Foi publicado no Diário Oficial o edital de convocação para o processo seletivo da Bolsa Universitária, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do GDF. As inscrições vão do dia 30 de janeiro ao dia 10 de fevereiro de 2010. O programa irá conceder em 2010 duas mil bolsas parciais a universitários de baixa renda em 18 instituições privadas de ensino do Distrito Federal. A contrapartida do estudante é a prestação de serviços por quatro horas semanais em atividades de extensão universitária ou ações comunitárias de interesse do GDF. O programa inclui auxílio transporte para o estudo e o serviço comunitário. Para participar é preciso ter concluído o ensino médio e estar matriculado em uma instituição de ensino superior, ter renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos e comprovar que mora no DF há pelo menos cinco anos ininterruptos. Mais informações pelo site www.sedest.df.gov.br.
Concerto Pela Paz

Carta aos brasilienses

*José Roberto Arruda
Artigo publicado no Correio Braziliense (27/12/09)
Ingressos de shows internacionais são roubados
Ingressos para os shows do Coldplay, Cranberries e Metallica no Brasil, agendados para 2010, foram roubados. A Ticketmaster registrou um boletim de ocorrência no 2º DP de Barueri, nesta quarta-feira (23), denunciando o roubo que aconteceu no veículo da transportadora responsável pelos respectivos lotes das entradas. Os bilhetes datavam as apresentações do Cranberries no Rio de Janeiro, em São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente nos dias 28, 29 e 31 de janeiro, do Coldplay no Rio e em São Paulo, nos dias 28 de fevereiro e 2 de março e do Metallica em São Paulo, no dia 30 de janeiro. Os ingressos roubados serão cancelados e os portadores das entradas com os respectivos códigos serão barrados nas apresentações. A Ticketmaster disponibilizou um e-mail para maiores esclarecimentos sobre o acontecido: comunicado@ticketmaster.com.br.// É importante que a Ticketmaster divulgue os números dos lotes dos ingressos que foram roubados (Corrente Juventude).
Fonte: Amaury Jr
O Caso Sean Goldman foi um Triste Conto Real de Natal
Sei que é véspera de natal, contudo o fato ocorreu precisamente às 9h da manhã de hoje (24) no Rio de Janeiro. Estou me refirindo à entrega pelos familiares brasileiros do garoto Sean Goldman, ao pai biológico David Goldman na sede consulado norte-americano, determinada pelo presidente do STF ministro Gilmar Mendes.
Chamou-me a atenção alguns episódios desse caso que repercutiu nas relações bilaterais entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos da América. O primeiro deles foi à posição miúda, agachada da diplomacia brasileira que não soube se contrapor as pressões do Senado norte-americano, distinguindo claramente legislação internacional sobre rapto de filhos por um dos pais de acordos comerciais. O pior foi testemunharmos a Advocacia Geral da União, recorrendo ao STF pela cassação da liminar da própria corte que garantia a permanência de Sean em nosso país.
O Senador Frank Lautenberg, do estado de David Goldman, New Jersey, ao saber que Sean seria devolvido, liberou a aprovação da lei de comércio que beneficia com isenção tarifária produtos de mais de 130 países, inclusive o Brasil, que é o maior beneficiário. O país perderia quase US$ 3 bilhões se a lei não tivesse sido aprovada. (Jornal da Globo). Essa simples referência justifica o modo rastaquera e omisso das nossas autoridades diante do incidente.
Contribuiu determinantemente para que não houvesse clamor popular em favor da permanência da criança no Brasil à divulgação de uma carta aberta ao presidente Lula por Silvana Bianchi, avó brasileira do menino Sean Goldman, onde em determinado trecho “Na ausência da mãe, a criação incumbe à avó. Assim é em todo o Brasil, independentemente de raça, cor, religião ou classe social”. Ai esteve um erro de estratégia grosso. Por quê? Entre um pai biológico separado contra vontade do seu filho e a avó, a lógica apontaria peremptoriamente para o pai de direito...
Entretanto faltou um elemento importante o do Consummatum est “fato consumado”. João Paulo Lins e Silva o padrasto de Sean, deveria ter vindo a público demonstrado o vinculo paterno que o unia ao seu enteado, seria o contraponto a figura do pai biológico, porque o que se esperava era sim a sucessão do casal constituído anteriormente, com a falta de um destes, a figura de um pai no caso concreto mesmo que consubstanciado por um sem laços de sangue, mas exercendo o papel de pai de direito.
Não me passou despercebido a atitude do mister Goldman, de vender canecas, broches e camisetas promocionais com a foto da criança. Isso sem se falar o contrato de exclusividade com a TV NBC (EUA), onde recebeu pagamento para apenas reportar a sua história para estes. Era intenção desse senhor ter o seu filho de volta ou lucrar com tudo o que envolve essa trajetória de fatalidades? Filmes para a TV uma especialidade norte-americana, documentários e filmes para o cinema, muito ainda poderá ser utilizado com a imagem desse menino e colocar o seu pai cada vez melhor de situação financeira.
Seja quem tenha razão o pai biológico por requerer seus direitos naturais na justiça com apoio do seu governo, ou a família brasileira desamparada pelo nosso que acalentava Sean em seu seio rodeado de toda atenção que uma criança precisa ter. Jamais esquecerei a imagem desse menino acuado, choroso e perplexo com as famigeradas câmeras de TV e máquinas fotográficas, caminhando para solo norte-americano na véspera do Natal contra sua vontade e a fórceps.
Assim como é legítima a convenção internacional que serviu como base para a repatriação de Sean, é legitima embora esquecida a Convenção Americana dos Direitos Humanos, que o Brasil é signatário desde o Pacto de São José da Costa Rica em 25 de setembro de 1992, que preconiza em seu artigo 19: Toda criança tem direito ás medidas de proteção que a sua condição de menor requer por parte da sua família, da sociedade e do Estado. Onde esteve a sociedade brasileira e o estado brasileiro que desampararam a família de Sean?
Esse é um resumo dos últimos dias de Sean no Brasil, que não faz jus a toda sua sequencia dos últimos cinco anos ponteadas de dor com a perda da mãe, comercialização da sua história, repatriação forçada, e esbulho da sua dignidade pela sanha da mídia internacional e em especial da omissão da nossa.
Enquanto isso entregamos à sôfrega refugiados da ditadura sanguinária de Cuba e se concede “refúgio” ao assassino terrorista Cesare Battisti...
Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá
Segundo o Le Monde, Lula é o "Homem do Ano"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido o "Homem do Ano" pelo jornal franês Le Monde. Está foi a primeira vez na história que o Le Monde decidiu escolher uma personalidade para homenagear no ano. Lula foi escolhido por sua trajetória de vida e política. Coincidência ou não, em 2009 uma série de eventos culturais marcou o Ano da França no Brasil e assuntos como mudanças climáticas, venda de caças e questões econômicas mundiais nortearam as relações diplomáticas entre Lula e o presidente francês, Nicolas Sarkozy.
EJA a distância abre matrículas para novos alunos
Quem teve dificuldade para estudar em 2009 vai ganhar uma nova oportunidade. O CESAS vai abrir matrículas, de 4 a 15 de janeiro de 2010, para novos alunos no EJA a distância - Educação para Jovens e Adultos. O aluno poderá concluir uma série por semestre letivo. Para efetuar a matrícula, que é gratuita, o aluno deve comparecer à secretaria dos CESAS (L2 Sul/602). Serão exigidos para a matrícula a cópia e a original do Registro Geral de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, o aluno deve apresentar duas fotos 3x4 e a Declaração Provisória de Matrícula ou Histórico Escolar. Mais informações pelos fones (61) 3901-2599/3001-3193.
Fonte: Clica Brasília
Conferência do Clima foi um fracasso
A revolta é geral entre as ONGs com o documento final da COP - 15. A WWF e Amigos da Terra, por exemplo, criticaram duramente o "fracasso histórico" do Acordo de Copenhague na luta contra a mudança climática. Segundo as ONGs, faltou ambição e a declaração não garante o futuro das próximas gerações. O texto omite qualquer referência às reduções globais do bloco industrializado para 2020 e 2050, como propunha a ONU, e se limita a reunir os objetivos de redução de emissões poluentes. O fracasso nas negociações é atribuido aos dois maiores poluidores do planeta - Estados Unidos e China. O Brasil retirou sua delegação e disse que o acordo não prevê nenhuma meta de redução de emissões e nem compromissos para a diminuição do aquecimento global.
Rapidinhas do Corrente Juventude
* Hoje (18) será uma noite muito especial para o grupo de forró universitário Balalaica. A partir das 22h, no Clube do Rocha, o Balalaica grava o seu primeiro DVD e convida todos os brasiliense para participarem da celebração de um sonho.
* A banda carioca (com sotaque brasiliense) Autoramas (foto) lança neste domingo (20), a partir das 20h, no Blackout Bar (912 Sul), o DVD MTV Desplugado.
* Sábado (19), a partir das 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, acontece a 6ª edição do Projeto Recantos do Brasil - Etapa Bahia. Shows com a cantora Daniela Mercury, Olodum e a banda Didá.
* Neste fim de semana (19 e 20) serão aplicadas as provas do 1º Vestibular 2010 da Universidade de Brasília (UnB). São 23.660 candidatos que concorrem as 1.189 vagas oferecidas. O início das provas será às 13h, mas é importante que os candidatos cheguem pelo menos uma hora antes com documento de identidade e caneta esferográfica preta. Os locais de provas podem ser acessados no site www.cespe.unb.br/vestibular, por meio de senha do candidato.
Os 75 anos de Elvis Presley
Postado por
Corrente Juventude
às
segunda-feira, dezembro 14, 2009
,
Marcadores:
Homenagem/Internacional

Fonte: Antena 1
Documentário mostra os últimos dias de vida de Glauber Rocha

O cineasta morreu em 1981, no Rio de Janeiro. Até hoje se discutem quais as causas exatas de sua morte aos 42 anos; fale-se de septicemia, choque bacteriano entre outras hipóteses. O filme entra em cartaz na sexta-feira (18) em São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte: Amaury Jr.
Hemocentro de Brasília precisa urgente de ajuda
Com a chegada das festas de fim de ano, a cidade esvazia e os estoques do banco de sangue do Hemocentro ficam mais baixos. Hoje, já há um deficit do fator sanguíneo "O" positivo, situação que preocupa os técnicos da Fundação Hemocentro de Brasília. Mas todos os tipos sanguíneos são necessários. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, e aos sábados, de 7h às 18h, O endereço é SMHN, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, próximo ao HRAN. Informações pelo Disque-Saúde 160.
Dia Nacional do Forró

Conferência Climática vai discutir o futuro do planeta
Começa nesta segunda-feira (7), em Copenhangue, na Dinamarca, a 15ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP-15). A missão das delegações e dos cerca de 100 chefes de Estado e de Governo é firmar um acordo para impedir que a temperatura média do planeta suba mais que 2 graus Celsius até o fim deste século. Para que isso oconteça, é preciso que o esforço conjunto de todos os países reduzam entre 25% e 40% as emissões de gases que provocam o efeito estufa. O impacto financeiro para combater o aquecimento global é o principal problema que afasta os maiores poluidores de um acordo definitivo na reunião do COP-15. Vale ressaltar que os Estados Unidos são os maiores poluidores do planeta. A megaestrutura montada para a realização da Conferência representa o tamanho do desafio proposto para as 193 nações que participam das discussões. Acompanhe você também tudo sobre a sustentabilidade do planeta nos principais veículos de comunicação e pela internet. Seria legal que as escolas comentassem o assunto. É a sobrevivência da raça humana que está em debate.
Festival Rock Cerrado no Gama
Neste sábado (5) e domingo (6), sempre a partir das 15h, na Praça do Cine Itapuã, no Gama Leste, acontece a 10ª edição do Festival Rock Cerrado. No sábado tocam as bandas Estamira, Game Over, Bruto, ARD, Detrito Federal, Rhevange e Inner Immensity. Domingo se apresentam 3EJah, Vitrine, Mostarja, Kábula, Black Bulldog, Anti Dopping e uma atração surpresa. A entrada é franca.
Chacretes processam diretor do filme Alô, alô, Teresinha
O diretor do documentário Alô, alô, Terezinha, Nelson Hoineff, está sendo processado por quatro ex-chacretes, que alegam que suas imagens foram usadas indevidamente no filme. Elas se sentiram rotuladas como prostitutas e sofreram danos morais. O diretor disse que duas delas não estão no filme e as outras duas aparecem em menos de um segundo. Segundo o diretor, a polêmica existe devido a uma cena na qual a ex-chacrete Índia Potira admite ter feito programa. Antes da estreia do documentário, as quatro ex-chacretes haviam pedido o embargo do filme, mas o pedido foi negado. A juíza da 13ª Vara Cível do Rio de Janeiro solicitou uma cópia do filme para avaliar o caso.
Fonte: Clica Brasília
Assinar:
Postagens (Atom)