DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

,
Nesta terça-feira, 12 de junho, é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência das Nações Unidas, para promover o respeito ao direito de todas as crianças de serem protegidas da exploração trabalhista e outras violações de seus direitos humanos fundamentais.

Estudos da OIT revelam que atualmente cerca de 215 milhões de crianças são vitimas do trabalho infantil, sendo que metade deles trabalham em condições de exploração.

A Organização da ONU para a Agricultura e Alimentação, FAO, alertou para o risco de não ser cumprido o objetivo de eliminação das piores formas de trabalho infantil no mundo até 2016 e pede mais esforço das nações para combater a exploração. Em 2006 governos, trabalhadores e empregados concordaram em eliminar o trabalho infantil incluindo as formas perigosas até 2016.

Mais de 130 mil rapazes e meninas, entre 05 e 17 anos, estão envolvidos na agricultura, criação de gado, pescas e florestas. O envolvimento infantil na agricultura é um abuso aos direitos humanos e um obstáculo para o desenvolvimento tanto do setor como da segurança alimentar.

Fonte: Rádio ONU

0 comentários:

Postar um comentário