O fim do 13º salário?

,
Nos últimos dias, a Internet foi inundada com mensagens sobre um suposto fim do 13º salário e de outros benefícios trabalhistas. A título de curiosidade, já que eu nunca havia lido nada sobre o assunto, encaminhei um pedido de esclarecimento sobre o tema ao Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados (CEDI). Segundo o CEDI, atualmente não existe nenhum projeto que proponha a extinção do 13º salário, bem como de outros benefícios. Existe, tramitando no momento, o Projeto de Lei 1987/2007 que propõe uma nova consolidação das normas referente ao Direito Trabalhista, trazendo para a CLT toda a regulamentação do assunto. Ainda segundo o CEDI, o 13º salário é uma garantia constitucional e, portanto, não passível de modificação por Projeto de Lei, já que a Constituição Federal só pode ser alterada por meio de proposta de emenda à Constituição. Outros projetos que tramitaram na Câmara sobre o assunto e que, de certa forma, causaram alguma polêmica já foram arquivados. Como dica para uma boa leitura sobre o tema, sugiro o artigo "CLT: O que pode e o que não pode ser negociado" de autoria do Professor José Pastore, que foi publicado no dia 12/02/2002, no jornal O Estado de São Paulo, e pode ser encontrado no site http://www.josepastore.com.br/ (Artigos/Relações de Trabalho)

8 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante a nota. Realmente foi uma chateação receber tantos e-mails sobre o fim do 13º salário.

Joselito Passos
Lago Sul

Anônimo disse...

É SEMPRE NECESSÁRIO CHECAR AS INFORMÇÕES QUE NOS CHEGAM. AS PESSOAS SIMPLESMENTE PASSAM ADIANTE SEM VERIFICAR A VERACIDADE....

Tatá disse...

Repassei esse e-mail sem ler, quando li, e vi que não tinha dados resolvi pesquisar, não achei esse projeto de lei e tive que passar outro e-mail explicando que as coisas não eram bem assim, por que tem gente que perde tempo criando essas coisas?

Junior disse...

obrigado pela informaçao ja estava assustado com esso boato

Anônimo disse...

o 13 salario do povo vai acabar e dos politicos tambem vai ou e so dos pobres que ficam o ano todo esperando por ele para ajudar os mesmo e ai como vai ficar

Farley Rúbio disse...

Parabéns por desmascarar de forma tão clara e objetiva esse boato. Já é sabido que trata-se de mais uma "corrente" de internet. Vi que o sr. é um bom jornalista pois foi a fundo verificar a veracidade da informação, de forma científica. Sou estudante do 8º período de Direito da Universidade Estadual de Montes CLaros, e confesso que fiquei preocupado com um e-mail que recebi hoje sobre o sim do 13º salário. Porém, resolvi pesquisar e descobri, em sites sérios como este, que é boato.
Abraoços, Farley Rúbio

Rinaud disse...

Valeu pela informação, pois já estava ficando preocupado....

Anônimo disse...

existe sim amigo! pesquise que há.

Postar um comentário