Dia 03 de Maio é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

,
Hoje é Dia Mundial da Liberdade da Imprensa. É uma ótima data para refletir sobre os rumos que a imprensa brasileira está tomando nos últimos anos. É bem sugestivo principalmente para o momento politico que o Brasil está vivendo atualmente. Só existe democracia livre quando a imprensa é livre e tem compromisso com a VERDADE. A liberdade de imprensa é tão importante como defender a própria humanidade, em seu direito de usar a palavra, de manifestar sua opinião, de esclarecer, debater e procurar insistentemente a VERDADE, apesar de não existirem verdades perfeitas e acabadas. O povo brasileiro espera muita do nosso compromisso com a verdade e que saibamos usar a nossa liberdade para fazer o bem.

A Liberdade de ImprensaA censura e a liberdade de imprensa hão-de continuar sempre a sua luta. O poderoso exige e exerce a censura; o homem sem poderes reclama a liberdade de imprensa. O primeiro quer ser obedecido, em vez de ser limitado nos seus planos ou na sua actividade por uma contradição insolente. O segundo quer dar voz às razões que lhe legitimam a desobediência. Por toda a parte se encontrará uma tal oposição. 
Notar-se-à contudo também que, à sua maneira, o mais fraco, o que sofre a dominação, procura igualmente limitar a liberdade de imprensa, nomeadamente quando conspira e procura não ser traído. 
Ninguém clama tanto por liberdade de imprensa como aquele que a quer perverter. 

Johann Wolfgang von Goethe

0 comentários:

Postar um comentário