Crianças e adolescentes estão lendo menos no Brasil

,
Crianças e adolescentes estão lendo menos livros, segundo pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que a Fundação Pró-Livro publicou em parceria com o IBOPE Inteligência. De acordo a pesquisa, houve queda no índice de leitura em todas as faixas etárias de crianças e adolescentes. 

Entre 5 e 10 anos, a média registrada foi de 5,4 livros por criança. Em 2007, porém, a mesma marca era de 6,9 livros por leitores nessa faixa etária. Os pré-adolescentes de 11 a 13 anos passaram de 8,5 livros em 2007 para 6,9 livros em 2011. Já entre os adolescentes com 14 a 17 anos, a média também caiu de 6,6 livros para 5,9 livros. 

Especialistas e professores apontam as redes sociais, videogames, tablets, TV a Cabo e smartphones como os grandes responsáveis pela queda nos índices de leitura. E é fato! As crianças têm cada vez mais cedo acesso a tecnologia e informação resumida, ou seja, o famoso "bolo pronto".

A obrigação de ler o livro por exigência da escola é a maior motivação de crianças e jovens para a leitura, de acordo com a pesquisa. O índice neste item começa em 79% para crianças de 5 a 10 anos, e cai um pouco para 72% na faixa dos 11 a 13 anos, e para 70% dos 14 aos 17 anos. O índice de leitura por prazer, gosto ou necessidade espontânea vai de 40% a 47% entre as crianças e jovens ouvidos na pesquisa.

Outro dado que chamou a atenção na pesquisa é que, pela primeira vez, os professores ultrapassaram as mães no papel de responsáveis por despertar o interesse pela leitura. 

A pesquisa mostra ainda que a Bíblia é um gênero muito presente na leitura de crianças e jovens, com média de 24% nas faixas etárias dos mais novos e na dos mais velhos.

0 comentários:

Postar um comentário