Hoje (14) é Dia Mundial da Liberdade de Expressão

,
Em um 14 de julho, há dois séculos, lá para trás do mundo e na frente de todos, na França acontecia a Queda da Bastilha, marco da revolução francesa. E o mundo seria outro daí então.
E para aqueles que não sabem ou não quiseram ainda saber, a Revolução Francesa trouxe consigo um mar de liberdades até então nem sonhadas e inspirou, não só a Constituição Francesa de 1848, mas também a atual Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que serviu de base para a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU em 1948.
“Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião…” Art XVIII
“Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão…” Art XIX
E assim hoje, dois séculos depois não só comemoramos no dia 14 de julho quedas, bastilhas, revoluções. Celebramos sim o dia mundial da liberdade de expressão… Direito inalienável ao homem e tão espoliado por ele mesmo.

Rádio Estúdio inaugura suas transmissões no Dia Mundial do Rock

,

O Rádio é um recurso tecnológico importantíssimo que informa e diverte os ouvintes há mais de 100 anos. Sobre a internet, podemos dizer que é um recurso tecnológico importantíssimo que informa e diverte os internautas, desde sua popularização a pouco mais de 20 anos.
A junção dessas duas tecnologias pela equipe da Rádio Estúdio (www.radioestudio.com.br) não é pioneira, mas é carregada de exclusividade em prol da prestação dos serviços de comunicação. As rádio web espalhadas mundo afora, tem duas características: 1) funcionam no papel de retransmissoras online da programação de emissoras físicas, ou 2) servem apenas como transmissoras de canções hospedadas em um servidor, oferecendo quase nunca, uma programação que tenha uma interação com o ouvinte.
Fugir da mesmice, esse é o diferencial da Rádio Estúdio (www.radioestudio.com.br), que investe na montagem de um estúdio, compra de equipamentos e na formação de uma equipe para manter uma programação de qualidade, que envolva o internauta.
A Rádio Estúdio ao entrar definitivamente no ar no próximo dia 13 de julho, Dia Mundial do Rock, fará uma homenagem ao estilo musical que revolucionou a música no mundo inteiro. Mas é bom lembrar que nem só de rock’n’roll viverá a rádio. Os sambas de raiz, a MPB, o rap e o hip-hop, dentro outros estilos, farão parte da nossa programação, executando artistas de todo o mundo que façam a diferença musical, sem esquecer é claro, do apoio aos artistas de Brasília. “Teremos a oportunidade de entrar na casa das pessoas em vários cantos do mundo. Será uma boa oportunidade para que todos possam conhecem e apreciar o que está sendo produzido pelos artistas do DF”, disse Cristiano Porfirio, apresentador do programa Na Rota do Rock.
Prestar um serviço de informação de qualidade, buscando muita interatividade, música, entrevistas e programas especiais para todas as tribos, essas são as metas buscadas pelos idealizadores da Rádio Estúdio (www.radioestudio.com.br). “Vamos dar destaques às noticias que vão fazer a diferença na vida das pessoas e apostar nas iniciativas que contribuam para o bem comum. É preciso de fato fazer a diferença”, disse o jornalista Luciano Lima, que vai coordenar os trabalhos da Rádio Estúdio Brasília juntamente com o radialista Edson Charles.
 Estamos combinados? A Rádio Estúdio poderá ser acessada pela internet, tablets e smartphones em qualquer lugar do Brasil e do mundo. Para conhecer a rádio web é só acessar www.radioestudio.com.br. É só diversão! É preciso mais som!

Programas já definidos:
- Manhã Estúdio, de segunda a sexta, das 9h às 12h, com Luciano Lima e convidados.
- Na Rota do Rock, todo sábado, das 14 às 16h, com o Cristiano Porfírio e Daniel Bastos.
- Estúdio Rap, todo domingo, das 14h às 16h, com DJ Raffa Santoro e Japão.
- Os Bambas da Capital, toda segunda, das 20h às 22h, com Luciano Ibiapina
- Papo Firme, terça e quinta, das 20h às 22h, com Luciano Lima, Júlio Mota, Tony Castro e Cristiano Porfirio.
- Novamente 90, todo sábado, das 18h às 20h, com Elisabeth Yankovich.

Educadores podem se inscrever no curso de Prevenção do Uso de Drogas

,
Até 15 de julho, estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas, realizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça em parceria com Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). Há 70 mil vagas para educadores de escolas públicas. 

As aulas a distância ocorrem de agosto de 2012 a abril de 2013 e estão sob a responsabilidade do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi) da Universidade de Brasília (UnB). Não há custos para os participantes. A atividade faz parte do programa do governe federal Crack, é possível vencer.  As inscrições devem ser feitas pelo site educadores.senad.gov.br.  

Serão aceitas inscrições de educadores efetivos ou temporários de escola pública estadual, municipal ou do Distrito Federal do ensino fundamental ou médio de todo o Brasil, em exercício em unidades de ensino. 

O curso tem como objetivo formar esses profissionais para elaborar e implementar projetos de ações preventivas para a escola, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção ao uso de drogas. Haverá cinco módulos com tutoria virtual no período de oito meses. Cada estudante receberá um kit individual composto de livro-texto e DVD. 

Os educadores inscritos deverão ter acesso à internet e disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas da escola. O aprovados receberão Diploma de Curso de  Extensão Universitária, de carga horária de 180 horas, emitido pela UnB. 

Saiba mais no site www.senad.gov.br

Vai começar o XXII Seminário Internacional de Dança de Brasília

,
Brasília vai respirar dança até o dia 29 de julho, quando termina o XXII Seminário Internacional de Dança de Brasília. Com diversas atrações relacionadas com a arte cênica, o tradicional seminário de dança é aguardado ansiosamente por bailarinos brasileiros e estrangeiros que querem se aperfeiçoar em uma das mais antigas manifestações artísticas da humanidade. 

O evento é conduzido há 22 anos pela bailarina Gisele Santoro, viúva do amestro Claudio Santoro e uma das maiores divas da dança brasileira. Gisele acreditou no sonho que é viver da dança e ajudou centenas de jovens, muitos deles hoje reconhecidos internacionalmente. O seminário começa no dia 8 de julho, domingo, às 17h, com uma aula inaugural na Praça Lúcio Costa, entre o Shopping Conjunto Nacional e o Teatro Nacional Claudio Santoro. Você pode ficar por dentro de toda a programação no site www.dance.art.br

CHEQUE LEGAL pode ajudar a diminuir o número de cheques sem fundos no Brasil

,
O número de cheques sem fundos sobre o total emitido no país subiu de 2,08% em abril para 2,20% em maio. É o maior percentual registrado para o quinto mês do ano desde 2009, quando o volume foi de 2,52%, mostra pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta quarta-feira.


No acumulado de janeiro a maio, foram devolvidos 2,08% dos cheques, resultado acima do 1,93% registrado no mesmo período do ano passado e superado apenas pelos 2,36% observados nos cinco primeiros meses de 2009.
De acordo com o Indicador de Cheques Sem Fundos calculado pela empresa, em maio foram devolvidos 1.736.405 documentos e, no acumulado do ano, 8.028.491.
Pensando em trazer mais tranqüilidade aos comerciantes e aos consumidores que ainda utilizam o cheque como pagamento, a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos – criou o portal Cheque Legal. O portal permite a consulta da situação física de um cheque gratuitamente. Qualquer pessoa física ou empresa poderá realizar a consulta. Basta preencher o número do CPF ou CNPJ do emissor do cheque, o código CMC7 e o número do CPF ou CNPJ de quem está consultando.
O sistema vai informar a situação física do cheque, ou seja, se o mesmo não está bloqueado, roubado, sustado ou revogado. Saiba mais sobre o Cheque Legal no site www.chequelegal.com.br
Fonte: Rádio Estúdio Brasília

Senado promove seminário sobre política e novas mídias

,
A Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal promove no dia 06 de julho, às 9h, no auditório Antônio Carlos Magalhães do Interlegis, a segunda edição do Seminário Política e Novas Mídias.

O encontro vai trazer especialistas em comunicação que vão analisar a participação de cidadãos, instituições públicas e parlamentares brasileiros nas redes sociais. Com as novas plataformas, a troca de informações passou a ser feita de forma direta, com menos interlocutores, e o diálogo se tornou mais ágil. A mudança tem feito profissionais se adaptarem aos novos canais que estão surgindo. Mais informações e inscrição no site www.senado.gov.br

Rio de Janeiro recebe título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana.

,

O Rio de Janeiro recebeu neste domingo (1º) o título da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana. A candidatura, apresentada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), foi aprovada durante a 37ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que está reunido em São Petersburgo, na Rússia, desde o último dia 25.


 A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, que acompanharam os trabalhos, comemoraram a decisão que resultou na inclusão de mais um bem brasileiro na Lista de Patrimônio Mundial. A informação foi confirmada nesta manhã pelas assessorias do Iphan e da Secretaria Municipal de Turismo do Rio .

A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua paisagem cultural. São eles o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e famosa praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. As belezas cariocas incluem o forte e o morro do Leme, o forte de Copacabana e o Arpoador, além do Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.

Fonte:R7