PROJETO QUADRILÁTERO CRULS

,
O Projeto Quadrilátero Cruls, a ser realizado de 25 a 27 de maio de 2012, na Praça Santos Dumont em Sobradinho, tem uma proposta singular, resgatar as origens do Distrito Federal. Além de recuperar o esquecido e importante contexto histórico da Missão Cruls, busca divulgar o que Brasília tem de melhor, sua vocação para a cultura.
A Capital Federal inaugurada em 1960, hoje impressiona pela majestosa arquitetura e seu plano urbanístico, mas poucos atentam para um detalhe quase esquecido: a história de nossa descoberta pela Missão Cruls. A comissão exploradora do Planalto Central do Brasil, constituída em 1892, tinha como diretriz única, a obrigação de encontrar um local para a instalação da nova capital do País.
Esta expedição composta por 22 (vinte e dois) membros e liderada pelo astrônomo Luiz Cruls, demarcou o quadrilátero do DF, e ao definir nossos limites, instituiu a cidade de Planaltina como pedra fundamental da futura capital. Segundo relatos, os pesquisadores atentaram para uma característica marcante, cada família da região tinha um artista.
Partindo desse princípio, o Projeto Quadrilátero Cruls, que, aliás, é também o primeiro nome do Distrito Federal, batizado pela Missão Cruls, promove um pioneirismo cultural apostando no talento e valorizando os artistas Brasilienses.
No palco, atrações como Soatá com a potente voz de Ellen Oléria, Darshan, Ligação Direta, Reco do Bandolim & Choro Livre, Batalá, revelações como Wile Ortros & Os Cães,  e a volta da célebre Nata Violeta, além de outros, garantem o foco na cena cultural musical do Distrito Federal e Entorno em diversos estilos: Rock,  Lírico, Chorinho, Samba, Viola Caipira MPB  e etc.
 Além da música, o Quadrilátero Cruls no papel de um grande festival democrático e lúdico, promoverá durante todo o dia atrações circenses, teatrais e dança, além de apoiar, fomentar e educar.



0 comentários:

Postar um comentário