“Survival” do Muse será a música oficial das Olimpíadas de Londres

,
As Olimpíadas de Londres irão adotar a nova música do Muse, “Survival”, como tema oficial dos Jogos. A faixa poderá ser ouvida quando os atletas entrarem nos estádios para competir e nas cerimônias de entrega de medalhas. “Survival” estreou nas rádios internacionais e no iTunes nesta última quarta, 27. O Muse vai lançar o próximo álbum, The 2nd Law, em setembro.
Fonte: The Rolling Stones Brasil

Desempregado tem direito à isenção de inscrição em concurso público

,
A 6ª Turma Cível do TJDFT reconheceu, em grau de recurso, o direito de uma desempregada à isenção da taxa de inscrição para concurso público do GDF. Na 1ª Instância, o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública do DF indeferiu o pedido por considerar que a candidata não preenchia os requisitos exigidos em Lei.

A autora afirmou que apesar de estar desempregada teve o pedido de isenção da inscrição do concurso público para o cargo de Técnico Administrativo indeferida pelo DF, em desacordo com o que determina a Lei Distrital nº 4.104/2008. Entrou com pedido liminar requerendo antecipação dos efeitos da tutela para participar do certame sem pagamento da taxa, por não ter condições financeiras para arcar com o valor. Pediu a confirmação da liminar no julgamento do mérito do pedido.

O juiz deferiu a antecipação da tutela, mas a revogou depois de analisar a documentação apresentada pelo DF. Segundo o magistrado, a candidata não entregou qualquer documento comprobatório da condição de hipossuficiência quando protocolizou o pedido de isenção.

Ao analisar o recurso da autora, a relatora discordou do entendimento do juiz de 1º Grau. Segundo a desembargadora, “a Lei nº 4.104/2008 fixou dois critérios distintos para isentar candidatos do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos no Distrito Federal. Nos termos do art. 2º, para o cidadão desempregado e carente foram fixados dois requisitos comprobatórios, a apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS e declaração de próprio punho de que não tem condições de arcar com o pagamento da taxa de inscrição. Comprovando o candidato, no ato da inscrição, os requisitos legais exigidos, é cediço que faz jus à isenção da taxa de inscrição do concurso que pleiteia”.A decisão colegiada foi unânime.

Fonte: Blog do Cafezinho

5º Concurso de Redação do Senado Federal

,
Estao abertas as inscrições  para o 5º Concurso de Redação do Senado Federal. Com o tema “Meu município, meu Brasil” o concurso é voltado para alunos do ensino médio e receberá as inscrições e redações individuais dos concorrentes até o dia 31 de agosto.

O concurso chega à 5ª edição e tem como objetivo estimular estudantes a refletirem sobre o processo democrático e o exercício da cidadania. É finalidade do concurso, também, favorecer a compreensão acerca do processo democrático de escolha dos nossos representantes e contribuir com as ações escolares desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa.

Para participar do concurso, é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado no ensino médio e redija uma redação com o tema “Meu município, meu Brasil”, elaborada em gênero dissertativo e com extensão de 20 a 30 linhas.

Somente serão consideradas inscritas as redações manuscritas pelos alunos na folha oficial do concurso – que pode ser obtida e impressa no sitewww.senado.gov.br/jovemsenador – sem rasuras e sem identificação, acompanhada da ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada pelogestor da escola, pelo autor da redação e por seu responsável (se o aluno tiver idade inferior a 18 anos).

Novo Código Penal pedi a liberação do aborto e do porte de maconha

,
A Comissão Especial de Juristas que elabora o novo Código Penal entregou na manhã desta quarta-feira (27) o texto do anteprojeto ao presidente do Senado, José Sarney. 

O texto, que ficou pronto após oito meses de trabalho da comissão, propõe mudanças polêmicas: transforma o crime de racismo em crime hediondo, amplia as possibilidades do aborto legal, descriminaliza o plantio e o porte de maconha para consumo, transforma a exploração dos jogos de azar em crime e permite a ortotanásia (desligamento de aparelhos e suspensão de medicação para que os pacientes em estado terminal tenham uma morte natural, sem sofrimento).

Com a entrega do documento, o texto elaborado pelos juristas será transformado em lei ordinária e seguirá a tramitação no Congresso Nacional. O Código Penal brasileiro é de 1940. Alterações pontuais foram sendo feitas ao longo do tempo. A reforma irá organizar essas alterações e propor novas mudanças. 

Fonte: R7

O consumo de drogas só aumenta

,

Hoje é o Dia Internacional de Combate às Drogas e não temos nada para comemorar. A situação se agrava com o aumento elevado de dependentes químicos e o conseqüente aumento da oferta de drogas pelos traficantes. E o pior: os estudantes dos ensinos fundamental e médio são atualmente os alvos preferidos do tráfico de drogas.

E não bastam só investimentos em segurança pública. Precisamos fazer com que a escola se torne um ambiente muito mais interessante e atrativo para que o tráfico não ocupe o espaço muitas vezes deixado pelo poder público. Uma escola com quadras de esporte, projetos culturais, laboratórios de informática, ou seja, programas pedagógicos que aproximem mais os alunos dos professores e, conseqüentemente, da família.

Correios abre inscrições para o programa Jovem Aprendiz

,
O Correios abriu, nesta segunda-feira (25), as inscrições para o processo seletivo que contratará 2.820 jovens em parceria com o programa Jovem Aprendiz. As inscrições estarão abertas até o dia 4 de julho. 

As vagas serão distribuídas entre diversas unidades da empresa pelo Brasil e os jovens serão contratados por 12 meses, com jornada de 20 horas semanais, que inclui curso de auxiliar administrativo com certificado expedido pelo SENAI. 

O jovem selecionado também terá direito a uma bolsa-auxílio de R$ 292,43, vale-transporte, vale-alimentação ou refeição, uniforme e atendimento médico e odontológico nos ambulatórios internos da empresa, onde houver este serviço. Saiba mais informações no site www.correios.com.br

Fonte:Site R7

Trajetória de Claudio santoro será narrada em documentário

,
Pela primeira vez, a vida e obra do violinista, pianista, maestro e ex-professor da UnB Claudio Santoro será retratada pela sétima arte. O documentário “Santoro – O Homem e a Música” deve ficar pronto no inicio de 2013 e contará com depoimento de familiares, amigos, ex-alunos e músicos no Brasil e na Alemanha, onde morou por sete anos. O longa-metragem será dirigido por John Howard Szerman e a idéia surgiu depois de conversas com a viúva Gisele Santoro, prestigiada professora de balé. O documentário será um grande presente para Brasília e o reconhecimento à obra de um dos três maiores compositores da música contemporânea brasileira. Saiba mais no www.djraffasantoro.blogspot.com

Alô, Quem Perturba?

,
Tenho sido constantemente perturbado por empresas de telemarketing (bancos e operadoras de internet, telefonia e Tv a Cabo) oferecendo os mais variados serviços. São ligações pela manhã, hora do almoço, tarde e hora do jantar. E pior: descobriram que também podem importunar pelo celular. Muito chato! Eu já atendo o telefone perguntando: "alô, quem perturba?"

É preciso definitivamente que se criem regras claras para essas empresas continuarem a nos perturba. Não quero impedir surgimento de empregos e nem acabar com os que já existem, mas é preciso impor limites. Seria muito importante o legislativo candango reavaliar e readequar a revogada lei "Não Importune" (Lei 4.171/08) para que os moradores do Distrito Federal possam ter um pouco mais de sossego.  

Recentemente descobri um site chamado "Quem Perturba?" em que alguém teve a feliz idéia para ajudar quem está cansado de telemarketing. Com a ajuda do abençoado site você pode identificar que está ligando e perturbando. Acesse www.quemperturba.com.br.

Projeto Eixão Sonoro

,
Neste domingo, 24 de junho, é dia de fazer uma grande confraternização entre a cultura e os freqüentadores assíduos do Eixão do Lazer. Com o objetivo de promover os jovens talentos brasilienses na música, poesia, artes cênicas, literatura e artes plásticas, o projeto Eixão Sonoro acontece das 10h às 15h, na altura da 116 Norte, e contará com os shows de Marcio Cipriano (foto) e banda, Funqquestra, Abriah e banda e várias outras atrações. Vamos transformar o Eixão do Lazer em mais um palco para cultura brasiliense.

SÃO JOAO ROCK

,
Neste sábado, dia 23 de junho, a partir das 21h, no Arena Futebol Clube, vai acontecer um São João bem diferente!  É isso aí pessoá! São João Rock com as bandas Pedra Letícia (foto), de Goiânia, e as brasilienses Gonorant$ e Darshan. Muitas comidas típicas, gente bonita, DJs e Rock, tudo junto numa festança só! Um das bandas brasileiras mais acessadas no YouTube e nas redes sociais, os goianos do Pedra Letícia voltam a Brasília para lançar o novo disco #eusoupedreiro.

Serviço:
Data: 23.06.12
Hora: a partir das 21h.
Local: Arena Futebol Clube – Setor de Clubes Esportivos Sul, (SCES) Trecho 3 – Em frente à AABB
Ingressos: R$ 30 (meia entrada)*
* Preço promocional antecipado.
Pontos de Venda:
Bilheteria Digital – www.bilheteriadigital.com / Cartão de Crédito. Compre em até 12x.
Kingdom Comics – Conic, SDS, Ed. Venâncio IV, Loja 24
Realy Eventos – SCLRN 703, Bloco G, Loja 57, Asa Norte
Classificação Indicativa: 18 anos.


Cult 22 na UnBTV

,

Estreia nesta sexta-feira, 15 de junho, às 21h, na UnBTV (canal 6 da NET), o Cult 22 Rock Show, programa feito em parceria com o Esquina Música & Cultura, direto do Cult 22 Rock Bar, com apresentação de Eli Moura, Marcos Pinheiro e Penny Lane, sob a direção de Octávio Schwenck e produção de Nina Puglia .

O programa vai trazer semanalmente entrevistas, performances ao vivo, videoclipes, dicas culturais e outros assuntos relacionados à cena ou ao que está rolando no rock no Distrito Federal. O programa irá ao ar sempre na sexta-feira à noite, com reprises aos sábados, domingos e na segunda-feira pela manhã (em horários ainda não definidos). O Cult 22 Rock Show será disponibilizado no Youtube e nas redes sociais, após a exibição original na TV.

No programa de estreia as presenças das bandas Trampa e Omfalos, de integrantes do Móveis Coloniais de Acaju (Gabriel Coaracy e Fabrício Ofugi) e do produtor Fábio Cota, o “Marreco” (Marreco´s Fest). E ainda tem videoclipes do Móveis, Gramofocas, Live Wire e Trampa.



Imputabilidade Penal aos 16 anos: Por que não?

,
Sabemos que as crianças e adolescentes do Brasil anseiam por uma vida mais digna, com políticas públicas eficientes e que possam garantir-lhes educação de qualidade, saúde e um futuro mais próspero. Em um país com tantas injustiças sociais, com leis burocráticas e ultrapassadas, uma escola pública pouco atraente e um sistema carcerário cruel e que não recupera ninguém, falar em redução da maioridade penal é praticamente um crime.

Muitos ainda vão dizer que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já prevê sanções adequadas para os crimes cometidos por jovens entre 12 e 18 anos. De fato, no papel, o ECA parece ser muito eficaz na recuperação de jovens infratores. Mas será que o ECA é aplicado e interpretado de forma correta? Sinceramente, eu acho que o ECA é leniente demais e, aliado a um Estado anestesiado e incompetente, não tem cumprido com seu papel que é proteger e afastar os jovens da marginalidade. O Professor Roberto Campos disse o seguinte: "Com a nossa capacidade de fazer maluquices em nome de boas intenções, criamos uma legislação de menores que é um tremendo estímulo à pervesão e ao crime, ao fazê-los inimputáveis até os 18 anos". 

Tenho absoluta certeza que o tema é polêmico. No entanto, acho que chegou a hora de parar com a hipocrisia e abrirmos um democrático, respeitoso e amplo debate nacional sobre a redução da maioridade penal. Pesquisas mais recentes demonstram que a população brasileira já é favorável a redução da maioridade penal. Como dizia minha vó: "Não se pode mais tapar o sol com a peneira".

Todos os números, pesquisas, estudos e estatísticas comprovam que a violência praticada por menores de 18 anos explodiu no Brasil. E a quem interessa esse modelo? Será que os jovens infratores e os centros de medidas socioeducativas viraram um grande negócio? Se temos um ECA tão eficiente assim, por que a criminalidade cometida por crianças e adolescentes cresceu tanto? Será que em mundo tão globalizado e com acesso irrestrito a informação, um jovem de 16 ou 17 anos não pode assumir a responsabilidade por seus atos? Será que um jovem de 16 ou 17 anos que pode votar e decidir o futuro de um nação, não pode responder pela prática de crimes?

Precisamos ter responsabilidade com o Brasil e com as futuras gerações. Escuto desde os anos 70 que os jovens são o futuro da nação. Só que estamos destruindo o futuro de nossas crianças e adolescentes com ausência de políticas públicas eficientes que possam dar aos jovens o poder de escolha. Dizemos não a juventude quando, por exemplo, não acreditamos nos jovens como gestores de políticas públicas. A classe política não pode ficar muda diante de fatos e números chocantes.

A titulo de curiosidade, gostaria de informar que a responsabilidade penal na Austrália e Suíça é de 7 anos. No Equador, Israel e Líbano é 12 anos. Na Espanha é 13 anos. No Japão, Alemanha, Áustria e Coréia do Sul é 14 anos. Na Dinamarca e Noruega é 15 anos. Na Argentina, Portugal, Chile e Cuba é 16 anos. Nos Estados Unidos depende da legislação de cada estado. Alguns fixaram uma idade mínima legal, que varia entre 6 e 12 anos. 

Infelizmente no Brasil, o adolescente é igual ao famoso agente britânico OO7: tem permissão para matar! Só o investimento em Educação pode tornar o Brasil um país mais digno e justo.

Coluna Ons e Offs - Lívio di Araújo

,
Jantinha II
Ontem noticiei sobre um jantar que aconteceria na casa do suplente Paulo Roriz (DEM) que reuniria alguns deputados distritais. Segundo fonte, o jantar contou com um quórum até pequeno (cerca de oito, apenas), mas teve a presença ilustre do secretário de Governo, Paulo Tadeu (PT). Na coluna de ontem eu disse também que o assunto “reeleição de Patrício à presidência da Câmara Legislativa” poderia ser o cardápio. Segundo fonte, não foi. Não, especificamente. A coluna apurou, ainda, que o jantar pode ter sido um pontapé inicial para a formação de um blocão extra-oficial, é claro. O que será que pretende o novo blocão?

Pimenta da digestão: Será que o novo blocão estaria se unindo para atuar em favor dos interesses do Executivo e fortalecimento da base do governo na Casa?

Pimenta da congestão: Será que o novo blocão estaria se unindo para fortalecer algum nome ainda em segredo para a presidência da CLDF?

Gentleman
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) aproveitou a boa onda do governo PT dos últimos dias e convidou alguns colegas distritais que enfrentam problemas com os partidos para estarem na base do governo para deixarem as legendas e se filiarem ao PT. Ofereceu abrigo para Cláudio Abrantes e Luzia de Paula, ambos do PPS, e para Professor Israel (PDT). “Será uma honra. Serão recebidos com tapete vermelho e festa”, completou Vigilante.

Bella pizza
E ontem a CPMI do Cachoeira resolveu convocar para depor a mulher do empresário de jogos, Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça. Bom, que o final será uma pizza enorme daquelas que o brasileiro conhece bem, não temos dúvida. Mas, pelo menos, essa CPMI valerá a pena: Andressa Mendonça é musa das musas e mesmo que não esclareça nada – como fizeram exatamente todos até agora – e negue tudo – como fizeram exatamente todos até agora –, terá feito todo o sentido acompanhar o depoimento da moça.


Meia palavra
O PPS está de olho na deputada distrital Celina Leão (PSD), que pode acabar indo para legenda que tenta sobreviver no DF e no país. Segundo fonte, Celina teria sido convidada a ingressar no partido podendo, inclusive, ficar com a presidência do PPS nas mãos. Talvez só não seja o melhor momento para a mudança. Afinal, a legenda de Roberto Freire está focada em se fortalecer no Brasil inteiro e não deverá abrir mão da candidatura de Raul Jungmann ao Buriti em 2014.

Ponto final
A emenda número 8, polêmica que só ela, de autoria do deputado distrital Raad Massouh (PLL) foi retirada do projeto 001 do deputado distrital Chico Vigilante (PT). Raad retirou a emenda que deve colocar um ponto final em especulações de que o texto pudesse beneficiar “xis” ou “ípsilon”. Para situar sobre o que exatamente estou falando, vamos voltar no tempo... O Projeto de Lei Complementar Nº01/2011 de Vigilante – que dispõe sobre o funcionamento de postos de abastecimento em estacionamento de supermercados, hipermercados, shopping centers e similares –, recebeu a emenda número 8 de Raad – que exige análise ambiental, do Iphan, além de atualização do valor do imóvel que foi comprado para se construir um supermercado e passará a ter um supermercado mais um posto de combustível.

Olha a zebra!
Servidores públicos de Rondônia empunhando bandeiras do PDT já entoavam o nome do jornalista Dalton Di Franco nesta semana, durante mobilização pela Transposição, que é a transferência de parte da folha de pagamento do Estado para a União. Dalton é pré-candidato do partido à prefeitura da capital e promete ser a zebra nestas eleições. As palavras de ordem dos servidores antecedem a chegada à Brasília nos próximos dias do pré-candidato para se reunir com Manoel Dias e Carlos Lupi, caciques do PDT. Franco será ciceroneado na capital federal pelo líder do PDT no Senado, Acir Gurgacz.

Torre de Babel
Que os políticos do mesmo partido não falam a mesma língua, é fato. Mas que políticos de um governo não usem a mesma linguagem, aí já é demais, né? Mas é o que aconteceu. E o pobre do deputado distrital Wasny (PT) acabou no constrangimento. Como líder do Governo na Câmara Legislativa, coube a ele articular junto ao GDF a concessão de férias de 20 dias a cada seis meses para os servidores da saúde que estejam sob risco permanente de contaminação por doenças. De autoria da oposicionista Liliane Roriz (PSD), a proposta impede que esse benefício possa ser revertido em dinheiro. Wasny gostou e levou a proposta para o Executivo.

Torre de Babel II
O líder do governo então, retorna ao Legislativo, com a boa nova: depois de levar a proposta ao secretário de Saúde, Rafael Barbosa, Wasny deu sua palavra na CLDF que em 90 dias os servidores teriam uma resposta definitiva. Animou todo mundo. Ele próprio (apoiador da proposta), Liliane, governistas e, claro, a categoria. Eis que, na noite de ontem, o próprio Rafael Barbosa se antecipou ao líder governista ao afirmar ser contrário ao projeto. Ele sustenta que a iniciativa traria mais problemas que benefícios para a saúde – como a carência de servidores na rede.

*A coluna Ons e Offs é publicada no Jornal Alo Brasília

Dia Mundial do Doador de Sangue: taxas de doação ainda são baixas

,

Nesta quinta-feira, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue e o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da doação regular, segura e altruísta. Além disso, a data foi instituída para reconhecer os milhões de voluntários em todo o mundo que ajudam a salvar vidas.

 Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 90 milhões de doações são realizadas por ano no mundo inteiro e a maior parte é coletada em países denominados ricos. Nos países de baixa renda, onde se concentram 82% da população, as taxas de doação de sangue são ainda muito baixas. Outro problema é que nesses países mais de 40% das doações efetuadas por novos doadores provem ainda de doações pagas ou familiares de pacientes que o fazem como reposição.

 No Brasil, somente 1,9% da população doa sangue regularmente. Por isso, é importante, diante de números tão exatos, que o poder público faça a sua parte investindo na modernização e na criação de novos Hemocentros para que o país possa, em um futuro bem próximo, cobrir 100% de sua demanda. Outro fator muito determinante é investir em  campanhas de conscientização voltadas exclusivamente para o público jovem. Jovens entre 16 e 29 anos estão atuando intensamente nas redes sociais e precisam ser estimulados para solidariedade e cidadania.

 Vale lembrar que os Hemocentros de várias cidades brasileiras estão pedindo socorro! A falta de sangue compromete os atendimentos de urgência e emergência e nas cirurgias, inclusive as de transplantes. Doar Sangue é Doar Vida e Amor!

Coluna Ons e Offs - Lívio di Araújo

,
Jantinha
Parece que, comovido pelo fato de muitos distritais terem acompanhado o depoimento do governador Agnelo Queiroz na CPMI do Cachoeira e, consequentemente terem ficado muitas horas sem comer, o suplente Paulo Roriz (DEM) cedeu sua residência para um jantar e reuniu os colegas. Uma fonte garantiu que o encontro foi divulgado como “Jantar de Patrício (presidente da Casa)”, embora ocorreria na casa de Paulo Roriz. Outra fonte afirmou, contudo, que seria um encontro do próprio Roriz. Vamos ter que esperar mais para saber o cardápio...

Deu quórum
O depoimento do governador Agnelo Queiroz (PT) na CPMI do Cachoeira ontem esvaziou a Câmara Legislativa. Tanto que se quisessem ter aberto a sessão lá na Congresso, teriam conseguido. Passaram para “dar apoio” ao governador os deputados distritais Patrício, Arlete Sampaio, Chico Leite, Chico Vigilante, Wasny, Cláudio Abrantes, Cristiano Araújo, Raad Massouh – só aí, a sessão já teria sido aberta –, Celina Leão, Dr. Michel, Aylton Gomes, Roney Nemer, Benedito Domingos: ou seja, 13. Número suficiente para, inclusive, terem votado algum projeto. É tipo sessão: “Tem sessão, mas acabou!” Palmas para a nossa Câmara Legislativa.

Bronca
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) tomou bronca ontem ao tentar falar alto e defender o governador Agnelo em um certo momento na CPMI. Os federais não gostaram da postura e deixaram claro que distrital no Congresso não apita em nada. “Fiquem vigilantes quanto à isso”, advertiu o parlamentar que não gostou de ver um distrital querendo falar alto na comissão.

Arrochinho
O deputado distrital Olair Francisco (PTdoB) anda chateado com a Administração de Ceilândia que, segundo fontes, teria recebido emendas do deputado que somam cerca de R$ 600 mil, executado boa parte das obras, mas deixado o parlamentar de fora dos louros. Ainda segundo fonte, Olair teria pedido um “arrochinho” no administrador que literalmente, fez bonito com o chapéu dos outros.

Pimenta: Deputado Olair, estamos naquele momento de um governo em que todo administrador e todo servidor que ocupa cargo de gerente acima acha que pode ser deputado nas próximas eleições. Isso sempre acontece entre 1,5 ano e 2 anos de qualquer governo. Então, é claro que os louros não serão divididos com o senhor neste momento. Só depois, quando as fichas caem (as limpas e as sujas) e as pessoas começam a sentir se realmente têm condições e votos para serem candidatas. Aguarde...



Alvarás de funcionamento
O deputado Raad Massouh (PPL) realiza amanhã, no auditório da Câmara Legislativa, uma Audiência Pública para debater o Projeto de Lei que desvincula a certidão de Habite-se à concessão de alvarás de funcionamento para estabelecimentos comerciais e industriais. Segundo Raad, os micros, pequenos e até os grandes empresários precisam ter seus alvarás para trabalhar, gerar empregos e renda para o DF. Participarão da audiência, com início às 15h, parlamentares, representantes do setor produtivo, membros do Ministério Público, Agefis, secretários de Estado e líderes comunitários. Raad afirma que já viu lojistas fecharem as portas de seus estabelecimentos ao saber que haveria uma fiscalização pela Agefis. “Eles tinham todas as certidões, estavam regulares com a vigilância sanitária, com o Corpo de Bombeiros, com a Defesa Civil, mas não tinham o alvará de funcionamento por estar em prédios sem habite-se, o que acontece em diversos pontos nas cidades do Distrito Federal. Por isso, a desvinculação entre o alvará e o habite-se é fundamental para a cidade. Não podemos deixar de crescer.”

*A Coluna Ons e Offs é publicada no Jornal Alo Brasília

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

,
Nesta terça-feira, 12 de junho, é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência das Nações Unidas, para promover o respeito ao direito de todas as crianças de serem protegidas da exploração trabalhista e outras violações de seus direitos humanos fundamentais.

Estudos da OIT revelam que atualmente cerca de 215 milhões de crianças são vitimas do trabalho infantil, sendo que metade deles trabalham em condições de exploração.

A Organização da ONU para a Agricultura e Alimentação, FAO, alertou para o risco de não ser cumprido o objetivo de eliminação das piores formas de trabalho infantil no mundo até 2016 e pede mais esforço das nações para combater a exploração. Em 2006 governos, trabalhadores e empregados concordaram em eliminar o trabalho infantil incluindo as formas perigosas até 2016.

Mais de 130 mil rapazes e meninas, entre 05 e 17 anos, estão envolvidos na agricultura, criação de gado, pescas e florestas. O envolvimento infantil na agricultura é um abuso aos direitos humanos e um obstáculo para o desenvolvimento tanto do setor como da segurança alimentar.

Fonte: Rádio ONU

TODOS JUNTOS CONTRA A PARALISIA INFANTIL

,

Neste sábado, 16 de junho, é o “DIA D” contra a Paralisia Infantil no Brasil. Não se esqueça de levar o Cartão de Vacinação do seu pequeno! Vamos manter a Paralisia Infantil bem longe das nossas crianças! Não dá pra vacilar, tem que vacinar!

TICKET DE ESPERA PELA VIDA!

,
Esse campanha publicitária em favor da Doação de Órgãos vai mexer com seu coração! É um grande tapa na cara do egoísmo e na falta de solidariedade! Por que não doar? EU SOU DOADOR DE ORGAOS! Você pode fazer muitas pessoas felizes! 

Vem ai o São João do Rock

,

CCJ do Senado aprova reserva de 50% de vagas em universidades federais para estudantes da rede pública

,
A Comissão de Constituição, Justiça e Justiça do Senado aprovou hoje, 6 de junho, um projeto de lei que destina 50% das vagas em universidades federais a estudantes oriundos de escolas públicas. Foi aprovado também o Projeto de Lei da Câmara (PCL) 180/2008  que obriga as escolas técnicas federais de nível médio  a cumprirem o mesmo percentual de reserva de vagas. As matérias seguem agora para as comissões de Educação e  Assuntos Sociais do Senado. 

É uma realidade que a grande maioria dos estudantes das universidades públicas brasileiras veio de boas escolas particulares. É claro também que ninguém tem culpa de ter estudado em boas escolas, mas entendo que podemos equilibrar as oportunidades. Estou totalmente de acordo com a lei, caso seja aprovada, mas é importante ressaltar que o Ministério da Educação não fica isento da responsabilidade de melhorar o ensino público brasileiro que ainda está longe do ideal. Um estudante de escola pública, tendo a oportunidade de acessar uma boa universidade, pode suprir todas as suas deficiências e ser mais bem preparado para o mercado. Vou torcer para que o projeto seja aprovado! Isso sim é um grande avanço! Isso sim é inclusão e não a divisão pela cor da pele.

Uma Luz no Fim do Túnel para os Concurseiros no Brasil

,
Depois e tantas suspeitas de irregularidades, falta de transparência e desorganização que estão permeando os concursos públicos no Brasil finalmente o poder público resolveu se movimentar. O Governo do Distrito Federal encaminhou para apreciação da Câmara Legislativa uma Lei Geral dos Concursos Públicos que vai nortear e padronizar as seleções para cargos públicos. Uma das propostas da lei é a proibição da inscrição de candidatos que participem de qualquer etapa da organização de um concurso público. 

No Senado, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou projeto de Lei 369/2008 que prevê o fim dos concursos públicos exclusivos para cadastro reserva. A medida, caso vire lei, valerá para seleções no âmbito das administrações direta da união, estados, Distrito Federal e municípios. Agora, falta o Senado e Câmara Federal fazerem um grande esforço para tirarem da gaveta uma lei nacional que regulamente definitivamente os concursos públicos no Brasil.

Dia Mundial do Meio Ambiente

,
 Hoje, 5 de Junho, é Dia Mundial do Meio Ambiente. É dia de pedir um monte de desculpas para a Mãe Natureza. O desenvolvimento e o crescimento desordenado das cidades, a ocupação e desmatamento de nossas florestas e parques ecológicos e a ganância desenfreada do homem que não poupa nada e ninguém são alguns de nossos pecados capitais contra o meio ambiente. Depois da aprovação do desastroso Código Florestal brasileiro, o que podemos esperar da Rio+20? 

Olimpíadas de Língua Portuguesa tem inscrições prorrogadas

,
Previstas para encerrarem no último dia 2, as inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” foram prorrogadas para o dia 22 de junho. Dessa forma, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) terá mais tempo para aderir ao concurso, parte da primeira etapa. Logo em seguida, num segundo momento, é a vez de as escolas efetuarem sua adesão.

Estudantes do quinto e do sexto anos no ensino fundamental farão a abordagem do tema em forma de poemas; os do sétimo e oitavo, de memórias literárias; os do nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio irão trabalhar o tema em forma de crônica; os alunos do segundo e do terceiro anos do ensino médio participarão na categoria de artigos e opinião.

A Olimpíada também proporciona capacitação a professores. Ao acompanhar seus alunos na competição, eles integram um processo de formação. As redes oferecem cursos e oficinas de revisão de conteúdos de língua portuguesa.


Prêmios

Dividida em etapas, a seleção dos trabalhos elaborados pelos estudantes começa na escola, passa por município, estado e região e chega ao âmbito nacional. A premiação compreende entrega de medalhas, obras literárias, microcomputadores e aparelhos de som portáteis, entre outros itens, a 20 estudantes e 20 professores. Nas fases intermediárias há prêmios também para alunos, docentes e para as escolas.

Na segunda edição, em 2010, a Olimpíada teve a participação de aproximadamente 7 milhões de alunos e de 239,4 mil professores, representantes de 60,1 mil escolas. Saiba mais no www.escrevendoofuturo.org.br

Saúde no Brasil é Caso de Policia

,
Saúde no Brasil virou caso de Policia!! Gostaria que todos prestassem atenção no desabafo da Doutora Angela Maria do hospital Rocha Faria no Rio de Janeiro. Fiquei emocionado e não nego que chorei de revolta com tanto descaso com o povo brasileiro! Doutora Angela virou um simbolo da luta contra a falência da saúde publica no Brasil. E tenha certeza: ela será punida pela sua coragem! No DF a saúde também pede socorro!! Vamos avançar, Brasil, por favor!!

Fonte: R7
,
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/-me-senti-no-dever-do-cumprimento-da-cidadania-diz-medica-que-desabafou-por-ajuda-em-hospital-20120603.html