Brasil lidera crimes virtuais

,

Brasil lidera crimes virtuais

Este ano já foram catalogadas cerca de oito mil páginas do site de relacionamentos Orkut com imagens de meninos e meninas em situações de exploração sexual

Representantes da CPI da Pedofilia no Senado, que investiga crimes sexuais contra crianças e adolescentes pela internet, afirmaram ontem (26) na abertura do 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que o Brasil é um dos países com maior número de casos de exploração sexual de crianças pela rede. Este ano já foram catalogadas cerca de oito mil páginas do site de relacionamentos Orkut com imagens de meninos e meninas em situações de exploração sexual. As páginas foram criadas por internautas de diversos países, mas a maioria é do Brasil. A primeira análise da quebra de sigilo do Orkut, realizada em abril deste ano, indicou que de 3.261 páginas com indícios de exploração por meio de fotografias, em 1.263 havia casos de crianças e adolescentes vítimas de abusadores. Desse total, 874 páginas foram criadas por brasileiros. Segundo a CPI, a Índia é o segundo país com maior número de autores com 126 registros de mensagens que exploram imagens de jovens.

Agilidade – De acordo com a regulamentação que faz parte de um termo de ajuste de condutas, que será assinado na CPI da Pedofilia no Senado no dia 16 de dezembro, as empresas de telefonia e os provedores de internet terão duas horas para quebrar o sigilo dos usuários da rede mundial de computadores quando houver denúncias de risco iminente de vida de crianças e adolescentes a partir de imagens, vídeos ou podcasts da web.

[O Globo (RJ), Fábio Vasconcelos; Correio Braziliense (DF), Érika Klingl – 27/11/2008]

0 comentários:

Postar um comentário