Quando o Senado ratificou em menos de cinco minutos a decisão da Câmara em reajustar os vencimentos dos parlamentares em mais de 60%, os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Pedro Simon (PMDB-RS) não estavam em plenário para contestar a votação. Nessa quinta-feira (16), eles decidiram protestar contra o aumento de maneira inusitada: protocolaram um projeto de lei que, caso vingue, estenderá o percentual de reajuste (61,78%) dos congressistas para o piso salarial dos professores do ensino básico público. Justo... Vamos esperar que a Câmara Legislativa tome a mesma atitude.
Fonte: Congresso em Foco
Será que finalmente a Cultura estará entre as prioridades?
Na tarde da última terça-feira (14), na Câmara Legislativa, durante lançamento do Bloco da Renovação Democrática Popular muito se falou em melhorar a imagem da Casa (que é fundamental!), na futura partilha do poder interno e outros assuntos políticos. No entanto, em uma entrevista publicada no dia seguinte no Jornal de Brasília, o deputado eleito Israel Batista (PDT) fez com que o bloco, o primeiro a ser montado para a nova legislatura, fizesse jus ao nome. Professor Israel, como é carinhosamente chamado por seus alunos, disse ao jornalista Sionei Ricardo que é intenção do bloco dar mais importância à Cultura. A idéia, que tem apoio incondicional dos demais membros, é tirar a CULTURA de Sub-tema e passa-lá a tema na Comissão de Educação e Saúde, transformando-a em Comissão de Educação, Cultura e Saúde. Fica a nossa torcida para que a Cultura tenha mais importância nos debates dentro da Câmara Legislativa. Tal atitude vai fortalecer as Divisões de Cultura das Administrações Regionais, a criação de mais Casas de Cultura nas satélites e a criação, de fato e de forma palpável, de políticas públicas de cultura para crianças e jovens. O Bloco da Renovação Democrática Popular formado pelos deputados Claudio Abrantes (PPS), Israel Batista (PDT), Alírio Neto (PPS) e Joe Valle (PSB) já começou bem!
É Papo Firme!
Cultura em baixa
Neste final de semana aconteceria a 1ª Feira Nacional de Hip Hop e Cidadania com palestras, exposições e shows. A Associação Cultural Claudio Santoro, organizadora do evento, recebeu no início desta semana a notícia de que a emenda que garantia a realização da feira não seria liberada pelo GDF. Detalhe: o aviso da não liberação da emenda veio na semana do evento e o motivo ninguém sabe. Falta de respeito!
Rolla Pedra

Vamos doar sangue!
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está em nova campanha para doação de sangue. O doação pode ser agendada pelo telefone 160, opção 2. O serviço agiliza o atendimento. Conheça mais a FHB no site www.fhb.df.gov.br
Parque da Cidade
Cravado no coração de Brasília, o Parque da Cidade faz parte da história de muitas famílias no Distrito Federal. Nos anos 70 e 80, brincar no parque era programação obrigatória e praticamente a única para milhares de crianças. A tristeza é que nos dias de hoje o nosso eterno Parque da Cidade encontra-se desprestigiado pelo poder público. Faltam investimentos e carinho.
Parque Ecológico do Guará
Quem também está precisando de muita atenção do poder público é o Parque Ecológico Ezequias Henriger. É preciso que se defina a retirada dos invasores para que o parque seja realmente implantado. Além disso, é notório que o Park Shopping está a cada dia que passa dentro da área do Parque Ecológico do Guará. O último absurdo é que a cerca do parque foi retirada para que a área sirva de estacionamento para os clientes do shopping.
Juventude perdida? I
O que está acontecendo com a nossa juventude? Ausência da família? Ausência do Estado? Ausência de políticas públicas eficientes e que gerem oportunidades? Escola pública em estado de falência? É tudo isso e mais: o jovem aprendeu a substituir, de forma cega e quase “religiosa”, o “SER” pelo “TER”. É grave!
Juventude Perdida? II
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e o Laboratório da Análise de Violência divulgaram o Índice de Homicídios na Adolescência. O resultado é assustador! 2,67 adolescentes morrem por ano a cada grupo de 1.000 jovens em 266 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Armas de fogo são as principais causas das mortes e as drogas são o início de tudo. É uma verdadeira guerra! É bom que os governos do DF e Goiás se preocupem com o Entorno. É uma bomba relógio armada!
Dirigir aos 16 anos?
Cerca de 40 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil vítimas de acidentes automibilísticos. Além disso, centenas ficam com lesões irreversíveis. Os números assustadores transformam os acidentes de trânsito é um problema de saúde pública. Nem um pouco preocupado com as estatísticas, o deputado federal Silas Brasileiro (MG) resolveu contribuir para aumentar a preocupação das familias brasileiras. O deputado mineiro quer aprovar no Congresso Nacional um Projeto de Lei que autoriza jovens a partir dos 16 anos a dirigir. Será que o Brasil, onde a violência no trânisto apresentam números de guerra, estaria preparado? Gostaria de propor uma idéia ao deputado Silas "Brasileiro". Já sabemos que os jovens, aos 16 anos, podem votar e decidir o futuro de uma nação. O próprio deputado quer emancipar os jovens para que eles possam dirigir. Proponho ao nobre deputado que tire das gavetas do Congresso Nacional a Lei da Imputabilidade Penal aos 16 anos. Que tal? Entenda Imputabilidade Penal: Em Direito, chama-se de imputabilidade penal a capacidade que tem a pessoa que praticou certo ato, definido como crime, de entender o que está fazendo e de poder determinar se, de acordo com esse entendimento, será ou não legalmente punida.
ONG RODAS DA PAZ ARRECADA BICICLETAS PARA O NATAL DE CRIANÇAS CARENTES
Já imaginou se em vez de trenó o Papai Noel chegasse de bicicleta? A equipe da ONG Rodas da Paz vai ajudar o bom velhinho na tarefa de realizar o sonho das crianças que desejam uma bicicleta neste Natal. A Ong Rodas da Paz e o Grupo Coroas do Cerrado montarão Postos de coleta no Eixão Norte e Sul todos os domingos para recolher as bikes novas e usadas. Se preferir envie um email para doebicicleta@gmail.com com a data e horário para o recolhimento ou ou ligue para a Central de Atendimentos 24 horas do Projeto Rodas da Paz/ BSB Bike Radical no 3481-3060 para agendar sua doação. Um caminhão do Exército Brasileiro, parceiro do projeto, vai buscar sua doação. A ação é realizada para atender as cartinhas enviadas ao Papai Noel dos Correios e para doação para a comunidade das escolas rurais do Distrito Federal. Divulgue e participe!
Será que finalmente acabou a ditadura da Voz do Brasil?
O Senado Federal aprovou, ontem (01/12), o projeto de lei que flexibiliza o horário de transmissão do programa "A Voz do Brasil" por emissoras de rádio. Com a aprovação, a proposta segue para nova votação na Câmara dos Deputados. Atualmente, a legislação em vigor obriga as rádios comerciais do país a veicular o programa às 19h. As emissoras reclamavam do horário em que "A Voz do Brasil" vai ao ar, alegando que a atração - que divulga a atuação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em alcance nacional - prejudica os índices de audiência. Caso seja novamente aprovada pela Câmara, o projeto de lei permitirá que as emissoras transmitam o programa entre às 19h e 22h, mas deverão informar o horário alternativo às 19h. Apenas as rádios educativas deverão manter a atual faixa de horário da atração. O Blog Corrente Juventude gostaria de parabenizar o Congresso Nacional pela sensibilidade em discutir a "ditadura" imposta para a transmissão, em horário nobre, do programa "Voz do Brasil", e por um motivo simples: a maioria esmagadora dos ouvintes desligam seus rádios entre 19h e 20h. O horário ideal para a transmissão da "Voz do Brasil" seria entre 22h e 23h.
Assinar:
Postagens (Atom)