IBGE: cresce n° de crianças cursando série adequada

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Quarta, 24 de setembro de 2008
IBGE: cresce n° de crianças cursando série adequada
A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Síntese dos Indicadores Sociais 2008, aponta que o número de crianças do ensino fundamental que cursam a série recomendada para sua idade teve um crescimento importante nos últimos 10 anos. Em 1997, pouco mais de 43% dos alunos apresentavam idade superior à adequada para o seu nível. Os números de 2007 mostram que este percentual caiu para 27,5%.
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Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) - principal indicador utilizado na Síntese na área de educação - entre as regiões que têm a maior porcentagem de crianças que não freqüentam o nível apropriado em 2007 estão a Norte e a Nordeste, com 35,4% e 38,8%, respectivamente. Estes números mostram que estas regiões ainda estão carentes de programas que favoreçam a inserção da criança na escola e combatam a repetência.
Os números apresentados em 2007 pelo Norte e Nordeste, apesar de apresentarem um avanço considerável desde a última pesquisa, ainda são maiores do que as alcançadas pelos estados do Sul e Sudeste já há 10 anos.
As regiões Sul e Sudeste, com as melhores porcentagens na última pesquisa, têm 16% das crianças fora dos padrões escolares. O índice da região Centro-Oeste é de 24,4%.
Ensino médioA situação educacional da faixa etária dos 15 aos 17 anos também melhorou na última década. Apesar de que apenas 48% dos adolescentes cursarem a série adequada do ensino médio em 2007, o crescimento em relação ao ano de 1997 foi de 80%. Nesse ano, apenas 26% estavam no nível recomendado.
A região com os melhores resultados é a Sudeste, com índice de 58,8%. E é nesta região que está o estado que se destaca: São Paulo, com 66,7%. A região Sul, está em segundo lugar com 55%, seguida da região Centro-Oeste com 49,6%, Norte com 36% e Nordeste, com as menores taxas, 36% dos adolescentes na série correta do ensino médio.
Segundo o IBGE, os números tão promissores de São Paulo, provavelmente, se devem aos programas de progressão continuada implementados em 1990, que estariam apresentando resultados em 2007.
Se analisadas as diferenças na adequação idade/nível por gênero, as mulheres levam vantagem; cerca de 53,8% estão no nível recomendado na escola contra 42,5% dos homens.
Esta porcentagem vista a partir do rendimento familiar dos adolescentes apresenta uma diferença muito desfavorável para os adolescentes que pertencem à faixa dos 20% mais pobres. Apenas 28% deles têm acesso ao ensino médio em contraste com a taxa de 77% dos jovens mais abastados.
Neste quesito, sem dúvida, houve um importante crescimento, já que em 1997 somente 6,1% dos adolescentes das camadas mais desfavorecidas cursavam o ensino médio.


Texto retirado de : http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI3205053-EI8266,00-IBGE+cresce+n+de+criancas+cursando+serie+adequada.html

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