Dia Mundial do Doador de Sangue: taxas de doação ainda são baixas

,

Nesta quinta-feira, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue e o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da doação regular, segura e altruísta. Além disso, a data foi instituída para reconhecer os milhões de voluntários em todo o mundo que ajudam a salvar vidas.

 Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 90 milhões de doações são realizadas por ano no mundo inteiro e a maior parte é coletada em países denominados ricos. Nos países de baixa renda, onde se concentram 82% da população, as taxas de doação de sangue são ainda muito baixas. Outro problema é que nesses países mais de 40% das doações efetuadas por novos doadores provem ainda de doações pagas ou familiares de pacientes que o fazem como reposição.

 No Brasil, somente 1,9% da população doa sangue regularmente. Por isso, é importante, diante de números tão exatos, que o poder público faça a sua parte investindo na modernização e na criação de novos Hemocentros para que o país possa, em um futuro bem próximo, cobrir 100% de sua demanda. Outro fator muito determinante é investir em  campanhas de conscientização voltadas exclusivamente para o público jovem. Jovens entre 16 e 29 anos estão atuando intensamente nas redes sociais e precisam ser estimulados para solidariedade e cidadania.

 Vale lembrar que os Hemocentros de várias cidades brasileiras estão pedindo socorro! A falta de sangue compromete os atendimentos de urgência e emergência e nas cirurgias, inclusive as de transplantes. Doar Sangue é Doar Vida e Amor!

0 comentários:

Postar um comentário