30 ANOS DO GRUPO GALPÃO

,
A partir do dia 19 de maio, o Galpão abre a comemoração de seus 30 anos de trajetória com três apresentações do espetáculo “Romeu e Julieta”, em Londres. “A decisão de remontar, passados nove anos das últimas apresentações, foi tomada a partir do convite do “Shakespeare’s Globe” para participar do projeto “Globe to Globe”, explica o ator Eduardo Moreira. O Festival reúne 37 peças do bardo inglês, de diferentes nacionalidades, durante as Olimpíadas Culturais de Londres. “Romeu e Julieta” do Galpão vai representar a língua portuguesa na capital britânica, além do mais conhecido texto do mais conhecido homem de teatro da história.

Passadas as apresentações londrinas, o grupo volta ao Brasil com uma turnê comemorativa que percorrerá, a início, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Em cada cidade será realizada uma mostra de quatro espetáculos de um repertório especial (duas montagens concebidas para rua e duas para palco). Serão apresentados: “Till, a saga de um herói torto”, “Tio Vânia (aos que vierem depois de nós)”, “Eclipse” e, celebrando sua história, além de prestar uma merecidíssima homenagem ao seu público, a remontagem comemorativa de “Romeu e Julieta”.

Em BH as festividades começam no dia 9 de junho, sábado, com a encenação de “Romeu e Julieta”, no mesmo local onde o espetáculo fez sua estreia belorizontina 20 anos atrás: a Praça do Papa. A temporada na capital mineira segue até o 1º de julho. Em São Paulo, a temporada de 30 anos do Galpão, acontece em julho e agosto e, no Rio de Janeiro, nos meses de outubro e novembro.

Além da apresentações da turnê comemorativa, o Grupo aproveita o aniversário para seguir com outros projetos. No ano que vem, o Galpão estreia novo espetáculo. Já está confirmada a montagem do texto “Os gigantes da montanha”, do autor italiano Luigi Pirandello, que terá direção de Gabriel Villela. Os primeiros ensaios começam em novembro deste ano. O Grupo prepara também dois novos projetos audiovisuais, ambos com conclusão prevista para 2012: seis curtas, protagonizados pelo elenco do Galpão e idealizados pela atriz Inês Peixoto, fecham o projeto “Viagem à Tchékhov”, adaptando contos do dramaturgo russo para o cinema; com nome provisório de “Bastidores” um documentário, também idealizado e dirigido por Inês, registra a turnê do espetáculo “Till, a saga de um herói torto” pelo Chile, além dos ensaios e da transposição do espetáculo para língua espanhola.

Não se chega às três décadas de trajetória sem pensar na memória. Por isso o Galpão traz ao público, em 2012, novos registros de seus processos e espetáculos marcantes. Três DVDs serão lançados com filmagens dos espetáculos “Till, a saga de um herói torto”, “Pequenos Milagres” e “Um Molière Imaginário”, que conterão o espetáculo na íntegra e extras com curtas documentais sobre turnês e apresentações dos mesmos. A coleção “Diários de Montagem”, que revela em bastidores e detalhes do trabalho do Grupo, há bastante tempo esgotada, será finalmente reeditada e terá 4 novos volumes inéditos.

Também pensando em sua memória o Galpão, em parceria com o CPMT, o Galpão Cine Horto e a UFMG , inaugura uma nova etapa no projeto que resgata e restaura figurinos de seus espetáculos. “A Rua da Amargura”, “O Inspetor Geral” e “Partido” terão todo o conjunto de figurinos reformados em um processo que será aberto aos espectadores.

Toda essa programação foi pensada para comemorar, junto com seu público, os 30 anos do Grupo Galpão. 30 anos de trabalho, e de amor por esse trabalho. 30 anos de Teatro. 30 anos de Teatro e Vida.


“ROMEU E JULIETA”

Londres
19/05 – 1 apresentação
20/05 – 2 apresentações
Local: Globe Theatre (Londres / Inglaterra)


TURNÊ 30 ANOS - apresentações em BH, SP e RJ

Saiba mais no site www.grupogalpao.com.br

0 comentários:

Postar um comentário