Governo busca qualidade na educação

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Governo busca qualidade na educação
Um dos principais instrumentos de mudanças é a avaliação das escolas públicas, além do chamado Compromisso Todos pela Educação, que elabora ações para resolver os problemas das instituições de ensino
No Brasil, onde a qualidade na Educação é ainda muito questionada, faz-se agora um esforço para promover mudanças. A aposta do Governo Federal é no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que tem de honrar a qualidade de um dos seus compromissos básicos. Para isso, ano a ano, 150 mil escolas públicas do País vêm sendo avaliadas. No processo de busca da qualidade na educação, o Brasil tem ainda um longo caminho a percorrer. O Ministério da Educação (MEC) não esconde essa realidade ao prever que a meta da plena eficiência, como se dá hoje na Finlândia, na Coreia e na Irlanda, só será alcançada daqui a alguns anos. No caso do PDE, implantado há dois anos, os resultados são ainda tímidos, mas já estão aparecendo. O principal deles é a avaliação das escolas públicas. Segundo os relatórios do MEC, dos 367 municípios da região Centro-Oeste que tiveram suas redes de ensino público avaliadas em 2008, 212 registraram um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo da média nacional. Mas, há uma exceção: em Goiás, o número de redes municipais de ensino com Ideb acima da média é superior ao das redes com Ideb abaixo da média. Ainda visando melhorias na qualidade das escolas públicas, no Brasil, foi criada iniciativa chamada “Compromisso Todos Pela Educação”. A partir da adesão do gestor público a esse compromisso, são organizadas as visitas técnicas dos consultores, e avaliados os principais problemas enfrentados. O passo seguinte é a elaboração do chamado Plano de Ações Articuladas. As prioridades são apontadas pela própria rede de ensino, de acordo com a realidade educacional local.
[Diário da Manhã (GO), Reynaldo Rocha – 05/02/2009]

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