CULT 22: 20 ANOS DE HISTÓRIA IGNORADOS

,
No ano em que a cidade se mobiliza com o movimento Brasília Capital do Rock, mais uma má notícia para a cultura da cidade. O programa de rádio Cult 22, no ar há mais de 20 anos, do qual tive o prazer de ser colaboradora durante mais de três, chega ao fim.

O fim teve seu começo após a mudança de direção da Rádio Cultura FM, no início do ano passado. Os apresentadores do programa, assim como seus colaboradores, não puderam mais apresentar o programa ao vivo nas noites de sexta-feira. Tudo porque, segundo a direção, não são funcionários da rádio e teriam que esperar um novo concurso da Secretaria de Cultura. Um absurdo!

O programa foi criado pelos jornalistas Carlos Marcelo e Marcos Pinheiro em 1991 e foi o responsável por lançar grandes nomes do rock brasiliense nos anos 90 e 2000. Assim, a Rádio Cultura se diferenciava pelo fato de ser a única rádio a dar oportunidade para as bandas e artistas locais. Muita gente alega ter recebido verdadeiras aulas de rock semanais. Muitas bandas ficaram conhecidas do grande público após terem suas músicas lançadas no programa.

É muito triste que a Secretaria de Cultura simplesmente ignore e assassine uma parte valiosa da cultura de Brasília. Tenho certeza que a nova diretora da Rádio Cultura, importada da Bahia por indicação do secretário de governo e amigo Paulo Tadeu, se quisesse poderia muito bem manter o programa do jeito que estava há mais de duas décadas. Ao invés disso, terá como marca de sua gestão o fim de um programa essencial para os novos talentos do rock de Brasília. Encontramos hoje uma rádio que perdeu identidade com o ouvinte, que apresenta uma programação engessada e pouco interessante.

Segundo os apresentadores Marcos Pinheiro e Abelardo Mendes Júnior, existe a vontade de levar o programa para outra emissora ou até mesmo para a internet. Espero realmente que isso aconteça em breve. Nós, fãs, músicos e aficionados por rock, não podemos deixar essa parte valiosa da nossa cultura acabar assim.

Enquanto isso, o Cult 22 Rock Bar resite bravamente como a trincheira do rock de Brasília. Esperamos continuar levantando a bandeira, custe o que custar.

Texto extraido do Blog Rock Brasília. www.rockbrasilia.com.br

Opiniao do Editor
Lamento profundamento a falta de sensibilidade e de respeito a história do Cult 22. A saída do Cult 22 da Rádio Cultura FM 22 é como se estivessem tirando de Brasília o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. O programa criado pelos jornalista Marcos Pinheiro e Carlos Marcelo é um patrimônio cultural do Distrito Federal. Muitas bandas de rock do DF e do Entorno só souberam o que é a oportunidade de terem seus trabalhos divulgados atráves do Cult 22. O tempo passa e a Cultura FM continua sofrendo com a falta de respeito e critérios por parte dos gestores públicos. Fica aqui o meu profundo descontentamento e tristeza com a Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal. Não souberam acreditar e respeitar nos 20 anos de história do Cult 22.

0 comentários:

Postar um comentário