condições para exercer o ofício e viver como artistas”, disse durante discurso no plenário da Câmara Legislativa.

O projeto cultural do Açougue T-Bone tem 13 anos de história e os seus eventos são um dos últimos de rua realizados no Distrito Federal. “Temos que lutar contra essa fama de Brasília ser uma cidade fria e seca. Precisamos aprender a conviver, a repensar nossa identidade. A capital do Brasil também tem coração”, ressaltou.





"O estudante não pode pagar o preço da irresponsabilidade do MEC"

,
O Deputado Professor Israel Batista fez, nesta terça-feira (31), duras críticas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC, pela decisão de repassar aos estudantes que farão o Enem 2011, em outubro, a responsabilidade por eventuais falhas na impressão das provas.

Segundo prevê o edital, cada candidato deverá verificar se há problema que por ventura impeça a resolução de algum item no caderno de questões, sob o risco de perder pontos na correção. “O estudante não pode pagar o preço da irresponsabilidade do MEC. O governo tem a obrigação de entregar uma prova confiável, acima de qualquer suspeita”, disse o parlamentar, durante discurso realizado no plenário da Câmara Legislativa.

Em 2010, falhas na impressão das provas prejudicaram aproximadamente 10 mil pessoas, que precisaram refazer o exame. Pelo visto, o problema deve se repetir neste ano para seis milhões de alunos. “Educação não é prioridade neste País, já estamos cansados de saber”, lamentou Israel Batista, ao lembrar ainda que, no Brasil, o estudante é tratado como baderneiro e irresponsável em uma escola que, na verdade, é desinteressante.