Estão abertas as inscrições para o ENADE

,
Começa nesta segunda-feira (18) o prazo para instituições de ensino superior inscreverem alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As inscrições vão até 19 de agosto. As provas serão aplicadas em 6 de novembro, em todo o país.

Serão avaliados neste ano alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Alunos de cursos de tecnólogo em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental também deverão fazer as provas.

De acordo com as previsões do Ministério da Educação, 1,2 milhão de estudantes serão inscritos este ano e cerca de 400 mil farão o exame. A prova, com duração de quatro horas, terá 30 questões de componente específico e dez de formação geral.

Segundo portarias publicadas no Diário Oficial da União, a prova de formação geral, comum a todos os cursos avaliados, terá dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Alguns dos temas da prova poderão ser: violência, vida urbana e rural, relações de trabalho, arte e cultura, entre outros.

Assim como a inscrição, a divulgação dos inscritos no Enade de 2011 deve ser feita pelas próprias instituições de ensino superior. A partir deste ano, no entanto, os estudantes indicados para prestar o exame devem verificar a situação da inscrição na página eletrônica do Inep http://www.inep.gov.br/, entre 22 e 31 de agosto. Caso encontrem algum erro, devem notificar a instituição de ensino até 31 de agosto.

Estão dispensados do Enade 2011 os estudantes dos cursos listados que colarem grau até o dia 31 de agosto deste ano ou que estiverem matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data do exame. Alunos ingressantes dos cursos também estão dispensados de fazer o exame a partir deste ano, segundo alteração feita pelo MEC nas regras do Enade em fevereiro deste ano. Quem estuda outro curso que não está relacionado na portaria do ministério não precisará fazer o Enade.

Estudantes inscritos no Enade terão de preencher o Questionário do Estudante entre 7 de outubro e 6 de novembro pela internet.











0 comentários:

Postar um comentário