Eike Batista: o novo "Engenheiro do Brasil" ou novo "Mister M"? Um homem a ser estudado pelas novas gerações.

,
A revista britânica The Economist publicou uma matéria narrando a trajetória do bilionário brasileiro Eike Batista. A publicação fala sobre a atuação das empresas do grupo EBX e a fórmula multiplicadora de recursos da companhia de Eike. Na reportagem "O Vendedor do Brasil", a revista coloca em cheque a capacidade de Eike alcançar os resultados prometidos.


Realmente é surpreendente o sucesso repentino dos negócios de Eike, que está entre os homens mais ricos do planeta. O cara é tão forte que emplacou um ex-diretor-presidente de uma de suas empresas como diretor-executivo da Vale. Vale lembrar que o seu pai, Eliezer Batista, foi praticamente um dos fundadores da Companhia Vale do Rio Doce.


Eike Batista é, na minha opinião, um especulador que em um período de uns 10 anos começou a ter informações privilegiadas. É fato! Eike é, dada as devidas proporções, um George Soros. Segundo a Revista Time, Eike já é um dos homens mais influentes do mundo. A sua empresa OGX já é a quinta maior produtora de petróleo do Brasil. É dele o célebre comentário "tenho alguma coisa com a natureza. Onde eu furo eu acho". Dizem, ainda, que ele é proprietário de uma grandiosa área em Ilha Grande, no Estado do Rio de Janeiro. Mas lá não é uma Reserva Ecológica?

Mas como não admitir que o botafoguense Eike Batista é um homem inteligente e que a prosperidade anda de mãos dadas com ele? Sua rápida ascensão assustou o mundo dos negócios. Eike Batista é um homem a ser estudado pelas novas gerações. Atualmente, seu "calcanhar de Aquiles" é seu filho Thor. O "Deus do Trovão" tem alguma coisa com os carros. Quando ele entra em um é problema certo.

No entanto, não vou negar: sou fã da história do Sr. Eliezer Batista, pai do Eike. Um poliglota autodidata, pensador, estrategista e um desbravador do Brasil. Eliezer foi um visionário que soube aproveitar as oportunidades. É o que Eike Batista faz hoje com o modus operandi diferente. Eu sempre recomendo para os jovens e amigos o documentário "Eliezer Batista - O Engenheiro do Brasil".

Seria, então, o Eike Batista o novo "Engenheiro do Brasil" ou novo "Mister M"? O tempo será o senhor da verdade!

0 comentários:

Postar um comentário