Coluna Ons e Offs - Lívio di Araújo

,
Jantinha II
Ontem noticiei sobre um jantar que aconteceria na casa do suplente Paulo Roriz (DEM) que reuniria alguns deputados distritais. Segundo fonte, o jantar contou com um quórum até pequeno (cerca de oito, apenas), mas teve a presença ilustre do secretário de Governo, Paulo Tadeu (PT). Na coluna de ontem eu disse também que o assunto “reeleição de Patrício à presidência da Câmara Legislativa” poderia ser o cardápio. Segundo fonte, não foi. Não, especificamente. A coluna apurou, ainda, que o jantar pode ter sido um pontapé inicial para a formação de um blocão extra-oficial, é claro. O que será que pretende o novo blocão?

Pimenta da digestão: Será que o novo blocão estaria se unindo para atuar em favor dos interesses do Executivo e fortalecimento da base do governo na Casa?

Pimenta da congestão: Será que o novo blocão estaria se unindo para fortalecer algum nome ainda em segredo para a presidência da CLDF?

Gentleman
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) aproveitou a boa onda do governo PT dos últimos dias e convidou alguns colegas distritais que enfrentam problemas com os partidos para estarem na base do governo para deixarem as legendas e se filiarem ao PT. Ofereceu abrigo para Cláudio Abrantes e Luzia de Paula, ambos do PPS, e para Professor Israel (PDT). “Será uma honra. Serão recebidos com tapete vermelho e festa”, completou Vigilante.

Bella pizza
E ontem a CPMI do Cachoeira resolveu convocar para depor a mulher do empresário de jogos, Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça. Bom, que o final será uma pizza enorme daquelas que o brasileiro conhece bem, não temos dúvida. Mas, pelo menos, essa CPMI valerá a pena: Andressa Mendonça é musa das musas e mesmo que não esclareça nada – como fizeram exatamente todos até agora – e negue tudo – como fizeram exatamente todos até agora –, terá feito todo o sentido acompanhar o depoimento da moça.


Meia palavra
O PPS está de olho na deputada distrital Celina Leão (PSD), que pode acabar indo para legenda que tenta sobreviver no DF e no país. Segundo fonte, Celina teria sido convidada a ingressar no partido podendo, inclusive, ficar com a presidência do PPS nas mãos. Talvez só não seja o melhor momento para a mudança. Afinal, a legenda de Roberto Freire está focada em se fortalecer no Brasil inteiro e não deverá abrir mão da candidatura de Raul Jungmann ao Buriti em 2014.

Ponto final
A emenda número 8, polêmica que só ela, de autoria do deputado distrital Raad Massouh (PLL) foi retirada do projeto 001 do deputado distrital Chico Vigilante (PT). Raad retirou a emenda que deve colocar um ponto final em especulações de que o texto pudesse beneficiar “xis” ou “ípsilon”. Para situar sobre o que exatamente estou falando, vamos voltar no tempo... O Projeto de Lei Complementar Nº01/2011 de Vigilante – que dispõe sobre o funcionamento de postos de abastecimento em estacionamento de supermercados, hipermercados, shopping centers e similares –, recebeu a emenda número 8 de Raad – que exige análise ambiental, do Iphan, além de atualização do valor do imóvel que foi comprado para se construir um supermercado e passará a ter um supermercado mais um posto de combustível.

Olha a zebra!
Servidores públicos de Rondônia empunhando bandeiras do PDT já entoavam o nome do jornalista Dalton Di Franco nesta semana, durante mobilização pela Transposição, que é a transferência de parte da folha de pagamento do Estado para a União. Dalton é pré-candidato do partido à prefeitura da capital e promete ser a zebra nestas eleições. As palavras de ordem dos servidores antecedem a chegada à Brasília nos próximos dias do pré-candidato para se reunir com Manoel Dias e Carlos Lupi, caciques do PDT. Franco será ciceroneado na capital federal pelo líder do PDT no Senado, Acir Gurgacz.

Torre de Babel
Que os políticos do mesmo partido não falam a mesma língua, é fato. Mas que políticos de um governo não usem a mesma linguagem, aí já é demais, né? Mas é o que aconteceu. E o pobre do deputado distrital Wasny (PT) acabou no constrangimento. Como líder do Governo na Câmara Legislativa, coube a ele articular junto ao GDF a concessão de férias de 20 dias a cada seis meses para os servidores da saúde que estejam sob risco permanente de contaminação por doenças. De autoria da oposicionista Liliane Roriz (PSD), a proposta impede que esse benefício possa ser revertido em dinheiro. Wasny gostou e levou a proposta para o Executivo.

Torre de Babel II
O líder do governo então, retorna ao Legislativo, com a boa nova: depois de levar a proposta ao secretário de Saúde, Rafael Barbosa, Wasny deu sua palavra na CLDF que em 90 dias os servidores teriam uma resposta definitiva. Animou todo mundo. Ele próprio (apoiador da proposta), Liliane, governistas e, claro, a categoria. Eis que, na noite de ontem, o próprio Rafael Barbosa se antecipou ao líder governista ao afirmar ser contrário ao projeto. Ele sustenta que a iniciativa traria mais problemas que benefícios para a saúde – como a carência de servidores na rede.

*A coluna Ons e Offs é publicada no Jornal Alo Brasília

0 comentários:

Postar um comentário